A GWM decidiu levar o conceito de robustez ao pé da letra ao inscrever o Tank 300 na categoria Expedição do Rally dos Sertões 2025, o mais exigente desafio off-road do Brasil. O modelo híbrido plug-in participa da prova com sua configuração original de fábrica, sem qualquer modificação mecânica. São 3.482 quilômetros de percurso entre Goiânia (GO) e Marechal Deodoro (AL), passando por terrenos que colocam à prova até os veículos mais preparados.
Quem comanda o SUV é o consultor de off-road e jornalista Luis Carqueijo, que optou por não alterar nenhum componente técnico do carro. Ele segue sozinho, sem navegador, utilizando apenas rádio de comunicação, cinta de reboque e GPS. O desafio é testar os limites do Tank 300 nas mesmas rotas que os veículos de competição, mas em ritmo de expedição, encarando solo arenoso, trilhas e obstáculos naturais com o que vem de fábrica.

O evento teve largada no dia 26 de julho, em Senador Canedo (GO), com cerimônia oficial e passagem pela rampa de apresentação. A presença do Tank 300 foi um dos destaques entre os veículos da categoria Expedição, que tem caráter mais turístico e de resistência, permitindo ao público observar o desempenho real de modelos voltados para consumidores finais.
O Tank 300 traz motor 2.0 turbo a gasolina acoplado a um motor elétrico, entregando 394 cv e torque de 750 Nm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A bateria de 37,1 kWh garante autonomia elétrica de até 106 km no ciclo WLTP. O sistema permite recarga rápida DC de até 50 kW, passando de 30% a 80% em apenas 24 minutos.
A tração 4×4 com reduzida, bloqueios de diferencial dianteiro, central e traseiro, e a carroceria sobre chassi reforçam a vocação do Tank 300 para situações extremas. O sistema eletrônico ATS oferece nove modos de condução, adaptando-se a lama, areia, pedras ou asfalto. A arquitetura Hi4-T usada no modelo é a mesma das picapes médias da marca na China, onde a GWM lidera há mais de duas décadas.
A participação no Rally dos Sertões reforça a proposta da GWM de oferecer um SUV multifuncional, que combina luxo, tecnologia e desempenho off-road. O Tank 300 quer ser mais que um carro para trilhas: aposta também na versatilidade para uso urbano e familiar, em um pacote de alta performance e segurança. No Brasil, é o único SUV híbrido abaixo de R$ 600 mil com recarga rápida DC.
O Rally dos Sertões, criado em 1993, é inspirado em provas como o Paris-Dakar. Com cerca de dez dias de duração, tornou-se referência internacional em provas cross country. A edição de 2025 confirma a tendência de crescimento da modalidade e do mercado de SUVs híbridos voltados à aventura — e o Tank 300 quer deixar sua marca com o desafio superado sem adaptação.
Fonte: Gwmmotors.