A Honda ADV 160 2025 chega ao mercado brasileiro trazendo diversas atualizações que prometem atrair tanto novos compradores quanto os entusiastas da linha aventureira da marca.
Pontos Principais:
O modelo apresenta avanços em design, chassi, motorização e eletrônica, mas seu preço elevado é um ponto que pode gerar questionamentos por parte dos consumidores. O lançamento oficial está previsto para 15 de fevereiro de 2025.
A Honda ADV 160 2025 compartilha o motor e o chassi com a PCX 160, apresentando melhorias significativas em relação ao modelo anterior de 150 cc.
O novo motor de 156 cm³ possui cabeçote de quatro válvulas, entregando 16 cv de potência e 1,46 kgfm de torque. Esse incremento possibilita maior eficiência e desempenho, com velocidade máxima aferida de 112,9 km/h, um avanço considerável em relação aos 101 km/h do modelo antigo.
O sistema de transmissão continua sendo CVT, e o propulsor inclui o sistema start-stop para economia de combustível. Durante testes realizados em Campos do Jordão (SP), o consumo chegou a 48,1 km/l em um trajeto misto, destacando a eficiência energética do modelo.
Embora visualmente semelhante à versão anterior, a ADV 160 apresenta mudanças sutis no design, como carenagens mais largas e peças plásticas de formas mais fluidas. O chassi foi renovado, resultando em maior estabilidade e recalibração da suspensão, que agora oferece 130 mm de curso na dianteira e 110 mm na traseira.
A scooter mantém as rodas, pneus e sistema de freios, com ABS dianteiro e controle de tração como itens de série. A ergonomia também foi aprimorada com espaço para os pés mais largo, banco 15 mm mais baixo e ponta estreita, favorecendo pilotos de diferentes estaturas.
O modelo vem equipado com um painel digital maior de 5 polegadas, que inclui conta-giros, computador de bordo, medidor de consumo médio e instantâneo, indicador de temperatura externa e voltagem da bateria. Os controles foram simplificados com um direcional de quatro botões, substituindo o sistema anterior.
A iluminação em LED é mantida, e o modelo agora conta com uma porta USB-C no compartimento frontal, substituindo a antiga 12V. Um alarme acionado por chave presencial foi adicionado, visando aumentar a segurança em regiões com maior índice de furtos.
O compartimento de armazenamento sob o assento agora tem capacidade de 29 litros, 2 litros a mais do que na versão anterior. O para-brisas também foi redesenhado, com aumento de 75 mm na regulagem mais alta, oferecendo maior proteção contra o vento.
A ADV 160 é apresentada em duas opções de cores: Iron Nail Silver Metallic (prata) e Pearl Siena Red (vermelho perolizado). Essa escolha reflete a intenção de atender diferentes perfis de consumidores, desde motociclistas experientes até aqueles que buscam uma alternativa prática ao carro.
O preço inicial aproximado de R$ 24.534 sem frete coloca a ADV 160 em uma posição competitiva, mas as variações nos valores nas concessionárias, chegando a R$ 28 mil, podem ser um obstáculo para alguns compradores. No mercado, modelos como a Yamaha NMAX, comercializada por cerca de R$ 23.700 já com frete, surgem como alternativas diretas.
A Honda classifica os principais públicos do modelo como: proprietários anteriores de ADV ou PCX, compradores de primeira moto e aqueles que procuram substituir um segundo carro.
Fonte: Honda, AutoEsporte, R7 e Motor1.