Para quem busca um sedã compacto confiável e versátil, o Chevrolet Prisma LTZ 1.4 2018 pode ser uma escolha interessante no mercado de usados. Equipado com motor 1.4 flex de 106 cv e opções de câmbio manual ou automático, o modelo se destaca pelo bom desempenho urbano e eficiência razoável na estrada. Com espaço interno adequado para uma família pequena e porta-malas generoso de 500 litros, ele é ideal para o dia a dia e viagens curtas. Além disso, a conectividade com o sistema MyLink, que oferece espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, ainda é atrativa em 2025.
Pontos Principais:
No entanto, como todo carro usado, o Prisma LTZ 2018 tem seus pontos de atenção. Entre os principais defeitos relatados estão o isolamento acústico insuficiente e o desgaste prematuro de componentes como amortecedores e buchas da suspensão, comuns em veículos que trafegam por vias irregulares. Outro ponto negativo é a percepção de acabamento interno simples, que pode desapontar quem busca um visual mais refinado. Por outro lado, o custo de manutenção acessível e a ampla rede de assistência técnica da Chevrolet são aspectos positivos que pesam na decisão de compra.
Antes de fechar negócio, é essencial verificar o estado geral do veículo, com atenção especial ao histórico de revisões e possíveis sinistros. Analise itens como a suspensão, já que o modelo é conhecido por apresentar desgastes frequentes, e fique atento ao funcionamento do câmbio automático, caso opte por essa versão. Realizar uma vistoria detalhada com um mecânico de confiança pode evitar surpresas desagradáveis. Por fim, negocie o preço com base na quilometragem e no estado de conservação, lembrando que o Prisma LTZ é valorizado por sua robustez, mas o cuidado anterior do proprietário faz toda a diferença.
O modelo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, instalado de forma transversal, com alimentação por injeção multiponto. Este motor de 4 cilindros em linha possui um comando de válvulas único no cabeçote, tuchos hidráulicos e acionamento por correia dentada. Sua cilindrada total é de 1389 cm³, com uma cilindrada unitária de 347 cm³.
Com uma relação de compressão de 12,4:1, o motor entrega uma potência máxima de 106 cv (álcool) ou 98 cv (gasolina) a 6000 rpm, e um torque máximo de 13,9 kgfm (álcool) ou 12,9 kgfm (gasolina) a 4800 rpm. O peso por potência é de 9,94 kg/cv, enquanto o torque específico é de 10,0 kgfm por litro. A rotação máxima é de 6300 rpm, e a viscosidade recomendada para o óleo é 0w-20.
A velocidade máxima alcançada é de 180 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,5 segundos. A plataforma utilizada é a gamma ii, com tração dianteira e transmissão manual de 6 marchas, identificada pelo código f15-6 wr. O acoplamento é feito por uma embreagem monodisco a seco.
No consumo urbano, o modelo apresenta 8,8 km/l utilizando álcool e 12,9 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, os números são de 10,7 km/l (álcool) e 15,4 km/l (gasolina). A autonomia urbana é de 475 km com álcool e 697 km com gasolina. Em condições rodoviárias, a autonomia chega a 578 km com álcool e 832 km com gasolina, considerando um tanque com capacidade de 54 litros.
Com capacidade para até 5 ocupantes, o modelo oferece um espaço interno funcional e um porta-malas com 500 litros de volume.
A carga útil é de 375 kg. Além disso, o interior é equipado com recursos de conforto e entretenimento, como ar-condicionado, direção assistida elétrica, ajuste de altura no banco do motorista e no volante, além de controles elétricos dos vidros dianteiros e traseiros. O veículo também possui ajuste elétrico dos retrovisores, banco traseiro rebatível e luzes no porta-malas e porta-luvas.
As dimensões do modelo incluem um comprimento de 4282 mm, largura de 1705 mm, altura de 1478 mm e uma distância entre-eixos de 2528 mm. A altura mínima do solo é de 120 mm.
A suspensão dianteira é independente do tipo mcpherson, com molas helicoidais como elemento elástico. A suspensão traseira utiliza um eixo de torção, também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são de tambor.
A direção possui assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,4 metros. Os pneus dianteiros e traseiros são de medidas 185/65 r15, com um estepe de medida 115/70 r16. A altura do flanco dos pneus é de 120 mm.
Fonte: Webmotors, iCarros, QuatroRodas, AutoEsporte e Motor1.