O Fiat Strada Adventure 1.8 16V CD 2013 é um veículo robusto que atrai motoristas em busca de versatilidade. Com cabine dupla e uma caçamba generosa, ele se destaca como uma opção prática para quem precisa de um carro para trabalho e uso urbano, além de ser ideal para aventuras em terrenos mais difíceis, graças ao visual aventureiro e à suspensão elevada. Equipado com o confiável motor E.TorQ 1.8, o modelo oferece 132 cv quando abastecido com etanol, suficiente para lidar com cargas moderadas e percursos irregulares, mas sem grandes pretensões esportivas.
Pontos Principais:
Entre os pontos positivos, a durabilidade da suspensão e a capacidade de carga são diferenciais. No entanto, quem busca uma unidade usada deve estar atento a possíveis problemas recorrentes nesse modelo, como desgastes nos componentes da suspensão, falhas no sistema de embreagem e ruídos internos devido ao acabamento simples. O consumo de combustível também pode pesar, com médias de aproximadamente 8 km/l na cidade com gasolina. Apesar disso, a manutenção tende a ser acessível e a oferta de peças é ampla, o que garante tranquilidade para reparos e reposições.
Ao comprar uma Strada Adventure 2013 usada, é essencial verificar o estado da suspensão, especialmente se o veículo foi utilizado em terrenos acidentados ou com sobrecarga frequente. Examine também o histórico de manutenção, os sistemas de direção e freios, e procure sinais de ferrugem na caçamba e nos chassis. Testar o carro antes da compra é fundamental para identificar possíveis problemas. Por fim, priorize veículos com documentação em dia e, se possível, peça uma avaliação mecânica detalhada para evitar surpresas desagradáveis.
O desempenho deste veículo se destaca dentro do segmento compacto, com um motor dianteiro aspirado de quatro cilindros em linha e aspiração natural. O deslocamento é de 1.747 cm³, proporcionando potência de 132 cv quando abastecido com etanol e 130 cv com gasolina, atingindo o pico a 5.250 rpm. O torque é de 18,9 kgfm (álcool) e 18,4 kgfm (gasolina), disponível a 4.500 rpm.
O modelo utiliza injeção multiponto e possui válvulas acionadas por corrente com comando único no cabeçote. A razão de compressão é de 11,2:1, com curso do pistão de 85,8 mm e diâmetro do cilindro de 80,5 mm. A transmissão é manual de cinco marchas, com tração dianteira e embreagem monodisco a seco. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 179 km/h. Esses dados colocam o desempenho dentro de padrões satisfatórios para o uso urbano e rodoviário.
O consumo de combustível varia conforme o uso de álcool ou gasolina. Em ambiente urbano, o modelo registra 6,7 km/l com álcool e 9,8 km/l com gasolina. Em rodovias, a eficiência é de 7,5 km/l (álcool) e 11,1 km/l (gasolina).
A autonomia com tanque cheio, de 58 litros, alcança 389 km (álcool) e 568 km (gasolina) na cidade, enquanto em rodovias chega a 435 km (álcool) e 644 km (gasolina). Esses números oferecem flexibilidade tanto para viagens curtas quanto longas.
O interior foi projetado para oferecer praticidade e robustez, características valorizadas por quem busca utilitários. Equipado com direção hidráulica, ar-condicionado e ajuste de volante em altura, apresenta funcionalidades básicas para conforto, como vidros dianteiros elétricos e ar quente. No entanto, os bancos em couro e os ajustes elétricos de retrovisores são opcionais, o que pode deixar a desejar para quem busca mais sofisticação.
No quesito segurança, vem com airbags frontais, freios ABS, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. Apesar disso, recebeu apenas uma estrela no Latin NCAP, devido a proteções limitadas para adultos e crianças. Esse ponto é importante para quem considera segurança prioritária.
No entretenimento, os equipamentos são simples, com rádio, conexão USB e Bluetooth como opcionais. Não há muitos itens avançados, mas o computador de bordo e o conta-giros fornecem informações úteis para o motorista. A ergonomia dos comandos é funcional, mas o espaço interno é limitado para quatro ocupantes, especialmente em viagens mais longas.
A caçamba possui capacidade para 580 litros, o que é suficiente para o transporte de cargas leves a médias. A carga útil máxima é de 650 kg, o que inclui os passageiros e eventuais itens. É um veículo eficiente para tarefas diárias ou trabalhos leves no campo e na cidade. No entanto, a caçamba não possui divisórias ou proteção especial, algo a ser considerado na compra de modelos usados, já que riscos e desgastes podem comprometer a aparência e funcionalidade.
Este veículo apresenta dimensões bem ajustadas para um modelo compacto. O comprimento total é de 4.471 mm, a largura é de 1.740 mm e a altura é de 1.631 mm. A distância entre eixos é de 2.753 mm, proporcionando estabilidade e dirigibilidade. O peso total é de 1.203 kg, com altura mínima do solo de 200 mm, permitindo boa performance em terrenos irregulares.
A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza eixo rígido com mola parabólica de lâmina única. Os freios são compostos por discos ventilados na frente e tambores na traseira. Os pneus 205/70 R15 complementam o conjunto, com estepe do mesmo tamanho. A direção hidráulica possui diâmetro de giro de 11,3 m, permitindo boa manobrabilidade em áreas urbanas.
Fonte: Icarros, QuatroRodas, Webmotors e Autossegredos.