Pelo oitavo ano consecutivo a Mercedes-Benz superou o número de vendas de veículos e manteve a liderança pela terceira vez da categoria premium, com o recorde em 2018 de mais de 2,3 milhões de unidades vendidas.
As vitórias sucessivas como a montadora com maior crescimento levou a Mercedes-Benz lançar a campanha: “o primeiro vem primeiro”.
A Mercedes-Benz fez jus a fama de veículos de alto luxo e obteve pelo terceiro ano consecutivo a liderança na categoria de premium, com 2.310.185 modelos comercializados, um aumento de 0,9% em relação ao ano de 2017.
Sua principal rival, a BMW conseguiu lograr 2.125.026 de vendas mundiais e chegou reivindicar a liderança de veículos premium incorporando a soma total de 2,49 milhões com as marcas Mini e Rolls-Royce do grupo BMW.
Na terceira posição ficou a Audi, que teve um declínio de 3,5% com um total de 1.81 milhões de vendas em 2018.
A Mercedes tem vários motivos para comemorar em 2018, teve o melhor trimestre de vendas da história com 595.098 e um recorde mensal em dezembro com 206.532 (6,7% mais que o mesmo mês em 2017).
O sucesso é devido sobretudo ao mercado asiático, sendo que a China registrou um aumento de 11% de vendas.
Outros países ocidentais tiveram recordes de vendas, como Portugal, onde a Mercedes-Benz alcançou a marca inédita de 16.464 unidades, com um aumento de 1,2% sobre 2017.
Embora em geral na Europa tenha ocorrido um declínio, várias países registraram recordes de vendas: Polônia (42,4%), Suíça (7,7%), França (9,7%), Espanha (11,9%), Grã-Bretanha (6,4%), Bélgica (15,1%), Suécia (15,4%) e Áustria (15,2%).
Outra razão da fase dourada é devido ao desenvolvimento de uma tecnologia futurista e o desempenho aerodinâmico proporcionado ao condutor e aos passageiros dos veículos com a insígnia da estrela de três pontas.
A política de bons descontos, manutenção gratuita por vários anos, benefícios de milhas, entre outras vantagens também atraíram muitos consumidores.
O Brasil também deu sua contribuição decisiva para a Mercedes-Benz com a liderança na categoria premium, com um total de 12.131 unidades vendidas, representando 38% do mercado.
Um dos modelos mais desejados foi o Classe C, premiado seis vezes no país, devido a grande mudança que apresentou a nova geração com o sistema MBUX, com um assistente que permite realizar diversas tarefas do motorista por meio de comando de voz.
Por outro lado, a marca positiva da categoria premium registrou um declínio de 12,5% em relação ao ano de 2017 e amargou a 14º posição entre as montadoras com vendas no país.
Entre SUVs – que é a grande categoria mundial do momento – destacaram também como os modelos mais vendidos da marca o GLA e CLA.
Outro destaque da Mercedes no Brasil foi a liderança em vendas de caminhões, mais de 21 mil, o que representa 27,8% do mercado e um aumento vertiginoso de 44% em relação ao ano de 2017.
Para 2019 a Mercedes-Benz prepara muitas novidades para o mercado internacional, com o Classe X, o novo Classe A Sedan e CLA, bem como as inovações dos caminhões GLB, GLE, GLS e Classe G.
De acordo Britta Seeger, membro do Conselho de Administração da Daimler, em 2019 mais “dez modelos irão inspirar nossos clientes com o intuitivo uso do Mercedes-Benz User Experience e sua inteligência artificial – não apenas nos modelos compactos como, também, nos SUVs”.