Lamborghini Urus: o SUV com cara de malvado

A Lamborghini percebeu a tendência do mercado e lança o primeiro SUV superesportivo do mundo: o Urus. O que esse modelo traz além de um visual espetacular? Será mesmo digno da marca Lamborghini, ícone em esportividade?
Publicado em Carros dia 12/02/2019 por Alan Corrêa

A Lamborghini percebeu a tendência do mercado e lança o primeiro SUV superesportivo do mundo: o Urus. O que esse modelo traz além de um visual espetacular? Será mesmo digno da marca Lamborghini, ícone em esportividade?

Motorização feroz

O Urus está equipado com 4.0 V8, com 670 cv de potência e torque máximo de 850 Nm entre 2.250 e 4.500 rpm. A transmissão é automática de 8 velocidades, e a tração integral permanente, sendo que o torque é direcionado especialmente às rodas traseiras.

Com essa configuração o modelo é capaz de atingir os 305 km/h, sendo que alcança os primeiros 100 km/h em apenas 3,6 segundos, e os 200 km/h em 12,8 segundos.

Os freios de carbono-cerâmica permitem que o veículo faça de 100 km/h até a parada total em apenas 33,7 metros. Os freios dianteiros têm diâmetro de 440 mm e os traseiros 370 mm, a espessura é de 40 mm e 30 mm respectivamente.

Visão geral do Urus e objetivo da marca

Como é notório, em todo mundo a procura pelos modelos SUV’s tem crescido bastante, e as marcas percebendo isso procuram preencher o segmento com modelos que atendam a demanda. Mas como uma marca do estilo da Lamborghini vai resolver esse problema? Não é uma tarefa fácil, mas a montadora de tradição italiana superou as expectativas de muitos, de outros nem tanto.

O Lamborghini Urus é o primeiro Super Sport Utility Vehicle do mundo, como afirma a própria marca. Em seus traços traz as principais características de um verdadeiro Lamborghini e m proporções maiores.

Também mantém, de certa forma, a alta esportividade que está no DNA da marca, ao mesmo tempo que transite uma grande segurança e solidez, muita força e modernidade. Tudo quanto foi necessário para transformar um veículo utilitário num superesportivo foi feito, até mesmo detalhes externos em fibra de carbono e um pacote Off-road.

Seletor ANIMA, uma fonte de emoção permanente

Com o ronco icônico, o motor do Urus está equipado com o Seletor ANIMA (Adaptive Network Intelligent Management), capaz de identificar as condições do terreno e entregar a melhor performance possível. Esse terreno, bem entendido, pode ser areia, neve, lama, cascalho e qualquer outro. Mas o melhor de tudo é que o condutor pode selecionar o modo de sua preferência através de uma pequena alavanca próximo ao câmbio.

Esse Seletor oferece três modos de condução on-road:

Além disso, conta também com três modos off-road:

Mas o melhor de todos vem agora, o modo EGO, que permite ao condutor redefinir e personalizar toda a dinâmica do carro de acordo com as próprias preferências e necessidades no que diz respeito à direção, suspensão e tração.

Em síntese, com o Urus as características de um verdadeiro esportivo estão presentes, mas sem deixar de lado o conforto e a segurança do veículo para o dia-a-dia. O modelo é bastante versátil e pode servir perfeitamente para a condução diária, ida e volta do serviço. Mas quando está na pista faz o seu trabalho.

Design moderno e distinto

O Lamborghini Urus pode ser um carro de competição, um transporte de luxo e um Off-road de respeito. Mesmo assim, o seu design não foi projetado apenas com objetivo de agradar aos olhos. Pelo contrário, ele tem uma excelente aerodinâmica – e não poderia ser diferente – mantendo o alto padrão da marca e dos seus irmãos menores.

Os elementos hexagonais, o famoso “Y”, o capô cuja cobertura tem ao centro um leve pico e os faróis invocados remetem aos modelos mitos como o Huracán e o Aventador. Mas ele também trouxe algo do LM002: à cúpula de potência que mostra a posição do motor e as linhas diagonais.

Interior tão sofisticado quanto possível

Por dentro o modelo ainda supera as expectativas. Seu interior é luxuosíssimo, cheio de tecnologia de ponta e com todo conforto que alguém pode desejar dentro de um carro. Entre outras muitas regalias, o Urus conta com três telas TFT: uma para o painel de instrumentos que é 100% digital; outra para o entretenimento, que traz as funções de áudio e vídeo, além do acesso a aplicativos e sistema de navegação; e uma terceira tela para controle das funções de conforto, como por exemplo o ar condicionado, com reconhecimento de escrita manual sobre sua tela touch.

Isso tudo sem falar nos materiais que são utilizados no interior do veículo, como por exemplo: revestimentos em couro, e acabamento em madeira, alumínio ou carbono, sendo possível ainda a escolha de sofisticação adicional com a costura contrastada ou Q-citura.

Dinâmica e condução adaptadas ao formato SUV

O Lamborghini Urus não é apenas uma carroceria de SUV com motor de outro modelo. Ele foi construído integralmente para oferecer a melhor relação entre todo o conjunto do veículo, de modo a entregar a melhor performance, a mais alta tecnologia e uma segurança completa.

Ele traz uma excepcional dinâmica de condução, a qual é proporcionada através de um pacote com excelente composição: tração integral permanente com vetorização ativa de torque traseiro, suspensão pneumática adaptável com amortecedores ativos, sistema de estabilização de cilindros com resposta contínua e imediata, freios de cerâmica de carbono e rodas de aro 23 com pneus mistos.

Sistema de segurança avançado e eficiente

O sistema de segurança é outra característica que se destaca e merece uma atenção especial. Com a mais avançada tecnologia disponível no mercado automobilístico atualmente, o modelo conta com monitoramento constante 360° para oferecer uma condução mais segura.

O modelo oferece três pacotes de segurança e dinâmica de condução, ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems): “Urban Road”, “Full ADAS” e “Highway”. Eles contam com sistemas de assistência inovadores e inteligentes, e podem atender as necessidades de cada motorista em qualquer tipo de condução.

Dimensões

As dimensões do Urus são bastante interessantes, e oferecem conforto de sobra, ao mesmo tempo que proporcionam uma boa autonomia:

Opinião de um especialista: a hora da verdade

O especialista Jeremy Clarkson, apesar de toda essa descrição maravilhosa que a marca oferece sobre seu próprio carro, faz ressalvas que num primeiro momento assustam, mas que depois acabam convencendo de certa forma.

Depois de fazer diversos elogios sobre o modelo, como dizer que tem um ótimo custo/benefício, ou ainda que é muito confortável, que traz segurança e que é superconfiável, ele afirma: “Mas eu não queria nada disso, só queria um Lamborghini”.

Para ele o modelo é muitas coisas, menos um Lamborghini. A começar pelo visual que “não tem um visual tão ousado assim”. Além disso, “a plataforma vem do Audi Q7, o motor e o câmbio do Porsche Cayenne, o eixo traseiro e a suspensão do Bentley Bentayga, o painel de instrumentos do Audi A8 e os comandos dos vidros elétricos do Volkswagen Golf de sétima geração”.

“Só quando você o coloca no modo pista ele começa a balançar seus braços e se mostrar nervoso. E é isso que eu quero de um Lamborghini. Quero um lunático de revirar os olhos com machado numa mão e motosserra na outra. E só com todas as configurações em modo doido varrido ele ofereceu um show de fogos de artifício. Mas no resto do tempo…”

No nosso modo de ver, essa opinião é extremamente técnica – afinal, estamos falando de um grande especialista – mas com certeza o modelo não decepcionaria quem o pudesse obter.