Ferrari de Charles Leclerc: piloto da F1 recebe superesportivo SF90 XX Stradale avaliado em R$ 5 milhões

Charles Leclerc, piloto da Ferrari na Fórmula 1, adicionou uma Ferrari SF90 XX Stradale à sua coleção. O veículo, avaliado em R$ 5 milhões, combina motor V8 e três motores elétricos, atingindo 1.030 cv de potência e velocidade máxima de 320 km/h.
Publicado em Notícias dia 7/11/2024 por Alan Corrêa

Charles Leclerc, piloto da Scuderia Ferrari, recebeu recentemente uma Ferrari SF90 XX Stradale, modelo híbrido de alta performance, que agora compõe sua coleção de carros de luxo. Limitada a 799 unidades no mundo, a SF90 XX Stradale representa uma das aquisições mais exclusivas do mercado automobilístico, com um valor estimado de 770 mil euros, ou aproximadamente R$ 4,75 milhões. O modelo foi especialmente projetado para combinar desempenho com tecnologia híbrida avançada, uma tendência crescente nos veículos de alto desempenho da Ferrari.

Pontos Principais:

  • Ferrari SF90 XX Stradale de Leclerc possui motor 4.0 V8 biturbo e três motores elétricos.
  • Unidade atinge 1.030 cv e vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos.
  • Autonomia em modo elétrico é de até 25 km e velocidade máxima chega a 320 km/h.
  • Série especial é limitada a 799 exemplares e inclui uma versão conversível, a SF90 XX Spider.

O modelo SF90 XX Stradale é uma versão especial da linha SF90 Stradale, destacando-se por uma série de aprimoramentos que aumentam a potência e a eficiência do conjunto mecânico. Combinando um motor 4.0 V8 biturbo de 797 cv e três motores elétricos, a SF90 XX atinge 1.030 cv, um número que reforça a potência híbrida avançada da marca. Dois desses motores elétricos estão localizados no eixo dianteiro, enquanto o terceiro motor está entre o motor a combustão e a transmissão, garantindo um torque de 82 kgfm a 6.250 rpm.

Essa configuração permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, com uma velocidade máxima de 320 km/h, características que destacam o SF90 XX como um dos modelos mais rápidos da linha Ferrari. A SF90 XX Stradale possui um câmbio automatizado de dupla embreagem com oito marchas, que otimiza o desempenho em altas velocidades e nas trocas de marcha. Esse conjunto se adapta tanto para condições urbanas quanto para pistas, oferecendo uma experiência de condução personalizada.

A bateria do modelo é de 7,9 kWh, e a autonomia em modo totalmente elétrico chega a 25 km, permitindo alcançar até 135 km/h sem necessidade do motor a combustão. Para quem procura maior eficiência, a Ferrari oferece uma função de “boost” no modo Qualifying, que aumenta momentaneamente a potência dos motores elétricos nas saídas de curva. Essa função é limitada a 30 ativações com carga completa da bateria, proporcionando um recurso extra para o desempenho em pista.

No aspecto visual, a SF90 XX Stradale apresenta um design mais agressivo, com seis dutos de ar na dianteira — dois pares nas extremidades e dois no centro — além de dutos na tampa do motor, uma asa traseira fixa e uma barra luminosa que atravessa o porta-malas. A série também inclui uma edição conversível chamada SF90 XX Spider, da qual foram produzidas apenas 599 unidades, garantindo maior exclusividade aos colecionadores.

O piloto Leclerc, que é um colecionador de modelos Ferrari, adiciona à sua garagem um dos superesportivos mais avançados em termos de tecnologia híbrida e desempenho. A série SF90 XX Stradale é uma das mais exclusivas da fabricante e reforça a transição da Ferrari para tecnologias sustentáveis, mantendo sua tradição de performance de ponta.

Além da SF90 XX Stradale, Leclerc possui uma coleção avaliada em R$ 26,7 milhões, que inclui outras Ferraris de alta performance. Recentemente, o piloto foi envolvido em um incidente com uma Ferrari Purosangue avaliada em R$ 7,4 milhões, demonstrando o valor de sua coleção pessoal e a preferência pela marca italiana.

Enquanto a indústria automotiva se adapta a novas tendências, como o aumento da demanda por veículos elétricos, a SF90 XX Stradale posiciona a Ferrari na liderança do setor de superesportivos híbridos, demonstrando o potencial do mercado para carros de luxo que equilibram potência e eficiência energética.

Fonte: Vrum e AutoEsporte.