Honda Biz 125 2025 chega renovada com novo motor, mais tecnologia e freios no guidão

Honda Biz 125 2025 chega renovada com novo motor, mais tecnologia e freios no guidão
A Honda Biz 125 2025 traz motor mais moderno, versões EX e ES, novos freios no guidão, painel atualizado, porta USB-C e design renovado, mantendo economia, conforto e tradição da moto urbana mais vendida.
Publicado por em Honda Motos dia

A Honda Biz 125 2025 chega ao mercado brasileiro carregando a responsabilidade de ser um dos modelos mais populares da história da marca. Em mais de 25 anos, foram 4,7 milhões de unidades vendidas, consolidando-se como a segunda motocicleta mais querida do país, atrás apenas da CG. A nova geração, lançada em 2024, reforça esse legado ao modernizar motor, chassi, design e conveniência sem abandonar as características que a tornaram um ícone.

Pontos Principais:

  • Honda Biz 125 2025 estreia motor mais moderno de 125 cc, com versões EX flex e ES gasolina.
  • Sistema de freios foi atualizado: pedal eliminado, comando nos manetes com CBS integrado.
  • Design recebeu painel digital retangular, porta USB-C e luzes de posição em LED na EX.
  • Honda Store lança linha de capacetes, jaquetas e luvas inspiradas na nova Biz 2025.

A novidade mais evidente está no motor monocilíndrico de 125 cc, que substitui a antiga versão de 110 cc. Mais eficiente, o propulsor amplia a faixa de torque, melhora o desempenho urbano e mantém a reconhecida economia de combustível. Na versão topo de linha, a Biz 125 EX, o sistema PGM-FI FlexOne permite rodar tanto com etanol quanto com gasolina. Já a Biz 125 ES, mais acessível, utiliza apenas gasolina. Em ambas, a transmissão semiautomática rotativa de quatro marchas foi preservada, garantindo facilidade de uso para iniciantes.

A Honda Biz 125 2025 chega com motor 125 cc mais moderno, ampliando a faixa de torque e reduzindo emissões, sem perder economia. A versão EX aceita etanol e gasolina, enquanto a ES usa apenas gasolina.
A Honda Biz 125 2025 chega com motor 125 cc mais moderno, ampliando a faixa de torque e reduzindo emissões, sem perder economia. A versão EX aceita etanol e gasolina, enquanto a ES usa apenas gasolina.

Outro ponto de destaque está na ciclística. O chassi foi reforçado, resultando em maior estabilidade. A grande mudança, porém, está no sistema de frenagem: o pedal foi eliminado e o acionamento passou a ser feito diretamente nos manetes, em um padrão semelhante ao das scooters. O sistema CBS distribui automaticamente a força entre as rodas, aumentando a segurança. A Biz EX recebe rodas de liga leve, freio a disco dianteiro e pneus sem câmara, enquanto a Biz ES vem equipada com rodas raiadas, freios a tambor e pneus com câmara.

No design, a Honda buscou atualizar sem perder a essência. O painel agora é retangular, com versão Blackout na EX, trazendo indicador de marcha engatada e de consumo médio. Luzes de posição em LED no escudo frontal reforçam a modernidade da versão mais cara, enquanto novos grafismos atualizam o visual de ambas. Praticidade também evoluiu: a Biz ganhou porta-objetos capaz de guardar uma garrafa squeeze, além de porta USB-C para recarga de dispositivos.

O sistema de freios foi totalmente redesenhado. O pedal foi eliminado e os manetes passaram a comandar o CBS, que distribui a força entre rodas dianteira e traseira, aumentando a segurança.
O sistema de freios foi totalmente redesenhado. O pedal foi eliminado e os manetes passaram a comandar o CBS, que distribui a força entre rodas dianteira e traseira, aumentando a segurança.

O assento foi redesenhado com abertura mais prática: basta girar a chave para que o banco se levante sozinho, dispensando o uso das duas mãos. O tradicional gancho para pequenas compras continua no escudo frontal, reforçando o caráter urbano do modelo. Essa combinação de praticidade, leveza e economia continua sendo um dos pilares da linha Biz, atraindo desde novos motociclistas até quem busca um veículo ágil para o dia a dia.

A trajetória da Biz também reforça o peso do lançamento. Desde 1998, quando substituiu a C 100 Dream, a moto passou por diversas evoluções, como a adoção da partida elétrica em 1999, o motor de 125 cc em 2005, a chegada da injeção eletrônica PGM-FI em 2008 e o sistema Flex em 2011. Em 2018, ganhou painel digital e espaço maior sob o banco, além do sistema CBS. A cada geração, a Honda mostrou capacidade de aprimorar a fórmula sem perder a simplicidade que a fez ser reconhecida.

No design, a Honda modernizou o painel, agora digital e retangular, e incluiu porta USB-C, porta-objetos e abertura prática do banco. A EX também ganhou luzes de posição em LED.
No design, a Honda modernizou o painel, agora digital e retangular, e incluiu porta USB-C, porta-objetos e abertura prática do banco. A EX também ganhou luzes de posição em LED.

O sucesso também se reflete fora das ruas. A Honda aproveitou o lançamento da Biz 2025 para criar uma linha de acessórios exclusivos na Honda Store, incluindo capacetes com cores que remetem às versões EX e ES, jaquetas Bomber e Rider Jeans, além de luvas Rider Soft com recurso sensível ao toque em telas de celular. Todos certificados pelo Inmetro, reforçam a aposta da marca em oferecer não apenas a motocicleta, mas também um estilo de vida associado à praticidade e à segurança.

Com isso, a Honda Biz 125 2025 reafirma sua relevância como moto urbana acessível, moderna e de baixo custo de manutenção. Ao combinar design atualizado, melhorias mecânicas e conveniências inéditas, o modelo desafia concorrentes diretos no segmento de baixa cilindrada e mantém viva a tradição de ser porta de entrada para milhões de motociclistas brasileiros.

Preço da Honda Biz 125 2025

A Honda Biz 125 EX, versão mais completa da linha com motor FlexOne, rodas de liga-leve e freio a disco dianteiro, tem preço público sugerido a partir de R$ 17 mil, já considerando o arredondamento para cima.

A Biz 125 ES, opção de entrada equipada apenas para gasolina, com rodas raiadas e freios a tambor, chega ao mercado nacional por cerca de R$ 13 mil, mantendo-se como alternativa mais acessível dentro da gama.

Com essa faixa de preços, a Biz 125 2025 continua posicionada de forma competitiva entre as motos urbanas, unindo praticidade, economia e facilidade de pilotagem a valores que refletem seu histórico de sucesso no Brasil.

Fonte: Honda.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.