Ford Mustang Mach-E: Versão elétrica e SUV do Mustang custa quase R$ 500 mil no Brasil

A Ford introduz o Mustang Mach-E no mercado brasileiro, um veículo elétrico que promete revolucionar o segmento com sua potência e tecnologia de ponta. Com motores elétricos potentes e design icônico, ele combina desempenho esportivo com praticidade para o uso diário. O lançamento inclui parcerias para expandir a infraestrutura de recarga no país, oferecendo uma experiência de cliente personalizada e conectada.
Publicado em Ford dia 6/08/2024 por Alan Corrêa

O Ford Mustang Mach-E é o primeiro carro totalmente elétrico da Ford, marcando uma nova era na mobilidade sustentável. Com diferentes versões de motorização e alcance, o Mach-E se destaca no mercado de SUVs elétricos, competindo diretamente com modelos como o Volkswagen ID.4 e o Volvo XC40 Recharge. Este artigo explora as especificações técnicas, preços e comparações de desempenho entre esses veículos, destacando o que cada um oferece aos consumidores.

Desempenho e Tecnologia

O Ford Mustang Mach-E, modelo totalmente elétrico da Ford, chega ao Brasil na versão GT Performance AWD Extended Range, com dois motores elétricos que juntos produzem uma potência de 487 cavalos. Essa configuração permite ao veículo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, destacando-se como um dos mais rápidos em sua categoria. Com uma bateria de 91 kWh, o Mach-E oferece uma autonomia de até 541 km segundo o padrão WLTP, proporcionando uma experiência de condução robusta e eficiente.

O sistema de tração integral eAWD distribui a força entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo estabilidade e controle em diversas condições de condução. O conjunto de suspensão é independente, com amortecedores adaptativos MagneRide que ajustam automaticamente a rigidez conforme o modo de condução selecionado, otimizando a dirigibilidade. Além disso, o Mach-E possui um sistema de frenagem regenerativa, que ajuda a recarregar a bateria durante a desaceleração.

Design e Conforto

O design do Mustang Mach-E mantém a essência do clássico Mustang, com características como o nariz de tubarão, capô longo e lanternas traseiras de três barras. A versão GT apresenta uma grade exclusiva com relevos internos em duas camadas e um teto pintado em tom escuro, que acentua o perfil dinâmico do veículo. As rodas de 20 polegadas são equipadas com pneus Pirelli P-Zero 245/45R20, que reforçam o porte esportivo do carro.

O interior do Mach-E é minimalista e tecnológico, com uma central multimídia SYNC 4A de 15,5 polegadas que integra funções como navegação, conectividade com smartphones e controles de carregamento. O painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas permite personalizações que exibem informações críticas de forma clara. Os bancos, desenvolvidos pela Ford Performance, são revestidos em material ecológico ActiveX e oferecem ajuste elétrico em oito posições, com aquecimento para motorista e passageiro.

Além disso, o Mustang Mach-E possui um teto solar panorâmico, aumentando a sensação de espaço interno. O sistema de som B&O, com amplificador de 560 W e nove alto-falantes, proporciona uma experiência auditiva imersiva. O veículo também oferece um sistema de abertura eletrônica das portas, que pode ser destravado por botão, código ou celular, eliminando a necessidade de maçanetas tradicionais.

Experiência do Cliente

A Ford desenvolveu uma série de recursos para tornar a posse do Mustang Mach-E mais conveniente e conectada. Com o aplicativo FordPass, os proprietários podem localizar estações de carregamento, agendar recargas e pré-condicionar a cabine e a bateria remotamente. O aplicativo também oferece funcionalidades como travamento e destravamento remoto, localização do veículo e acesso a alertas de funcionamento.

O Mach-E vem com um carregador residencial portátil Ford Mobile Wallbox, que permite a recarga completa da bateria em aproximadamente 14 horas usando uma tomada industrial dedicada. Além disso, a Ford fez parcerias com empresas como WEG–Neo Energia e ENEL X para oferecer opções de recarga fixas, que variam de 7 kW a 11 kW, com tempos de recarga de 11 a 14 horas.

Segurança e Conectividade

O Mustang Mach-E está equipado com uma série de tecnologias de segurança para proteger os ocupantes e otimizar a experiência de condução. O veículo possui nove airbags, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres e sistema de frenagem autônoma de emergência. Além disso, conta com assistente de manutenção e centralização em faixa, reconhecimento de placas de velocidade e câmera 360°, aumentando a segurança em diferentes cenários de tráfego.

O sistema de conectividade do Mach-E é outro ponto de destaque. A central multimídia SYNC 4A não só oferece navegação e conectividade com smartphones, mas também integra funções de carregamento e personalização do veículo. O painel de instrumentos digital é altamente configurável, permitindo que o motorista escolha o que deseja ver em tempo real.

A Ford projetou o Mach-E com uma arquitetura elétrica avançada que possibilita atualizações de software over-the-air, melhorando continuamente os sistemas de segurança e desempenho do veículo. Esta abordagem garante que o carro permaneça atualizado com as últimas inovações tecnológicas.

Infraestrutura de Recarga

Para suportar o lançamento do Mustang Mach-E no Brasil, a Ford estabeleceu parcerias estratégicas para expandir a infraestrutura de recarga no país. Uma das principais iniciativas é a parceria com a EZVolt, a maior rede privada de eletropostos do Brasil, que oferece mais de 800 pontos de recarga em 15 estados. Os proprietários do Mach-E podem desfrutar de recargas gratuitas por 12 meses, ou até 950 kW.

A Ford também oferece opções de carregadores fixos Wallbox, disponíveis em 7 kW ou 11 kW, para instalação em residências ou empresas. Estes carregadores permitem que o Mach-E seja carregado de forma mais rápida e eficiente. Além disso, o veículo vem com um carregador de emergência de baixa potência, que pode ser conectado a uma tomada residencial de 220 V, proporcionando flexibilidade adicional em situações inesperadas.

A rede de concessionárias da Ford foi ampliada para incluir 50 lojas especializadas em veículos elétricos, equipadas para atender às necessidades específicas dos clientes do Mach-E. Estas concessionárias oferecem serviços de reparo no sistema de propulsão elétrica e estão preparadas para fornecer assistência completa aos proprietários.

Manutenção e Garantia

O Mustang Mach-E vem com um plano de manutenção que visa oferecer tranquilidade aos proprietários. O veículo possui uma garantia de três anos, sem limite de quilometragem, cobrindo revisões e manutenção preventiva durante este período. A garantia do sistema propulsor, que inclui os motores e a bateria, é de oito anos ou 160.000 km, proporcionando segurança adicional aos consumidores.

A manutenção preventiva do Mach-E é realizada a cada 12 meses ou 16.000 km e inclui verificação de itens como filtro de pólen e fluidos da transmissão e dos freios. A Ford também oferece o serviço de transporte sem custo para levar o veículo até a concessionária mais próxima em caso de necessidade.

Os proprietários do Mach-E têm acesso a um serviço de blindagem oferecido por uma empresa parceira certificada pela Ford. Esta opção permite que os clientes personalizem a proteção do veículo conforme suas necessidades individuais, garantindo segurança adicional para o dia a dia.

Preço aproximado

Ford oferece o Mustang Mach-E no Brasil apenas na versão GT Performance. Essa versão é conhecida por seu desempenho aprimorado, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. No mercado brasileiro, o preço deste modelo elétrico está estimado em aproximadamente R$ 500 mil.

Comparação com Volkswagen ID.4 e Volvo XC40 Recharge

O Volkswagen ID.4 é um concorrente direto do Mach-E no mercado de SUVs elétricos. Com uma autonomia de até 342 milhas, o ID.4 é projetado para longas viagens. O modelo oferece um motor de 204 cavalos e pesa 2,124 kg. No entanto, as críticas apontam para uma experiência de direção menos inspiradora em comparação com seus concorrentes.

O Volvo XC40 Recharge, por outro lado, é baseado em uma plataforma de motor a combustão, mas oferece um desempenho impressionante. Com 402 cavalos de potência, o XC40 é um dos SUVs elétricos mais rápidos do mercado, embora não apresente inovações significativas em relação ao espaço interno.

Ambos os modelos, VW ID.4 e Volvo XC40, enfrentam desafios em termos de tecnologia e usabilidade. O sistema de infotainment do ID.4 é criticado por sua lentidão, enquanto o sistema do XC40 pode ser difícil de operar. Por outro lado, o Mach-E se destaca com uma tela sensível ao toque de 15,5 polegadas e um sistema de controle intuitivo.

Experiência de Dirigir e Uso Prático

O Ford Mustang Mach-E é projetado para oferecer uma experiência de direção envolvente, embora não se compare diretamente ao tradicional Mustang V8 em termos de desempenho. O SUV elétrico é reconhecido por sua construção robusta, mas a suspensão pode parecer rígida em terrenos urbanos.

A capacidade de resposta do Mach-E melhora em velocidades mais altas, proporcionando uma direção suave e rápida, mesmo no modelo de entrada. A direção é artificialmente ajustada, mas oferece previsibilidade nas curvas.

Os rivais do Mach-E, o VW ID.4 e o Volvo XC40, oferecem experiências de direção distintas. O ID.4 é descrito como um veículo prático e familiar, com espaço interno generoso, enquanto o XC40 se destaca pelo desempenho, embora o espaço de carga seja mais limitado. Ambos os veículos são projetados para atender a necessidades familiares, mas apresentam diferentes compromissos em termos de tecnologia e conforto.

Desafios e Perspectivas Futuras

O lançamento do Mach-E representa um passo significativo para a Ford na eletrificação de sua linha de veículos. A escolha do nome Mustang para o SUV elétrico reflete uma estratégia de marca, mas também levanta questões sobre a associação com o tradicional modelo a combustão.

O Mach-E enfrenta a concorrência de modelos como o ID.4 e o XC40 em um mercado em crescimento. Cada veículo traz suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha entre eles depende das preferências pessoais do consumidor em termos de desempenho, tecnologia e conforto.

A Ford planeja expandir sua linha de veículos elétricos, utilizando a experiência adquirida com o Mach-E para futuros lançamentos. A transição para veículos elétricos é um desafio para todas as montadoras, e o sucesso do Mach-E pode influenciar as estratégias futuras da Ford e de seus concorrentes.

Grandões elétricos

O Ford Mustang Mach-E, juntamente com o Volkswagen ID.4 e o Volvo XC40 Recharge, representam o futuro dos SUVs elétricos. Com diferentes abordagens em termos de design, desempenho e tecnologia, esses veículos refletem as tendências atuais do mercado automotivo.

O Mach-E se destaca por sua eficiência energética e autonomia, tornando-se uma opção atraente para consumidores que buscam um SUV elétrico versátil. Os preços e as especificações variam, oferecendo opções para diferentes orçamentos e necessidades.

A escolha entre o Mach-E e seus concorrentes depende das preferências individuais, mas todos os modelos discutidos oferecem soluções práticas para a transição para veículos elétricos. O mercado de SUVs elétricos continua a evoluir, e a competição entre os principais fabricantes impulsiona inovações e melhorias contínuas.

Fonte: Ford e Topgear.