Fábrica da BYD em Camaçari ultrapassa 2 mil funcionários

A fábrica da BYD em Camaçari cresce rápido, ultrapassa 2 mil contratados em dois meses e monta 10 mil unidades de King, Song Pro e Dolphin Mini enquanto expande produção e conteúdo nacional.
Publicado por em BYD e Negócios dia

A escalada da BYD em Camaçari virou um caso raro de velocidade industrial no setor automotivo brasileiro. Em apenas dois meses, a fábrica instalada na Bahia já ultrapassou 2 mil funcionários e superou a marca de 10 mil carros montados, um ritmo incomum mesmo para operações mais consolidadas.

Pontos Principais:

  • BYD ultrapassa 2 mil contratados em Camaçari após dois meses de operação.
  • Fábrica já montou mais de 10 mil unidades de King, Song Pro e Dolphin Mini.
  • Contratações incluem logística, produção, testes, qualidade e engenharia.
  • Marca prepara aumento de conteúdo nacional e expansão industrial na Bahia.
A fábrica da BYD em Camaçari entrou em ritmo acelerado, com uma expansão que coloca a operação entre as mais ativas do país desde o início das atividades.
A fábrica da BYD em Camaçari entrou em ritmo acelerado, com uma expansão que coloca a operação entre as mais ativas do país desde o início das atividades.

O avanço começou com uma onda de contratações entre outubro e novembro, período que concentrou 558 admissões em áreas como logística, produção, solda, qualidade, ergonomia, cozinha industrial e testes de veículos. O reforço continuou no início de dezembro, com mais 40 colaboradores iniciando as atividades. A lista de funções mostra a amplitude da operação, que vai de operadores de linha a engenheiros ambientais e especialistas de pós-venda.

Esse salto de mão de obra acompanha o aumento de produção dos modelos King, Song Pro e Dolphin Mini, montados a partir de kits importados. A marca admite que esse é um ciclo inicial e que o objetivo para 2025 é elevar o conteúdo nacional, algo que deve atrair fornecedores e redesenhar a cadeia produtiva da região de Salvador.

Em dois meses, a montadora ultrapassou 2 mil funcionários após contratações em logística, produção, solda, qualidade, engenharia, ergonomia e até testes de veículos.
Em dois meses, a montadora ultrapassou 2 mil funcionários após contratações em logística, produção, solda, qualidade, engenharia, ergonomia e até testes de veículos.

A fábrica de Camaçari é tratada pela BYD como o futuro polo automotivo da empresa no país. A meta é atingir a capacidade plena ao longo dos próximos ciclos, algo que pode gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos, segundo a própria montadora. Esse volume coloca a operação entre os maiores movimentos industriais recentes da Bahia, com impacto direto no entorno e potencial para alterar a distribuição de fornecedores no Nordeste.

O presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, reforça que cada contratação representa expansão e estabilidade para centenas de famílias. O discurso acompanha a estratégia global da marca de acelerar sua presença no país, movimento que já coloca a fábrica baiana entre as operações mais ativas da empresa fora da China.

À medida que o complexo avança, Camaçari volta a ocupar um posto relevante no mapa industrial brasileiro. A combinação entre ampliação de produção, ritmo de contratações e projeção de capacidade coloca a BYD no centro da disputa pela liderança no mercado de eletrificados, além de sinalizar uma nova fase para o setor na região.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.