Dicas para economizar e até faturar com o seu carro no dia a dia

Andar de carro é uma delícia, ainda mais quando enfrentamos aquela estradona nas férias rumo ao interior, curtindo a paisagem e aproveitando a brisa fresca, nessas horas nem lembramos do preço da gasolina, porém o dia a dia pede cautela e devemos seguir algumas regras para que a rotina do carro não seja cara.

Novidades
4 meses atrás
Dicas para economizar e até faturar com o seu carro no dia a dia
Rovena Rosa/Agência Brasil

Caronas

Como muitas pessoas viajam neste período, compartilhar carona pode ser uma alternativa. Por exemplo, uma pessoa que faz uma viagem ida-e-volta entre São Paulo e Rio de Janeiro uma vez por mês e oferece carona no aplicativo BlaBlaCar irá economizar cerca de R$3.500 no ano, outra boa opção de app para compartilhar viagens é o Waze Carpool, o aplicativo de caronas com base no Waze, o GPS grátis do Google que está entre os melhores apps para motoristas. Além disso, um levantamento feito pela BlaBlaCar – maior aplicativo de caronas compartilhadas do mundo – demonstrou que 76% das pessoas que utilizam a plataforma usam o dinheiro economizado para pagar suas contas ao voltar de viagem.

Combustível

Para aqueles que realmente precisam do carro, buscar por combustíveis alternativos pode ser uma opção. É o exemplo do uso do kit gás, que pode ser instalado em qualquer carro e, embora o investimento inicial seja um pouco alto, durante o uso você poderá economizar tanto na manutenção do carro – por ser um combustível mais puro, o sistema de injeção fica mais limpo e a vida útil do óleo é prolongada – quanto no gasto no abastecimento., De acordo com a Abegás, o gás natural pode ser de 50% a 56% mais econômico do que a gasolina e o álcool.

Controle de finanças

Outro meio de conseguir economizar e realizar o pagamento do IPVA fazendo o controle de gastos, por meio de planilhas e registros de despesas. Cada pessoa pode se habituar à um método e existem aplicativos para o monitoramento, além de blocos de nota ou até mesmo cadernetas para resumir os gastos e definir quais são as prioridades orçamentárias.

A Secretária da Fazenda anunciou que a cobrança começará ser feita a partir do dia 9 de janeiro e já disponibilizou o valor que será taxado para cada contribuinte. Para checar é necessário entrar no site da receita e utilizar o número do Renavam. O pagamento pode ser feito nos guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet, débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Venda seu tempo

Aplicativos como o Uber o e 99Pop permitem que você dirija para outras pessoas em toca de uma boa grana, vale a pena tentar para descolar um rendimento extra no final do mês, mas só vale para quem tem a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que deve ser definitiva e pode estar na CNH Digital.

Fique atento as datas de IPVA e DPVAT

Com a chegada do prazo da primeira parcela do IPVA e o pagamento do DPVAT, o motorista precisa ficar atento para se organizar e até poupar dinheiro Para muitos brasileiros, a chegada do novo ano não é sinônimo só de férias, mas também do aumento de despesas. Além dos gastos com compras e até material escolar, em alguns casos, essa também é a época em que vence a primeira parcela e o pagamento completo com desconto do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Cuidado com as multas

Pode parecer bobagem, mas o gasto de muita gente está ligado a distração com as multas, principalmente com coisas simples, como radares em rodovias e esquecer de pagar a zona azul que está presente em muitas cidades brasileiras, vale a pena sempre ficar atento e evitar esse gasto desnecessário, além da pontuação da carteira manter-se em ordem.

Faça sempre uma boa revisão

Saber como está o catalisador, a nível de óleo, a situação dos freios e trocar o pneu careca são alguns dos ítens básicos de toda revisão automotiva, além disso vários outros pontos devem ser checados, em primeiro lugar pela segurança dos ocupantes do veículo e além disso, muitas trocas feitas no tempo certo evitam problemas maiores, o que faz com que você economize dinheiro no longo prazo.

Transporte público

As vezes vale a pena deixar de preguiça, o transporte público também é uma opção para algumas pessoas com destinos curtos. Além de trem, metrô e ônibus, ainda temos aplicativos de bicicleta ou patinetes, que podem garantir sua chegada no destino de forma mais rápida e econômica.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?