Fiat Fastback híbrido ou Pulse híbrido? Comparativo revela o SUV da Fiat com mais tecnologia e espaço

Fiat Fastback híbrido ou Pulse híbrido? Comparativo revela o SUV da Fiat com mais tecnologia e espaço
Fiat Pulse e Fastback híbridos dividem o mesmo motor 1.0 turboflex Bio-Hybrid de 130 cv, mas diferem em porte, acabamento e espaço interno. O Fastback leva vantagem em design, porta-malas e conforto, enquanto o Pulse oferece praticidade urbana e menor preço.
Publicado por em Comparativos dia

A Fiat encontrou na eletrificação leve uma ponte entre economia e desempenho, e usa essa fórmula em seus dois SUVs nacionais: Pulse e Fastback. Ambos chegam à linha 2026 com o mesmo conjunto Bio-Hybrid, formado pelo motor 1.0 turboflex de até 130 cv e sistema elétrico auxiliar de 12 volts. Mas, embora compartilhem base e mecânica, o comportamento, o conforto e a proposta de cada um são distintos.

Pontos Principais:

  • Fiat Pulse e Fastback compartilham motor 1.0 turboflex Bio-Hybrid de 130 cv.
  • O Fastback é maior e oferece porta-malas de 516 litros, contra 320 do Pulse.
  • Ambos têm o mesmo entre-eixos, mas o Fastback tem visual cupê e acabamento superior.
  • Consumo urbano ficou em 7,9 km/l, abaixo do divulgado pela marca.
  • O pacote Sunroof adiciona teto solar fixo por R$ 4.990 nas versões 2026.

O Pulse se mantém fiel à ideia de SUV compacto urbano, com dimensões contidas e estilo mais convencional. Mede 4,09 metros de comprimento e prioriza agilidade no trânsito, visibilidade e fácil estacionamento. Já o Fastback adota ares de cupê esportivo, com teto descendente e 4,44 metros de comprimento, o que o posiciona um degrau acima em porte e sofisticação. Ambos têm entre-eixos praticamente idêntico, de 2,53 metros, mas o desenho faz toda a diferença no uso cotidiano.

O sistema híbrido leve melhora a eficiência, mas ainda limita o ar-condicionado quando o motor é desligado nas paradas, o que impacta o conforto urbano.
O sistema híbrido leve melhora a eficiência, mas ainda limita o ar-condicionado quando o motor é desligado nas paradas, o que impacta o conforto urbano.

O espaço interno reflete essa diferença de filosofia. O Pulse transmite sensação de amplitude para quem viaja atrás, graças ao teto mais alto. O Fastback, por outro lado, compensa no porta-malas: são 516 litros contra apenas 320 litros no Pulse — um número que muda completamente a experiência de quem precisa de versatilidade para família ou bagagens.

Por dentro, as cabines são quase gêmeas, mas o Fastback exibe acabamento superior. O painel recebe revestimento macio, há freio de estacionamento eletrônico, função auto hold e console central em preto brilhante. Além disso, o SUV cupê oferece alertas de ponto-cego e retrovisores com maior área de visão, itens ausentes no Pulse Impetus. O modelo menor, porém, preserva a boa ergonomia e o visual moderno, mesmo com materiais mais simples.

O comportamento dinâmico também marca diferenças sutis. O Fastback se mostra mais refinado no conforto ao rodar, com respostas suaves e isolamento acústico eficiente. O Pulse, por ser mais leve, parece mais ágil e responde rápido às acelerações, embora o sistema híbrido tenha limitações. Durante os testes, o consumo urbano registrado ficou em 7,9 km/l, distante dos 13,4 km/l prometidos pela Fiat. O modo Sport, acionado pelo volante, melhora as respostas e evidencia a atuação elétrica em arrancadas.

Outro ponto comum aos dois SUVs é o teto solar opcional, oferecido no novo pacote “Sunroof Pack”. Apesar de fixo e sem abertura, o vidro panorâmico de R$ 4.990 adiciona luminosidade à cabine. Visualmente, a linha 2026 traz dianteira mais retilínea e inspirações nas versões Abarth, atualizando o estilo sem mudanças profundas. As rodas de 18 polegadas do Fastback Impetus recebem acabamento escurecido, enquanto o Pulse Audace estreia novo desenho.

Na prática, a escolha entre os dois depende do perfil do motorista. O Pulse Impetus Hybrid 2026 custa R$ 146.990 e atende quem busca economia e mobilidade urbana. Já o Fastback Impetus Hybrid, de R$ 167.990, mira um público que valoriza estilo e espaço, mesmo pagando R$ 21 mil a mais. A diferença de preço se justifica não apenas pelo tamanho, mas pela sensação de requinte que o Fastback entrega em detalhes e acabamento.

Fonte: QuatroRodas, Stellantis e Terra.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.