Flávio Figueiredo Assis, conhecido como o “Elon Musk brasileiro”, anunciou seu mais recente projeto para o mercado automotivo nacional. À frente da Lecar, uma empresa focada em veículos eletrificados, o empresário planeja construir uma fábrica na cidade de Sooretama, no Espírito Santo, a cerca de 120 quilômetros da capital Vitória. O objetivo é produzir o Lecar 459, um sedã elétrico com extensor de autonomia, projeto ainda inédito no mercado.
O investimento estimado para a construção da fábrica é de R$ 870 milhões, sendo R$ 240 milhões destinados às obras das instalações e R$ 630 milhões direcionados à automação da linha de montagem. A empresa busca parcerias com investidores privados e bancos de investimento, incluindo instituições públicas, para viabilizar o projeto.
A localização da fábrica foi estrategicamente escolhida, estando a apenas 25 quilômetros do aeroporto de Linhares e 100 quilômetros do Porto de Espírito Santo, um dos principais do país. Esses fatores logísticos são fundamentais para garantir a eficiência do transporte e da exportação dos veículos produzidos. A planta terá a capacidade de fabricar 120 mil veículos por ano, gerando 1.500 empregos diretos e cerca de 3.000 indiretos ou terceirizados.
O modelo Lecar 459, anunciado como o primeiro sedã híbrido nacional, será equipado com um motor elétrico e um extensor de autonomia movido por um motor a combustão flex. Esse conceito é inspirado no BMW i3 e visa garantir que o veículo não fique parado por falta de bateria. O motor flex será fornecido pela Horse, empresa que tem parceria com a Renault e a Geely. Este motor, posicionado de forma longitudinal, será responsável por acionar um gerador de 50 kW que alimentará o motor elétrico traseiro de 163 cavalos de potência.
Com esse conjunto, o Lecar 459 promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Além disso, o veículo contará com uma bateria de 18,4 kWh, fornecida pela Winston, o que proporcionará uma autonomia de até 1.000 quilômetros, sendo 100 quilômetros no modo puramente elétrico. Ao contrário de outros modelos híbridos, o Lecar 459 não será um plug-in, ou seja, a única forma de recarregar a bateria será por meio do motor a combustão.
O sedã terá dimensões similares a outros veículos da mesma categoria, com 4,35 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, 1,52 metros de altura e um entre-eixos de 2,70 metros. O peso total do veículo será de 1.396 quilos, e o porta-malas terá capacidade para 530 litros. A Lecar também planeja lançar, futuramente, uma versão 100% elétrica do modelo.
A proposta da empresa é oferecer o veículo por um preço competitivo de R$ 150 mil, apostando em um mercado que busca carros com tecnologia avançada e custos mais acessíveis. O modelo virá equipado com pacote ADAS e outros recursos comuns em veículos modernos.
O anúncio desse projeto coloca a Lecar no mapa do setor automotivo brasileiro como uma das empresas promissoras na produção de veículos eletrificados. O mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil vem crescendo, e o Lecar 459 pode ser uma opção viável para consumidores que buscam veículos sustentáveis e eficientes. A empresa pretende competir diretamente com marcas que já atuam nesse segmento, trazendo um modelo flexível e que promete agradar tanto pela tecnologia quanto pelo preço.
Fonte: Terra e AutoEsporte.