Se você está pensando em comprar um Fiat Uno Way Xingu 1.0 2013 usado, saiba que essa versão especial do Uno combina um design robusto e aventureiro com a confiabilidade e o custo-benefício característicos da Fiat. Ideal para o uso urbano e pequenas aventuras em estradas de terra leves, o modelo tem como principal destaque seu motor 1.0 flex, econômico e adequado para quem busca baixo consumo de combustível. Seu visual diferenciado, com adesivos e detalhes inspirados no Parque Nacional do Xingu, agrada quem valoriza exclusividade em um carro compacto. Com espaço interno razoável para a categoria, ele é uma boa opção para casais, pequenos trajetos familiares ou como segundo carro.
Pontos Principais:
Por outro lado, ao optar por esse modelo usado, é importante estar atento a alguns pontos. Como muitos desses carros foram utilizados em terrenos irregulares, verifique o estado da suspensão, que pode exigir reparos ou substituição. Além disso, o motor 1.0, embora econômico, não oferece um desempenho expressivo em subidas ou carregado. Problemas comuns em carros dessa idade incluem desgaste nos freios, embreagem e componentes elétricos, especialmente se o carro não tiver recebido a manutenção adequada. A durabilidade dos plásticos internos pode ser outro ponto de atenção, já que eles tendem a desgastar com o tempo.
Ao comprar um Fiat Uno Way Xingu 1.0 2013 usado, priorize veículos com histórico de manutenção em dia, preferencialmente com registros de serviços realizados. Teste o carro para identificar ruídos na suspensão ou problemas no motor e verifique possíveis vazamentos de óleo. Inspecione também os pneus, principalmente se forem de uso misto, que podem estar desgastados por uso em terrenos acidentados. Por fim, negocie com o vendedor para incluir a troca de itens básicos, como bateria e filtros, no acordo, garantindo que o veículo esteja pronto para rodar com segurança e economia.
O desempenho deste modelo é adequado para sua categoria. Com um motor de aspiração natural e cilindrada de 999 cm³, apresenta uma potência máxima de 75 cv (álcool) e 73 cv (gasolina) a 6.250 rpm. O torque máximo é de 9,9 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina) a 3.850 rpm. A relação peso/potência é de 12,27 kg/cv, enquanto a potência específica alcança 75,1 cv/litro.
Possui tração dianteira e transmissão manual de 5 marchas, utilizando o código de câmbio c513. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 15,8 segundos, e a velocidade máxima atinge 151 km/h. Sua plataforma 327 entrega uma construção confiável para o segmento de hatchbacks compactos.
Com motorização flex, este veículo oferece consumo urbano de 6,6 km/l (álcool) e 10,1 km/l (gasolina). Na estrada, a eficiência aumenta para 7,8 km/l (álcool) e 12 km/l (gasolina).
A autonomia no ambiente urbano é de 317 km (álcool) e 485 km (gasolina), enquanto em rodovias os números sobem para 374 km (álcool) e 576 km (gasolina), graças ao tanque de combustível com capacidade de 48 litros.
O modelo é projetado para até cinco ocupantes, com quatro portas que garantem acesso facilitado. O porta-malas oferece uma capacidade de 280 litros, adequada para viagens ou uso cotidiano.
A carga útil total é de 400 kg, suficiente para o transporte de itens no dia a dia.
Este hatchback compacto possui suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, e suspensão traseira com eixo de torção, também equipada com molas helicoidais. O sistema de freios utiliza discos sólidos na dianteira e tambores na traseira.
Suas dimensões incluem um comprimento de 3.770 mm, largura de 1.656 mm, altura de 1.548 mm e uma distância entre-eixos de 2.376 mm. O peso total é de 920 kg. Para pneus, utiliza 175/65 r14, com um diâmetro de giro de 9,8 metros.
A direção não possui assistência e apresenta um sistema robusto e confiável para uso urbano e rodoviário.
O preço aproximado desse carro gira em torno de R$ 29 mil, uma opção competitiva considerando suas especificações e funcionalidades.
Em 2013, a Fiat lançou a série especial Xingu para os modelos Mille e Uno, celebrando o filme homônimo que retratava a luta dos irmãos Villas Boas na criação do Parque Nacional do Xingu. A edição foi uma iniciativa que unia o mundo automotivo a uma importante causa ambiental e cultural brasileira. Com faixas exclusivas e equipamentos diferenciados, os veículos conquistaram admiradores e marcaram uma época em que os carros populares estavam no auge de suas vendas no Brasil.
O Fiat Uno Way, nas versões 1.0 e 1.4, oferecia aos compradores itens de série que elevavam o conforto e a conveniência para o segmento. Entre os destaques estavam direção hidráulica, ar-condicionado, faróis de neblina e computador de bordo, além de vidros elétricos com função um toque para o motorista. Já o Mille Way 1.0, limitado à configuração de quatro portas, trouxe equipamentos como desembaçador e limpador traseiro, vidros e travas elétricas, além de bancos parcialmente revestidos em veludo. Era uma tentativa de agregar valor ao icônico compacto, que já estava próximo de sua despedida.
Na época, o Mille e o Uno disputavam espaço em um mercado competitivo, e a série Xingu oferecia um diferencial para atrair consumidores que buscavam algo além de um simples carro utilitário. A homenagem ao filme e ao Parque Nacional do Xingu trouxe um apelo emocional e patriótico, o que ajudou a destacar os modelos entre os rivais. A escolha do nome também reforçava a conexão com a natureza e a preservação ambiental, temas cada vez mais valorizados.
Onze anos depois, em 2024, a série especial Xingu é lembrada como um marco no portfólio da Fiat e um reflexo de uma estratégia de marketing que buscava criar identidade para veículos compactos. Com o encerramento da produção do Mille em 2013 e a modernização do Uno nos anos seguintes, esses modelos se tornaram símbolos de uma era de transição na indústria automotiva brasileira, marcada pela busca por maior sofisticação nos veículos de entrada.
Apesar de ter ficado no passado, a série Fiat Xingu permanece na memória dos entusiastas de carros populares e daqueles que acompanharam a história do automobilismo no Brasil. Ela é um exemplo de como a união entre cultura, história e design pode criar produtos que transcendem o mercado e se tornam parte da identidade nacional. Em tempos de tecnologias avançadas e mobilidade elétrica, relembrar edições especiais como essa é uma forma de valorizar o que fez parte da jornada da indústria automotiva no país.
Fonte: Stellantis, iCarros, Motor1, MobiAuto e OLX.