A Mitsubishi Motors anunciou oficialmente o lançamento do Eclipse Cross Stock Car, modelo que marcará a entrada da fabricante na temporada 2025 da Stock Car Pro Series. A apresentação ocorreu durante a etapa final da temporada 2024, realizada no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O evento consolidou a estreia da categoria com SUVs, incluindo também os modelos Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross.
O novo carro foi desenvolvido com base no projeto Audace SNG01 e incorpora elementos que visam aumentar a competitividade e a tecnologia dentro das pistas. Com isso, a Mitsubishi retorna à Stock Car após 17 anos de ausência, trazendo uma história de sucesso que inclui títulos em 2006 e 2007.
A estreia do Eclipse Cross Stock Car está marcada para o fim de semana de 2 a 4 de maio de 2025, durante a etapa de abertura da nova temporada.
O Eclipse Cross Stock Car utiliza a plataforma Audace SNG01, sigla que significa “Stock New Generation 01”, desenvolvida pela Audacetech em parceria com ArcelorMittal, IPT e SENAI. O projeto contempla uma carroceria composta por materiais como fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar, fabricada pela Magna Compósitos. Simulações computacionais realizadas pela Siemens e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram utilizadas para garantir eficiência e precisão no desenvolvimento.
O motor turboalimentado de 2,1 litros produz aproximadamente 500 cv de potência, com câmbio sequencial semiautomático de seis marchas fabricado pela britânica XTrac. A suspensão independente utiliza triângulos sobrepostos (“duplo A”) e sistema pushrod, enquanto os amortecedores reguláveis foram desenvolvidos pela Penske Racing. O sistema de frenagem conta com discos ventilados e pinças da AP Racing, operadas por seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
Além disso, o carro conta com um sistema de conectividade Qualcomm Snapdragon 5G, que permite monitoramento em tempo real por meio de sensores instalados em diversas partes do veículo. Essa tecnologia será integrada ao aplicativo oficial da categoria, o Paddock Fan, proporcionando uma experiência interativa para os fãs.
A temporada 2025 será marcada pela introdução de três SUVs no grid da Stock Car, trazendo novos desafios para pilotos e equipes. Além da Mitsubishi, as fabricantes Chevrolet e Toyota também apresentarão suas versões para a competição. O controlador da Vicar, Lincoln Oliveira, destacou a importância dessa mudança, afirmando que a presença de três grandes fabricantes internacionais trará um novo nível de competitividade e inovação para o automobilismo brasileiro.
O projeto dos novos carros envolveu a colaboração de especialistas de diversos países e foi concebido com tecnologia avançada. A estreia dos SUVs promete transformar a experiência dentro e fora das pistas, com ênfase na conectividade e no desempenho.
Segundo Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, o desenvolvimento dos três projetos foi um desafio significativo, mas os resultados obtidos durante os testes superaram as expectativas. A nova era da Stock Car será um marco no automobilismo nacional, oferecendo aos espectadores uma experiência inédita e inovadora.
A Mitsubishi Motors participou da Stock Car pela primeira vez entre 2005 e 2008, acumulando um histórico expressivo. Durante esse período, a marca esteve presente em 48 corridas, conquistou 16 vitórias, 13 poles e 38 pódios. Os destaques foram os títulos alcançados por Cacá Bueno nas temporadas de 2006 e 2007.
Além de sua contribuição à Stock Car, a Mitsubishi organiza há 25 anos a Mitsubishi Cup, considerada o maior rally cross-country da América Latina. A marca também é conhecida por apoiar iniciativas esportivas em diversas modalidades, como vela, ciclismo e tênis.
Com o retorno em 2025, a Mitsubishi busca consolidar sua posição no automobilismo nacional e internacional, trazendo uma combinação de tradição e tecnologia para a principal categoria do Brasil.
Fonte: Stockproseries.