Conheça o novo radar de velocidade que consegue multar a 100 metros de distância

A nova tecnologia de radares Doppler no Brasil detecta veículos acima do limite de velocidade e outras infrações a até 100 metros. Esses radares, operando em 24 estados e homologados pelo Inmetro, não exigem instalação no asfalto, evitando obstruções. Em São Paulo, sete radares estão ativos. A expectativa é de redução nas infrações de trânsito e maior segurança viária, incentivando um comportamento mais responsável dos motoristas.
Publicado em Notícias dia 25/05/2024 por Alan Corrêa

A nova tecnologia de radares Doppler já está em operação no Brasil, trazendo mudanças significativas na fiscalização do trânsito. Esses radares podem detectar veículos acima do limite de velocidade a uma distância de até 100 metros. O equipamento emite ondas eletromagnéticas contínuas que, ao serem refletidas pelos veículos, mudam de frequência, permitindo calcular a velocidade com precisão.

Além de monitorar a velocidade, os radares Doppler também são capazes de identificar outras infrações de trânsito. Entre elas estão o uso de celular ao volante, passar no sinal vermelho, fazer conversão proibida, trafegar na contramão e parar sobre a faixa de pedestres. Essa versatilidade aumenta a eficácia da fiscalização.

Uma das vantagens dos radares Doppler é que não necessitam de instalação de itens físicos no asfalto. Isso evita a obstrução das vias durante a implantação e manutenção dos equipamentos. Atualmente, esses radares estão em operação em 24 estados do Brasil, monitorando cerca de 1.700 faixas com 730 dispositivos em uso.

A nova tecnologia de radares Doppler no Brasil detecta veículos acima do limite de velocidade e outras infrações a até 100 metros. O equipamento emite ondas eletromagnéticas contínuas que mudam de frequência.
A nova tecnologia de radares Doppler no Brasil detecta veículos acima do limite de velocidade e outras infrações a até 100 metros. O equipamento emite ondas eletromagnéticas contínuas que mudam de frequência.

Em São Paulo, sete desses radares já estão ativos. Nas rodovias paulistas, os dispositivos estão presentes em importantes vias, como a Washington Luís (SP-310) e Luiz de Queiroz (SP-304). A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que, por enquanto, não serão instalados novos radares desse tipo na capital paulista, em cumprimento a um decreto do prefeito Ricardo Nunes.

Os radares Doppler são homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Eles passam por aferições periódicas conforme a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Isso garante a precisão e a confiabilidade das infrações registradas.

A expectativa é que a nova tecnologia ajude a reduzir o número de infrações de trânsito e aumente a segurança nas vias. Com a capacidade de detectar infrações a uma distância considerável, os motoristas podem ser incentivados a adotar um comportamento mais responsável no trânsito.

Os avanços na fiscalização de trânsito com a tecnologia Doppler marcam uma nova fase na gestão da segurança viária no Brasil. A adaptação dos motoristas a essas mudanças será fundamental para o sucesso dessa iniciativa e para a melhoria do tráfego nas cidades e rodovias.

*Com informações da GazetaSP, QuatroRodas e Estadão.