Guia de Usados: Ficha técnica do Chevrolet Vectra GT 2.0 AT 2011; preço e desempenho do hatch com visual esportivo

O Vectra GT 2.0 AT 2011 é um hatch médio espaçoso e confortável, ideal para uso urbano e viagens curtas. Oferece bom custo-benefício, mas consome muito e possui câmbio antigo. Verifique histórico de revisões, câmbio, suspensão e interior antes de comprar. Prefira modelos bem cuidados.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 20/01/2025

Comprar um Chevrolet Vectra Hatch GT 2.0 automático 2011 pode ser uma escolha interessante para quem busca um hatch médio com estilo esportivo e bom espaço interno. O modelo, que marcou a última fase do Vectra no Brasil, oferece um motor 2.0 Flex com até 140 cavalos e itens de conforto como ar-condicionado, direção hidráulica e rodas de liga leve. Com seu design arrojado e interior espaçoso, é ideal para famílias pequenas ou para quem precisa de um carro versátil para o dia a dia e viagens curtas. No entanto, seu câmbio automático de apenas 4 marchas e o consumo elevado podem ser limitadores.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0 Flex com até 140 cv e câmbio automático de 4 marchas.
  • Design esportivo e interior espaçoso, ideal para uso urbano e viagens curtas.
  • Consumo elevado e câmbio antigo como principais desvantagens.
  • É essencial verificar histórico de manutenção e estado geral antes de comprar.

Entre os pontos positivos, destacam-se o custo-benefício no mercado de usados e a manutenção relativamente acessível. Contudo, o Vectra Hatch apresenta desvantagens que devem ser avaliadas com atenção, como a desvalorização acentuada e o consumo de combustível, que pode ser alto tanto na cidade quanto na estrada. Problemas na suspensão traseira, desgaste prematuro de peças internas e histórico de manutenção irregular são comuns em unidades mal cuidadas. Portanto, é essencial verificar o estado geral do veículo antes de fechar negócio.

O Chevrolet Vectra Hatch GT 2.0 automático 2011 é um hatch médio voltado para quem busca espaço interno, conforto e design esportivo, sendo uma opção viável no mercado de usados.
O Chevrolet Vectra Hatch GT 2.0 automático 2011 é um hatch médio voltado para quem busca espaço interno, conforto e design esportivo, sendo uma opção viável no mercado de usados.

Ao avaliar um Vectra Hatch usado, fique atento a itens como o funcionamento do câmbio automático, possíveis vazamentos no motor e histórico de revisões. Teste o ar-condicionado, inspecione a suspensão e procure sinais de desgaste excessivo no interior. Priorize veículos com manutenção em dia, preferencialmente com histórico comprovado. Outra dica é negociar o preço com base no custo de eventuais reparos, especialmente em unidades com quilometragem elevada. Se bem cuidado, o modelo pode oferecer conforto e segurança a um preço competitivo.

Desempenho, motor e potência

Motor de 140 cv (etanol) ou 133 cv (gasolina), 0 a 100 km/h em 12 s. Velocidade máxima de 185 km/h. Motor dianteiro, aspiração natural e alimentação multiponto.
Motor de 140 cv (etanol) ou 133 cv (gasolina), 0 a 100 km/h em 12 s. Velocidade máxima de 185 km/h. Motor dianteiro, aspiração natural e alimentação multiponto.

O modelo conta com um motor de aspiração natural, posicionado na dianteira e disposto de forma transversal. Ele é alimentado por injeção multiponto e possui quatro cilindros em linha, com um comando de válvulas único no cabeçote e tuchos hidráulicos. A cilindrada total é de 1.998 cm³, com diâmetro e curso dos pistões medindo 86 mm. A razão de compressão é de 11,5:1.

A potência máxima gerada é de 140 cv quando abastecido com etanol e 133 cv com gasolina, ambas atingidas a 5.600 rpm. O torque máximo chega a 19,7 kgfm com etanol e 18,9 kgfm com gasolina, disponível a 2.600 rpm. A potência específica é de 70,1 cv/litro, enquanto o peso/potência do veículo é de 9,46 kg/cv. A transmissão é automática de quatro marchas, com tração dianteira, sendo acoplada a um conversor de torque.

O desempenho é sólido para a categoria, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos e velocidade máxima de 185 km/h. A plataforma utilizada no veículo é a delta, que suporta um comportamento equilibrado entre desempenho e conforto nas condições urbanas e rodoviárias.

Consumo e autonomia

Consumo de 5,4 a 10,4 km/l. Autonomia de até 541 km (gasolina). Tanque de combustível com capacidade para 52 litros, ideal para viagens médias.
Consumo de 5,4 a 10,4 km/l. Autonomia de até 541 km (gasolina). Tanque de combustível com capacidade para 52 litros, ideal para viagens médias.

O consumo varia conforme o tipo de combustível utilizado. Com etanol, o modelo registra 5,4 km/l em trechos urbanos e 6,8 km/l em rodovias. Quando abastecido com gasolina, o consumo melhora para 7,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.

A autonomia do veículo reflete esses números. Com o tanque de 52 litros, o alcance urbano é de 281 km com etanol e 411 km com gasolina. Em condições rodoviárias, a autonomia aumenta para 354 km com etanol e 541 km com gasolina. Esses números são importantes para quem busca um veículo com boa capacidade de rodagem, especialmente em viagens de longa distância.

Interior

Interior espaçoso, porta-malas de 345 litros e carga útil de 480 kg. Ideal para famílias e uso urbano, com conforto e praticidade para o dia a dia.
Interior espaçoso, porta-malas de 345 litros e carga útil de 480 kg. Ideal para famílias e uso urbano, com conforto e praticidade para o dia a dia.

O interior oferece espaço suficiente para acomodar cinco ocupantes, com um ambiente bem planejado. O porta-malas tem capacidade para 345 litros, ideal para o transporte de bagagens em viagens ou uso diário. O espaço interno também é otimizado, com bancos rebatíveis e ajustes que proporcionam flexibilidade no transporte de cargas menores.

O modelo apresenta características de conforto, como ar-condicionado automático, direção assistida e bancos com ajuste de altura. Os vidros e retrovisores elétricos estão presentes, assim como o ajuste de altura e profundidade do volante. Recursos adicionais incluem apoio de braço dianteiro e traseiro, além de um porta-luvas climatizado.

Apesar do bom espaço interno e equipamentos de conforto, é importante observar o desgaste de componentes no caso de aquisição de veículos usados. Elementos como bancos, acabamentos e o sistema de ar-condicionado devem ser inspecionados para garantir o bom funcionamento e evitar custos adicionais após a compra.

Medidas

As medidas do veículo incluem 4.249 mm de comprimento, 1.753 mm de largura e 1.465 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.614 mm, o que contribui para o espaço interno. O peso do veículo é de 1.325 kg, com uma carga útil de 480 kg. A altura mínima do solo é de 126 mm, o que oferece estabilidade em diferentes tipos de vias.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza eixo de torção. Ambas contam com molas helicoidais como elemento elástico. Os freios dianteiros são discos ventilados, e os traseiros são do tipo tambor, garantindo uma frenagem eficiente.

Os pneus têm dimensões 205/55 R16, tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 113 mm. A direção é assistida hidraulicamente, com um diâmetro de giro de 10,85 metros, proporcionando boa manobrabilidade, mesmo em espaços menores.

Preços aproximados do Chevrolet Vectra GT 2011

  • Chevrolet Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec. 2011 – Preço Aproximado: R$ 37 mil
  • Chevrolet Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut. 2011 – Preço Aproximado: R$ 38 mil

Ficha Técnica do Chevrolet Vectra Hatch GT 2.0 AT 2011

Geral

  • Ano: 2011
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: Delta

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 500 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 86 mm
  • Razão de compressão: 11,5:1
  • Curso do pistão: 86 mm
  • Deslocamento: 1998 cm³
  • Potência máxima: 140 cv (álcool) / 133 cv (gasolina) a 5600 rpm
  • Código do motor: Família II
  • Torque máximo: 19,7 kgfm (álcool) / 18,9 kgfm (gasolina) a 2600 rpm
  • Peso/potência: 9,46 kg/cv
  • Torque específico: 9,9 kgfm/litro
  • Peso/torque: 67,3 kg/kgfm
  • Potência específica: 70,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6400 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 4 marchas
  • Código do câmbio: AF-20
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,85 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R16
  • Traseiros: 205/55 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4249 mm
  • Largura: 1753 mm
  • Distância entre-eixos: 2614 mm
  • Altura: 1465 mm
  • Bitola dianteira: 1484 mm
  • Bitola traseira: 1481 mm
  • Porta-malas: 345 litros
  • Tanque de combustível: 52 litros
  • Peso: 1325 kg
  • Carga útil: 480 kg
  • Altura mínima do solo: 126 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 185 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 12 s

Consumo

  • Urbano: 5,4 km/l (álcool) / 7,9 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 6,8 km/l (álcool) / 10,4 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 281 km (álcool) / 411 km (gasolina)
  • Rodoviária: 354 km (álcool) / 541 km (gasolina)

Equipamentos do Chevrolet Vectra Hatch GT 2.0 AT 2011

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Limpador de para-brisa automático (opcional)
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Porta-luvas climatizado
  • Alças de segurança no teto
  • Capô sustentado por mola a gás

Infotenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa

Chevrolet Vectra GT: características, problemas e preços dos usados

Chevrolet Vectra GT é um hatch médio que surgiu como alternativa moderna ao Astra. Com motor 2.0 flex e duas versões principais, GT e GT-X, o modelo foi lançado em 2007 e permaneceu no mercado até 2011. Ele é lembrado por ser robusto e ter um conjunto mecânico confiável, mas apresenta desafios que o comprador deve considerar.

O hatch chegou ao Brasil em 2007, utilizando a base do Astra europeu. Apesar do design atualizado, a mecânica manteve o motor Flexpower, comum no Astra e na Zafira, com potência de 128/121 cv. As duas versões iniciais, GT e GT-X, eram equipadas com ar-condicionado digital, airbag duplo, trio elétrico e GPS portátil.

Em 2009, o modelo recebeu atualizações visuais. A grade foi redesenhada com friso central, faróis ganharam máscara negra e as rodas apresentaram novo design. A linha de motores também evoluiu, alcançando 140/133 cv, melhorando o consumo e o desempenho.

O Vectra GT tem menor entre-eixos em relação ao sedã, o que limita o espaço interno. O porta-malas comporta 345 litros. Para o comprador, é essencial testar itens como a embreagem, conhecida por apresentar trepidações e desgaste precoce. A caixa de direção também tem histórico de ruídos, resolvidos somente com substituição completa.

Entre as vantagens, o GT-X traz adicionais como rodas aro 17, sensores de chuva e piloto automático. Porém, o consumo de combustível é um ponto de atenção, especialmente na versão anterior à atualização de 2009. Dados de teste mostram médias de 5,6 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol.

Problemas comuns relatados pelos proprietários incluem falhas na ignição, com a chave travando no tambor, e panes no sistema elétrico, que podem acionar os vidros ou faróis de forma involuntária. Soluções geralmente envolvem a substituição de peças específicas.

Os valores de mercado variam conforme o ano e a versão. Modelos de 2008 têm preços médios em torno de R$ 33.000, enquanto unidades de 2011 podem alcançar R$ 42.000. É recomendado verificar o histórico de manutenção antes da compra para evitar despesas inesperadas.

Apesar de sua curta vida no mercado, o Vectra GT ainda é uma opção entre os hatches médios usados, especialmente para quem valoriza confiabilidade mecânica e boa oferta de equipamentos de série.

Fonte: Icarros, Webmotors, Wikipedia e QuatroRodas.