Como traçar a rota e calcular pedágios entre cidades

Poucas coisas na vida trazem tanto prazer e alegria quanto viajar. Levar a família para um lugar de recreação, ou uma pessoa querida para um destino romântico, ou ainda conhecer o lugar dos sonhos, tudo isso é maravilhoso. Contudo, um bom planejamento é indispensável para não deixar amargo o gosto do passeio. Entre as principais providências está o controle do orçamento, mas muita gente esquece de incluir na conta os gastos com pedágio.

Tecnologia
7 meses atrás
Como traçar a rota e calcular pedágios entre cidades
Mark Hillary / Flickr

Traçar rota – Como chegar

Pequenos detalhes podem ser cruciais para evitar desgaste nas viagens, um deles é o planejamento do orçamento. Mas muitas pessoas acabam esquecendo – ou não sabem como fazê-lo – de calcular o gasto que terá com pedágio. Mas é bastante simples saber qual será o seu custo.

Diversos aplicativos estão disponíveis gratuitamente para celulares Android e iOs, entre os principais apps para traçar rotos está o Waze e o Google Maps, os downloads são gratuitos e os programas são bem fáceis de usar.

Uma das formas mais práticas é através do site SEM PARAR, cuja plataforma oferece a possibilidade de saber a quantidade de pedágios e o preço de cada um. Além disso, ainda pode fazer uma estimativa de quanto de combustível será necessário para chegar ao destino.

Calcular o valor do pedágio até o seu destino

Uma vez no site, selecione a opção “Trace sua rota”. Em seguida, insira todas as informações solicitadas, quais sejam: Estado e Cidade de origem (de onde vai iniciar a viagem) e em logo depois o destino desejado.

Abaixo estarão os campos “Combustível” e “Consumo”, que ajudarão a ter uma estimativa de quanto será gasto no percurso informado. Depois, o “Tipo de rota” que conta com duas opções: rota mais rápida e rota mais curta. Por fim, o tipo de veículo que será utilizado. Tudo preenchido, basta clicar em “Calcular rota”.

Além dessa forma de calcular o pedágio, é possível fazer exatamente o mesmo cálculo com o uso de alguns aplicativos específicos para isso. A própria SEM PARAR oferece um aplicativo para isso, mas existem outros como: WikiRota, Qualp, Veloe e Concer. Esses aplicativos contam com a mesma lógica acima descrita.

Como evitar pedágios utilizando o Waze

Outra possibilidade, mas também exige planejamento, é “fugir” das rotas com pedágios. O Waze conta com uma ferramenta que pode ajudar com isso. Nas suas “Configurações” > “Navegação” > tem a opção “Evitar vias com pedágios”, que quando acionada calculará as rotas evitando os pedágios.

Contudo, isso nem sempre é um bom negócio. O aplicativo tem como regra a matemática, e vai procurar a rota mais curta ou mais rápida em função da regra que lhe foi dada (evitar pedágios) e nem sempre traçará um caminho por locais seguros. Às vezes gastar um pouco mais pode trazer uma segurança indispensável. Sem dizer que nas BR’s que cobram – às vezes um valor alto – pelo pedágio também presta socorro em caso de necessidade.

O aplicativo ainda conta com as opções “Evitar vias expressas” e “Permitir estradas de terra”.

Dica importante: deixe o dinheiro de cada pedágio separado

Uma dica que pode agilizar a passagem pelos pedágios é ter dinheiro trocado, melhor ainda se o dinheiro estiver separado no valor exato para cada um. Mas ainda que isso não seja viável, pelo menos tenha uma certa quantidade de moedas à disposição, poderá evitar alguns dessabores.

Melhor do que tudo isso é instalar o aparelho do SEM PARAR que permite ao motorista passar direto pelo pedágio sem ser parado para a cobrança, a qual acontecerá na fatura do cartão de crédito. Com esses sistema pode-se economizar bastante tempo, especialmente em temporadas quando o trânsito é mais difícil. Dependendo do trajeto e da época é possível economizar mais de uma hora com a cobrança automática.

Multa por evasão de pedágio

A atenção com os pedágios é válida também para que você não acabe levando um susto e acabe querendo recorrer das multas, “furar o pedágio” é motivo para que você receba multas por evasão de pedágio, a infração é considerada grave pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Por isso, o condutor que for pego terá que pagar um valor alto, além de ter pontos acrescentados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Web Rotas – São Paulo

Os motoristas que pretendem viajar para aproveitar as férias e o Verão podem contar com o auxílio do Web Rotas. O aplicativo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) permite traçar uma rota entre as cidades desejadas, ver a quilometragem correspondente e o tempo estimado de viagem.

Para acessar o recurso, o usuário deve entrar no site do DER e clicar no ícone Web Rotas, localizado à esquerda do monitor. Em seguida, um mapa do Estado de São Paulo irá exibir todas as rodovias estaduais. O próprio sistema traça o melhor caminho até o destino desejado.

O aplicativo indica acessos, quilometragem de cada estrada acessada durante a viagem e a localização dos pedágios. O motorista também pode obter informações como a situação da pista (simples ou duplicada) ou as cidades que ela corta.

Uma boa revisão no carro será bem vinda

Algo bastante importante mas que muitas pessoas negligenciam é uma boa revisão no carro antes de sair pra viajar. Em estradas e longas distâncias o veículo é exposto situações muitas vezes extremas, muito mais exigentes que as do dia-a-dia, e é nesse momento que pode acontecer algum problema, às vezes até um acidente.

Então, tire um momento antes da viagem para levar o carro a um mecânico de confiança para fazer um check-up. Não sai caro e pode evitar muitos transtornos, e em alguns casos até salvar vidas. Os principais pontos são: mecânica, pneus e elétrica geral do veículo.

Outro gasto “inesperado”

Há mais um gasto “inesperado” para quem não se programa adequadamente: as paradas para “esticar as pernas”. Quando se está com crianças especialmente é difícil parar em algum lugar e não comprar algo para comer ou uma lembrancinha, enfim, sair sem gastar será difícil.

Por isso, ao planejar o percurso a ser realizado é importante pesquisar qual seria o melhor lugar para fazer uma parada. Claro que isso se aplica apenas a viagens longas, com mais de 2 ou 3 horas de duração.

Tirar proveito da tecnologia

Antigamente as viagens eram desenhadas sobre mapas impressos. Hoje em dia a tecnologia deixou a tarefa muito mais fácil, prática e rápida. Vamos levar em consideração as orientações acima e tirar todo proveito possível da tecnologia que está à nossa disposição.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?