O Volkswagen Virtus 2025 apresenta uma gama de versões que atendem a diferentes preferências e necessidades dos consumidores. Desde a versão mais básica até as mais completas, o sedã compacto oferece uma variedade de equipamentos e configurações de motor, todas construídas sobre a mesma plataforma MQB, garantindo qualidade e eficiência em todas as versões. Cada modelo traz características distintas que visam satisfazer desde os consumidores mais econômicos até aqueles que procuram mais conforto e tecnologia.
A primeira coisa que você precisa saber nesse guia é que essa é a versão sedan do Polo, ou seja, que tem mais porta-malas, se você procura pelo hatch, deve ver aqui sobre o novo VW Polo 2025.
A versão de entrada do Virtus 1.0 TSi é a mais acessível e se distingue principalmente pelo seu câmbio manual. Apesar de ser a opção mais simples, mantém o motor turbo, o que oferece uma experiência de condução dinâmica. Essa versão apela para aqueles que preferem a interação do câmbio manual e procuram um carro com custos operacionais mais baixos sem sacrificar completamente o prazer de dirigir. Com uma boa lista de equipamentos de segurança padrão, ela representa uma escolha sólida para o uso diário.
Subindo na gama, o Virtus 1.0 TSi AT mantém o motor turbo de três cilindros, mas adiciona a conveniência de uma transmissão automática de seis marchas. Este modelo é ideal para quem busca uma experiência de condução mais relaxada, especialmente em trânsito urbano intenso. O câmbio automático proporciona mudanças suaves e contribui para a eficiência do consumo de combustível, uma característica valorizada por muitos consumidores.
As versões mais equipadas, como o Virtus Comfortline e Highline, oferecem mais recursos de conforto e tecnologia. Enquanto o Comfortline foca em entregar um equilíbrio entre preço e recursos adicionais de conforto e segurança, o Highline eleva a experiência com acabamentos superiores e uma lista mais ampla de equipamentos de série. Ambas as versões buscam proporcionar um ambiente mais acolhedor e tecnológico, com sistemas de entretenimento avançados e assistentes de condução que melhoram tanto a segurança quanto o conforto durante a condução. Essa diversidade permite que o Volkswagen Virtus atenda a uma ampla gama de preferências, consolidando sua posição como um competidor forte no segmento de sedãs compactos.
Esta é a versão topo de linha, o Volkswagen Virtus Exclusive 1.4 TSi 2025 (ver ficha técnica) representa uma das opções mais interessantes no mercado de sedãs compactos no Brasil. Equipado para atender a uma gama variada de consumidores, o modelo se destaca por sua combinação de tecnologia, conforto e desempenho. A Volkswagen tem apostado em uma série de melhorias técnicas e estéticas para garantir que este modelo continue sendo uma escolha atraente para quem busca um carro robusto e com bom espaço interno. Essa versão Exclusive traz um toque de sofisticação e modernidade ao segmento, posicionando-se como uma opção sólida para quem deseja um veículo para o uso diário que também serve para viagens mais longas com conforto e segurança.
Dotado de um motor 1.4 turbo de injeção direta, o Virtus Exclusive oferece uma potência de 150 cavalos, o que garante uma experiência ao volante bastante responsiva. Esse motor é capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 209 km/h. O torque máximo de 25,5 kgfm, disponível já a partir de 1500 rpm, assegura uma entrega de força imediata, facilitando ultrapassagens e arrancadas. A transmissão automática de 6 marchas, junto com a tração dianteira e uma direção elétrica bem calibrada, proporciona uma condução suave e precisa, destacando-se em termos de conforto e controle.
No quesito suspensão, o Virtus adota um sistema independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, uma configuração que equilibra bem a estabilidade em altas velocidades e o conforto em pavimentos irregulares. O sistema de freios, com discos ventilados na frente e sólidos atrás, oferece respostas rápidas e um bom poder de parada, contribuindo para a segurança geral do veículo. Os pneus 205/45 R18 complementam a dirigibilidade, oferecendo boa aderência e um desempenho consistente em diversas condições de rodagem.
As dimensões do Virtus são um ponto alto, com um comprimento total de 4560 mm, largura de 1751 mm, e uma distância entre-eixos de 2651 mm, o que proporciona um espaço interno generoso para passageiros e uma capacidade de porta-malas de 521 litros. Isso faz dele uma opção viável tanto para famílias quanto para profissionais que precisam de um carro espaçoso para atividades diárias.
Quanto ao consumo e autonomia, o Virtus se mostra eficiente. No ciclo urbano, o consumo fica em torno de 8,1 km/l com álcool e 11,7 km/l com gasolina, enquanto que em rodovias esses números sobem para 9,9 km/l com álcool e 14 km/l com gasolina, permitindo uma autonomia que pode chegar a 686 km com um tanque de combustível nas condições mais favoráveis.
Os equipamentos de segurança e entretenimento são abrangentes, incluindo múltiplos airbags, sistemas de assistência à condução como controle de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal, assistente de partida em rampa e câmera traseira para manobras. O conforto não fica atrás, com ar-condicionado automático, bancos em couro, ajustes elétricos para os espelhos e faróis com acendimento automático. A área de entretenimento é bem servida com rádio, conexões USB e Bluetooth, além de recursos como carregamento de celular por indução, garantindo que tanto o motorista quanto os passageiros tenham uma experiência agradável a bordo.
Entre os pontos positivos do Virtus Exclusive estão seu desempenho de motor, espaço interno e lista extensa de equipamentos. Contudo, como pontos negativos, pode-se considerar o custo inicial, que, embora justificado pela tecnologia e acabamentos, posiciona o modelo num patamar de preço elevado na categoria dos sedãs compactos.
O Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSi 2025 estabelece-se como uma figura de destaque no crescente segmento de sedãs compactos. Com um design alinhado às últimas tendências automotivas e uma construção que prioriza tanto a eficiência quanto o conforto, este modelo apela para um público amplo, variando de famílias pequenas a profissionais em busca de um veículo confiável para o dia a dia. Este Virtus é projetado para proporcionar uma condução equilibrada, mesclando elementos de desempenho com os de economia, o que pode ser percebido tanto na escolha do motor quanto na experiência geral ao volante.
Equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros, o Virtus Highline promove uma experiência de condução energética sem sacrificar a economia de combustível. Este motor entrega uma potência máxima de 128 cavalos e um torque de 20,4 kgfm, permitindo que o carro atinja de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com uma velocidade máxima de 194 km/h. Estes números refletem uma configuração voltada para quem valoriza tanto a agilidade em ambientes urbanos quanto a capacidade de realizar viagens longas com conforto e segurança.
A transmissão automática de seis marchas contribui para uma troca de marchas suave, garantindo que a potência seja entregue de maneira eficiente e sem trancos, o que é complementado pela direção elétrica que proporciona um manuseio preciso e ágil. A suspensão segue o padrão McPherson na frente e eixo de torção na traseira, uma combinação que se adapta bem às imperfeições do asfalto brasileiro, oferecendo um equilíbrio entre conforto e estabilidade.
Os freios, com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, asseguram que o veículo possa ser conduzido com confiança em diversas situações de trânsito. O sistema de pneus 205/50 R17 foi escolhido para oferecer um bom desempenho tanto em piso seco quanto molhado, proporcionando uma aderência eficaz e aumentando a segurança.
No que tange ao consumo e autonomia, o Virtus Highline demonstra ser um carro econômico, consumindo 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada quando abastecido com álcool, e 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina. Esses valores traduzem-se em uma autonomia de até 706 km com um tanque, dependendo do combustível usado, o que é ideal para quem procura um carro econômico para longas distâncias.
Quanto aos equipamentos, o Virtus Highline está bem servido, oferecendo uma ampla gama de funcionalidades que aumentam tanto a segurança quanto o entretenimento a bordo. Destacam-se os múltiplos airbags, câmera traseira para manobras, sistema de alerta de colisão frontal, assistente de partida em rampa e sensores de estacionamento. Para o entretenimento e conforto, o veículo inclui ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, um sistema moderno de rádio com conexões USB e Bluetooth, além de carregador de celular por indução.
Os principais pontos positivos deste modelo incluem seu desempenho equilibrado, eficiência de combustível e a extensa lista de equipamentos de série. Por outro lado, o preço pode ser um fator limitante para alguns compradores, embora este seja justificável dada a tecnologia e as características oferecidas. Em suma, o Virtus Highline 1.0 TSi 2025 apresenta-se como uma opção sólida para quem busca um veículo completo, eficiente e tecnologicamente avançado no mercado de sedãs compactos.
O Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSi 2025 posiciona-se como uma escolha interessante para consumidores que valorizam um carro com bom equilíbrio entre custo e benefício. Diferentemente da versão Highline, o Comfortline foca em oferecer uma boa experiência de condução mantendo um nível de conforto interno adequado, porém com uma abordagem mais conservadora nos acabamentos internos. A diferença principal entre as duas versões reside na qualidade dos materiais utilizados no interior e em alguns equipamentos de conforto e conveniência que são mais básicos no Comfortline.
Equipado com o mesmo motor turbo de 999 cm³ que a versão Highline, o Virtus Comfortline entrega uma potência de 128 cv, oferecendo um desempenho vigoroso para um carro de sua categoria. A capacidade do motor de alcançar uma velocidade máxima de 194 km/h e a habilidade de ir de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos demonstram a eficiência da engenharia Volkswagen em otimizar o desempenho mesmo em motores de menor capacidade. O torque de 20,4 kgfm disponível já a partir de 2000 rpm proporciona respostas rápidas e satisfatórias, essenciais para a condução urbana e para ultrapassagens seguras na estrada.
A transmissão automática de seis marchas trabalha em conjunto com a tração dianteira para garantir uma experiência de condução suave e estável, ao passo que a direção elétrica contribui para uma resposta ágil do veículo em manobras e em situações que exigem maior precisão. A suspensão, com configuração McPherson na frente e eixo de torção na traseira, é projetada para oferecer um bom compromisso entre conforto e estabilidade, permitindo que o carro absorva bem as irregularidades do asfalto sem comprometer a dirigibilidade.
O sistema de freios, composto por discos ventilados na frente e discos sólidos atrás, garante segurança adicional, permitindo paradas eficientes e controladas. Os pneus 205/55 R16 são adequados para oferecer uma boa aderência em diferentes condições de pista, contribuindo para a segurança geral do veículo.
No que diz respeito ao consumo de combustível, o Virtus Comfortline mostra-se eficiente. Os dados de consumo urbano e rodoviário, com médias de 8,3 km/l e 10,2 km/l no álcool, respectivamente, e 12,1 km/l e 14,4 km/l na gasolina, refletem a capacidade do carro de ser econômico em longas distâncias e eficiente no dia a dia. A autonomia do carro, que pode chegar a 706 km com um tanque de gasolina, é um ponto forte para quem busca reduzir a frequência de paradas para abastecimento.
O pacote de equipamentos de série inclui itens essenciais para a segurança como airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controle de estabilidade e tração, além de assistentes de condução como alerta de colisão frontal e assistente de partida em rampa. No quesito entretenimento e conforto, o modelo conta com ar-condicionado automático, direção assistida, ajuste elétrico dos retrovisores, rodas de liga leve e um sistema de entretenimento completo com rádio, USB, Bluetooth e carregador de celular por indução.
Entre os pontos positivos, destaca-se o equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, além da lista completa de equipamentos de segurança e entretenimento. Como ponto negativo, embora a diferença de acabamento em relação à versão Highline possa ser um fator para alguns consumidores, o preço pode ser visto como competitivo considerando o que o carro oferece.
O Volkswagen Virtus 1.0 TSi AT 2025 é a versão mais acessível entre os automáticos da linha Virtus, apresentando uma combinação de características que o tornam uma escolha atraente para um amplo espectro de consumidores. Esta versão mantém características essenciais como a transmissão automática e o motor turbo, entregando uma experiência de condução que equilibra desempenho e economia de combustível sem os custos adicionais de modelos mais equipados da mesma linha.
Apesar de ser a opção de entrada, o Virtus 1.0 TSi AT não compromete as expectativas quando se trata de desempenho. Equipado com um motor de 999 cm³ capaz de gerar 116 cavalos de potência, o carro oferece uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 201 km/h. Com um torque de 16,8 kgfm disponível já a baixas rotações, o veículo responde bem em diferentes situações de tráfego, seja na agilidade necessária para a cidade ou na força requerida para ultrapassagens em rodovias.
A transmissão automática de seis marchas do modelo é projetada para oferecer trocas de marcha suaves e eficientes, melhorando a experiência de condução e maximizando a eficiência do combustível. A direção elétrica ajuda a tornar o veículo mais ágil e fácil de manobrar, o que é particularmente útil em ambientes urbanos densos. A suspensão, com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, proporciona um equilíbrio adequado entre conforto e estabilidade, adequando-se bem às variadas condições de pavimento encontradas nas cidades brasileiras.
Em relação aos freios, o modelo vem equipado com discos ventilados na frente e tambores na traseira, um sistema eficiente para o porte e a potência do carro. Os pneus 195/65 R15 foram escolhidos para complementar a dirigibilidade e o conforto, oferecendo uma aderência confiável e um desempenho consistente em diferentes condições climáticas.
O consumo de combustível é um dos pontos fortes do Virtus 1.0 TSi AT, com o veículo oferecendo 8,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada quando abastecido com álcool, e 12,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina. Estas cifras traduzem-se em uma autonomia que pode chegar até 755 km com um único tanque de gasolina, tornando-o uma opção econômica para quem deseja reduzir os custos com combustível.
Quanto aos equipamentos, o Virtus não decepciona, mesmo sendo uma versão mais simples. Ele vem com um pacote completo de segurança, que inclui airbags, controle de estabilidade e de tração, além de sistemas de assistência ao condutor como alerta de colisão frontal e assistente de partida em rampa. O conforto é assegurado por itens como ar-condicionado, ajuste elétrico dos retrovisores e controles automáticos de velocidade. No segmento de entretenimento, o carro oferece rádio, conexões USB e Bluetooth, e carregador de celular por indução, garantindo que as viagens sejam agradáveis tanto para o motorista quanto para os passageiros.
Os pontos positivos do Virtus 1.0 TSi AT incluem seu preço acessível, o bom desempenho do motor turbo, a eficiência de combustível e o conjunto completo de equipamentos de segurança e conforto. Como pontos negativos, a qualidade dos materiais e dos acabamentos internos pode não corresponder às expectativas de todos os consumidores, especialmente quando comparado com versões mais caras da linha.
O Volkswagen Virtus 1.0 TSi 2025 representa a entrada mais acessível ao mundo dos sedãs compactos da marca, destacando-se particularmente por manter um motor turbo acoplado a uma transmissão manual. Este modelo apela tanto para os motoristas que apreciam a condução envolvente que só um câmbio manual pode oferecer quanto para aqueles que buscam um veículo econômico e funcional para o dia a dia. Como o modelo mais básico da linha, ele oferece o essencial sem muitos luxos, o que pode ser exatamente o que um determinado segmento de consumidores está procurando.
Equipado com um motor de 1.0 litro TSi que entrega 116 cavalos de potência, o Virtus 1.0 TSi proporciona uma experiência de condução ágil, suportada pelo turbo que garante bom desempenho sem comprometer significativamente a economia de combustível. A transmissão manual de cinco marchas permite um controle mais direto e engajado sobre o carro, algo que muitos entusiastas da direção ainda valorizam. Este arranjo resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e uma velocidade máxima de 201 km/h, números respeitáveis para um carro de sua categoria.
A direção elétrica contribui para uma condução mais leve e responsiva, especialmente em ambientes urbanos onde manobras rápidas são frequentemente necessárias. A suspensão do Virtus, com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, está afinada para oferecer um compromisso equilibrado entre conforto e capacidade de resposta, algo essencial em um veículo que pretende servir bem tanto em percursos urbanos quanto em viagens mais longas.
Os freios do veículo, com discos ventilados na frente e tambores atrás, estão alinhados ao padrão do segmento e oferecem desempenho de frenagem adequado para o porte e potência do carro. Os pneus 195/65 R15 fornecem uma base sólida para todo tipo de condução, garantindo uma boa aderência e contribuindo para a segurança geral do veículo.
Em termos de consumo e autonomia, o Virtus 1.0 TSi mostra-se eficiente. Registra 8,4 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada quando abastecido com álcool, e 12,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina. Essas cifras se traduzem em uma autonomia que pode alcançar até 725 km com um tanque de gasolina, destacando-se como um veículo econômico para quem deseja reduzir as idas frequentes ao posto de combustível.
O carro está equipado com um pacote completo de segurança, que inclui múltiplos airbags, sistemas de controle de estabilidade e tração, e modernos assistentes de condução como alerta de colisão frontal e monitoramento de pressão dos pneus. Apesar de ser uma versão mais simples, ainda oferece recursos de conforto como ar-condicionado, ajustes elétricos para os retrovisores e controles de velocidade automatizados. No aspecto de entretenimento, o veículo dispõe de rádio, conexões USB e Bluetooth, garantindo conectividade e conveniência para os passageiros.
Os pontos positivos do Volkswagen Virtus 1.0 TSi incluem seu preço competitivo, a economia de combustível e a lista satisfatória de equipamentos de segurança e entretenimento. Por outro lado, os consumidores que buscam mais conforto e recursos avançados de conveniência podem encontrar esta versão um tanto básica.
O Novo Virtus Sense foi lançado como a sexta opção na linha do sedã, que conta com cinco versões pré-existentes e três opções de motorização. O Virtus Sense é baseado na versão 170 TSI, equipada com motor de 116 cv e câmbio manual de cinco marchas. Esse modelo oferece um conjunto de funcionalidades projetadas para oferecer praticidade e segurança no uso cotidiano.
Externamente, o Virtus Sense segue o visual robusto e apresenta faróis e lanternas 100% em LED, incluindo uma assinatura diurna exclusiva. O modelo está disponível nas mesmas cores da versão Highline: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal, além das metálicas Cinza Platinum, Prata Sirius e Azul Biscay. A versão Sense traz um design que segue a identidade visual da linha Virtus, mantendo o padrão da Volkswagen para a linha de sedãs.
No interior, o Virtus Sense é equipado com um painel de instrumentos digital de oito polegadas, sistema de infotainment Media Plus II e volante multifuncional. Entre os itens de segurança, o modelo conta com seis airbags, assistente de partida em subidas (hill hold), alerta de frenagem de emergência (ESS), sistema de frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).
*Com informações da Volkswagen e VWNews.