Nissan X-Trail é anunciado no Brasil em noite de lançamento do novo Kait; SUV vai concorrer com Jeep Compass, Corolla Cross e Renault Boreal

Nissan confirma X-Trail 2026 híbrido e Power para o Brasil com tração elétrica integral e porte de SUV médio para enfrentar Compass, Corolla Cross, Taos e Boreal.
Publicado por em Nissan dia

O Nissan X-Trail enfim desembarca no Brasil em 2026, inaugurando a primeira linha híbrida da marca no país e preenchendo uma lacuna que já durava anos no segmento de SUVs médios.

Pontos Principais:

  • X Trail 2026 será importado do México com sistema híbrido em série e Power.
  • Dois motores elétricos somam 213 cv e 25,5 kgfm, sempre com tração integral.
  • Plataforma CMF CD, porte de SUV médio e porta malas de 575 litros.
  • Interior com conectividade sem fio e pacote Adas completo.

Após sucessivas promessas e protótipos circulando em testes locais, a confirmação da marca veio durante o lançamento do Nissan Kait. Importado do México, o X-Trail chega em sua quarta geração global, em produção desde 2021 e já renovada, respeitando o calendário fiscal japonês que projeta o início das vendas entre abril de 2026 e março de 2027.

X Trail 2026 chega importado do México com sistema híbrido e Power, dois motores elétricos, tração integral e pacote completo, disputando espaço entre SUVs médios rivais.
X Trail 2026 chega importado do México com sistema híbrido e Power, dois motores elétricos, tração integral e pacote completo, disputando espaço entre SUVs médios rivais.

A Nissan aposta na motorização e-Power para se diferenciar em um dos segmentos mais concorridos do mercado. O sistema híbrido em série usa um motor 1.5 turbo de três cilindros apenas como gerador, alimentando uma bateria de 1,97 kWh que fornece energia para dois motores elétricos, um por eixo. O conjunto soma 213 cv e 25,5 kgfm, sempre com tração integral sob a sigla e4orce, solução incomum entre Jeep Compass, Corolla Cross, VW Taos ou Renault Boreal.

Nos Estados Unidos, onde é vendido como Rogue, o X-Trail e-Power registra perto de 20 km/l de consumo e acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A tendência é que o Brasil receba a versão somente a gasolina, preservando simplicidade e eficiência do layout híbrido.

A plataforma CMF-CD ajuda a explicar o porte, 4,68 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e entre-eixos de 2,71 m, medidas alinhadas aos principais concorrentes. O porta malas de 575 litros reforça a vocação familiar.

O interior segue a linha do Sentra, com couro em tons contrastantes, quadro de instrumentos digital, carregamento por indução e conectividade sem fio. O pacote de segurança ativa inclui ACC, frenagem emergencial e assistente de faixa, itens que já se tornaram mandatórios no segmento.

No conjunto, o X-Trail chega para reposicionar a Nissan em um espaço estratégico, oferecendo um híbrido de arquitetura própria e foco em eficiência, algo que pode atrair quem busca tecnologia distinta e desempenho consistente sem abrir mão do uso diário.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.