Hidrogênio verde deve ser o combustível do futuro

Hidrogênio verde, é o mais novo combustível para nossos veículos. Além de causar menos danos ao meio ambiente chega ser até 3 vezes mais potente que a gasolina. Este será o combustível que irá revolucionar o futuro, e já é produzido em 6 países. O hidrogênio renovável (também conhecido como hidrogênio verde) é o elemento químico com maior abundância em todo universo. Ele é necessário para a existência do sol e até mesmo das estrelas.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 20/04/2021

Hidrogênio verde, é o mais novo combustível para nossos veículos.

Além de causar menos danos ao meio ambiente chega ser até 3 vezes mais potente que a gasolina. Este será o combustível que irá revolucionar o futuro, e já é produzido em 6 países.

O hidrogênio renovável (também conhecido como hidrogênio verde) é o elemento químico com maior abundância em todo universo. Ele é necessário para a existência do sol e até mesmo das estrelas.

Hidrogênio verde

O chamado hidrogênio renovável, que é 100% sustentável e três vezes mais potente que a gasolina, pode ser uma forma de evitar os piores impactos das mudanças climáticas.
O chamado hidrogênio renovável, que é 100% sustentável e três vezes mais potente que a gasolina, pode ser uma forma de evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

Esta seria uma das principais formas de amenizar o impacto climático, pois o hidrogênio é uma incrível fonte limpa de energia, liberando apenas água no estado gasoso, produzindo zero CO2.

Mensagem de diversos renomados cientistas afirmam que devemos evitar acréscimos de temperaturas globais, para não sofrermos ainda mais com mudanças climáticas.

O desafio é imenso. As temperaturas já estão 1°C acima dos níveis pré-industriais e, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), uma alta adicional de apenas 0,5 °C é suficiente para que os efeitos sejam devastadores.

O cenário atual pode mudar com a chegada do hidrogênio verde. Até hoje o hidrogênio tinha sido usado apenas nas aeronaves da NASA, justamente por ser altamente inflamável, porém seu transporte e armazenamento é muito perigoso.

Claro que o hidrogênio precisa passar por uma série de procedimentos até se tornar apto para ser usado como combustível.

BMW Hydrogen 7, com motor de combustão interna a hidrogênio (foto: Mattes / Wikimedia)
BMW Hydrogen 7, com motor de combustão interna a hidrogênio (foto: Mattes / Wikimedia)

Para que isso seja possível, o hidrogênio passa por um processo chamado eletrólise, como o procedimento requer muita energia, usa-se eólica ou energia solar.

O processo usa eletricidade para separar a água em oxigênio e hidrogênio que passa por um processo denominado eletrolisador.

Todo esse procedimento torna o hidrogênio verde totalmente sustentável, porém esses processos têm seu custo extremamente alto.

Diversos países já se sensibilizaram com a causa e estão trabalhando incansavelmente para continuarem com suas demandas de forma que possa causar o mínimo possível de danos ao meio ambiente.

Austrália, Holanda, Alemanha, China, Arábia Saudita e Chile, são os seis países que já estão desenvolvendo os maiores projetos de produção de hidrogênio verde.

*Com informações da Porsche e Wiki.