Honda lança Ye S7 na China: primeiro SUV elétrico da marca promete autonomia de 620 km e tecnologia avançada

Em meio à disputa acirrada do mercado chinês de elétricos, a Honda revelou o Ye S7, seu primeiro SUV da nova submarca Ye. Com 469 cv, autonomia de 620 km e tecnologia da Huawei, o modelo busca recuperar espaço da marca. A pré-venda começou, e o lançamento oficial deve ocorrer em breve, fortalecendo a estratégia da montadora.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 18/02/2025

A Honda iniciou uma nova fase no mercado chinês de veículos elétricos com o lançamento do SUV Ye S7. O modelo marca a estreia da submarca Ye, desenvolvida em parceria com as joint ventures Dongfeng e GAC. Com essa nova linha, a montadora japonesa busca ampliar sua participação no segmento de elétricos, enfrentando concorrentes como Tesla, Xpeng e Nio.

Pontos Principais:

  • Honda lança o SUV elétrico Ye S7 na China, em parceria com Dongfeng e GAC.
  • Modelo tem autonomia de 620 km e potência combinada de 469 cv.
  • Sistema de condução assistida Huawei Qiankun ADS faz parte do pacote tecnológico.
  • Preço ainda não foi confirmado, mas estimativas indicam valor inicial de US$ 27,6 mil.

O Ye S7 é o primeiro de seis lançamentos planejados para os próximos anos. O modelo conta com especificações avançadas e um conjunto de tecnologias projetadas para atender à demanda do mercado chinês por veículos eletrificados. A autonomia de 620 km, o sistema de condução assistida desenvolvido pela Huawei e a plataforma modular W são alguns dos destaques do SUV.

A Honda lançou o Ye S7 na China, seu primeiro SUV elétrico desenvolvido com as joint ventures Dongfeng e GAC. O modelo inaugura a submarca Ye e faz parte de um plano de expansão até 2027.
A Honda lançou o Ye S7 na China, seu primeiro SUV elétrico desenvolvido com as joint ventures Dongfeng e GAC. O modelo inaugura a submarca Ye e faz parte de um plano de expansão até 2027.

O preço oficial ainda não foi anunciado, mas estimativas indicam que o Ye S7 será posicionado abaixo do Honda e:NS1, que custa entre US$ 24 mil e US$ 31 mil. A previsão é que o modelo seja vendido a partir de US$ 27,6 mil, o que corresponde a cerca de R$ 160 mil.

Especificações do Honda Ye S7

O SUV tem dois motores elétricos, um dianteiro de 150 kW e um traseiro de 200 kW, totalizando 469 cv. A velocidade máxima é de 180 km/h, e uma versão com motor único e 260 cv será lançada futuramente.
O SUV tem dois motores elétricos, um dianteiro de 150 kW e um traseiro de 200 kW, totalizando 469 cv. A velocidade máxima é de 180 km/h, e uma versão com motor único e 260 cv será lançada futuramente.

O Ye S7 é um SUV de porte médio, com dimensões de 4,75 metros de comprimento, 1,93 metro de largura e 1,62 metro de altura. A distância entre eixos é de 2,93 metros, e o peso total do veículo é de 2.305 kg. A carroceria segue um design compatível com as tendências dos SUVs elétricos no mercado chinês.

O modelo é construído sobre a plataforma modular W, permitindo diferentes configurações de motorização e bateria. A versão inicial conta com um conjunto de dois motores elétricos, sendo um dianteiro de 150 kW e um traseiro de 200 kW. A potência combinada chega a 469 cv, e a velocidade máxima é limitada a 180 km/h.

Uma versão alternativa com um único motor elétrico e potência reduzida para cerca de 260 cv será lançada posteriormente. Essa configuração oferecerá uma opção mais acessível para consumidores que não precisam da tração integral.

Bateria e autonomia

A bateria de 89,9 kWh da CATL usa tecnologia NMC e oferece autonomia de 620 km no ciclo CLTC. O carregamento rápido ainda não foi detalhado, mas a Honda promete eficiência energética avançada.
A bateria de 89,9 kWh da CATL usa tecnologia NMC e oferece autonomia de 620 km no ciclo CLTC. O carregamento rápido ainda não foi detalhado, mas a Honda promete eficiência energética avançada.

A bateria do Ye S7 é fornecida pela CATL e tem capacidade de 89,9 kWh. O conjunto utiliza tecnologia de níquel, manganês e cobalto (NMC), garantindo uma autonomia de até 620 km no ciclo chinês CLTC. Essa especificação posiciona o modelo dentro da média dos principais concorrentes no segmento de SUVs elétricos na China.

O sistema de recarga ainda não foi detalhado, mas é esperado que o modelo suporte carregamento rápido, compatível com as principais estações de recarga disponíveis no país. A Honda busca tornar o Ye S7 uma opção viável para consumidores que percorrem grandes distâncias e precisam de um veículo com alta eficiência energética.

A adoção da tecnologia da CATL reforça a parceria entre a Honda e a fabricante chinesa de baterias. Essa colaboração faz parte da estratégia da montadora japonesa para expandir sua presença no setor de elétricos, garantindo acesso a soluções tecnológicas desenvolvidas no mercado asiático.

Sistemas de condução e tecnologia

O Ye S7 traz o sistema de condução assistida Huawei Qiankun ADS, desenvolvido em parceria com a Honda. A tecnologia supera o Honda Sensing 360+ e amplia a segurança ao motorista.
O Ye S7 traz o sistema de condução assistida Huawei Qiankun ADS, desenvolvido em parceria com a Honda. A tecnologia supera o Honda Sensing 360+ e amplia a segurança ao motorista.

O Ye S7 estreia o sistema de condução assistida Huawei Qiankun ADS, desenvolvido em parceria com a Honda e as joint ventures Dongfeng e GAC. A montadora afirma que esse sistema supera o Honda Sensing 360+, trazendo maior precisão na identificação de obstáculos e no controle autônomo do veículo.

Além do pacote de assistência à condução, o SUV conta com uma série de recursos tecnológicos voltados para a experiência do motorista e passageiros. O modelo possui retrovisores digitais e um conjunto de telas de alta resolução. O painel digital do condutor ainda não teve todas as especificações divulgadas, mas o sistema multimídia central inclui duas telas sobrepostas: uma de 10 polegadas na parte inferior e outra de 12,8 polegadas na parte superior.

Os recursos tecnológicos do Ye S7 seguem o padrão dos veículos elétricos desenvolvidos para o mercado chinês. A integração com sistemas inteligentes e a conectividade avançada fazem parte da estratégia da Honda para competir com marcas locais, que já oferecem soluções similares em seus modelos.

Concorrência e posicionamento no mercado

Concorrendo com Tesla Model Y, Xpeng G6 e Nio ES6, o Ye S7 deve custar cerca de US$ 27,6 mil. Seu preço será inferior ao do Honda e:NS1, que varia entre US$ 24 mil e US$ 31 mil.
Concorrendo com Tesla Model Y, Xpeng G6 e Nio ES6, o Ye S7 deve custar cerca de US$ 27,6 mil. Seu preço será inferior ao do Honda e:NS1, que varia entre US$ 24 mil e US$ 31 mil.

O Ye S7 chega ao mercado chinês para disputar espaço com modelos elétricos premium, como Tesla Model Y, Xpeng G6, Xiaomi YU7 e Nio ES6. Esses veículos fazem parte de um segmento que vem crescendo na China, impulsionado por incentivos governamentais e avanços na tecnologia de baterias.

O preço estimado do Ye S7, em torno de US$ 27,6 mil, posiciona o modelo abaixo de alguns concorrentes diretos. Essa estratégia pode atrair consumidores que buscam um SUV elétrico com bom nível de tecnologia e autonomia, sem pagar os valores praticados por marcas consideradas premium.

A Honda tem enfrentado dificuldades para manter sua participação no mercado chinês de veículos elétricos. As vendas da montadora no país caíram 26,7% em 2024, totalizando 881.347 unidades. O lançamento da linha Ye é uma tentativa de reverter esse cenário, oferecendo modelos desenvolvidos especificamente para as necessidades do consumidor local.

Futuro da linha Ye

As vendas da Honda na China caíram 26,7% em 2024. A marca aposta na linha Ye para recuperar mercado, oferecendo modelos elétricos com tecnologia avançada e design adaptado ao público local.
As vendas da Honda na China caíram 26,7% em 2024. A marca aposta na linha Ye para recuperar mercado, oferecendo modelos elétricos com tecnologia avançada e design adaptado ao público local.

O lançamento do Ye S7 é apenas o primeiro passo da Honda na expansão da submarca Ye. Até 2027, a montadora pretende lançar mais cinco modelos elétricos sob essa linha, incluindo o Ye P7, que será fabricado pela joint venture GAC.

A estratégia da Honda na China inclui a oferta de diferentes opções de motorização e a adoção de tecnologias desenvolvidas em parceria com empresas locais. O objetivo é fortalecer a presença da marca no segmento de elétricos e competir com as fabricantes chinesas que dominam esse mercado.

Ainda não há informações sobre a exportação da linha Ye para outros mercados. Inicialmente, a Honda deve concentrar suas operações na China, onde há uma demanda crescente por veículos elétricos e infraestrutura adequada para a expansão desse segmento.

Expectativas para o lançamento

A pré-venda do Ye S7 já começou, mas a Honda ainda não confirmou a data oficial de lançamento. O modelo será o primeiro de seis elétricos planejados para os próximos anos no mercado chinês.
A pré-venda do Ye S7 já começou, mas a Honda ainda não confirmou a data oficial de lançamento. O modelo será o primeiro de seis elétricos planejados para os próximos anos no mercado chinês.

A Honda iniciou a fase de pré-venda do Ye S7, mas ainda não divulgou a data oficial de lançamento. O modelo será posicionado abaixo do Honda e:NS1 e deve atrair consumidores que buscam um SUV elétrico com bom alcance e tecnologia embarcada.

A presença do sistema de condução assistida da Huawei e os demais recursos tecnológicos podem ser diferenciais importantes para o sucesso do Ye S7. A Honda espera que esse modelo ajude a recuperar sua posição no mercado chinês, onde as vendas de elétricos continuam em crescimento.

Com os próximos lançamentos da linha Ye, a montadora busca consolidar sua participação no segmento de veículos elétricos na China. A aceitação do Ye S7 pelo público será um indicativo do potencial da nova submarca para competir com os principais players do setor.

Fonte: Honda, Carnewschina e R7.