A nova Toyota SW4 Diamond é um veículo dos mais bonitos já fabricados pela montadora, realmente um primor da tecnologia japonesa. Em sua versão top de linha, a SW4 traz itens exclusivos capazes de conquistar qualquer um. O problema é poder pagar por isso.
O preço sugerido pela SW4 Diamond é de aproximadamente R$ 264.990. Um preço muito alto, e para muitos desproporcional pelo que o modelo oferece. Será mesmo? Veja as principais características do modelo e tire suas próprias conclusões.
A motorização da nova SW4 não podia ser mais potente. Ela conta com o motor D-4D 2.8 L 16 V Turbo intercooler (geometria variável), capaz de entregar 177 cv de potência e um torque de 45,9 kgf.m a apenas 3.400 rpm. Sua transmissão é automática de 6 velocidades sequencial, com tração que pode ser alterada entre 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida.
Essa nova geração de motor ficou mais leve e os atritos são muito menores, o que proporciona melhor eficiência energética, menor consumo de combustível e diminuição no ruído interno. Além disso, seu torque foi aumentado em cerca de 25% em relação à geração anterior.
O espaço interno do modelo é fantástico, sendo possível acomodar até 7 pessoas com muito conforto. As duas fileiras traseiras de bancos são rabatíveis num sistema muito inteligente de aproveitamento do espaço, permitindo uma capacidade de carga gigante.
Em matéria de tecnologia e sofisticação, a SW4 tem o que há de melhor no mercado. Seu interior traz um acabamento com material de primeira linha, além de muito bom gosto na combinação das cores e texturas.
O modelo ainda vem equipado com um novo e exclusivo sistema de multimídia, o Toyota Play. Esse sistema está instalado numa tela touchscreen de 7 polegadas e conta com recursos como: GPS, TV Digital, DVD, MP3, USB, Bluetooth e câmera de ré.
A nova SW4 também traz as tecnologias: Power Back Door, Smart Entry e Start Button/Push Start, que liga e desliga o veículo com apenas um toque no botão.
Os itens de segurança também são top de linha, contando com: sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade (VSC) e tração (A-TRC), assistente eletrônico de subida (HAC) e descida (DAC). Com todos esses itens dirigir ficou fácil, prático e muito agradável.
A lista de itens de série do modelo é imensa. Mas podemos dividi-la em três aspectos principais.
Acabamento interno: detalhes em bege e bronze no console central; console entre os bancos dianteiros com porta-copos, porta-objetos e descansa-braços; revestimento dos bancos em couro perfurado na cor bege; tapetes e soleiras exclusivos da versão Diamond; maçanetas internas cromadas; luz de leitura em LED; porta-luvas com chaves e amortecedores; terceira fileira de bancos rebatíveis; saída de ar central com difusores no teto; controle de intensidade para os bancos traseiros; compartimento refrigerado no painel.
Acabamento externo: rodas de liga leve aro 18 exclusivas da versão Diamond; faróis (alto, baixo e de neblina), lanternas traseiras e luz de condução diurna em LED; moldura lateral dos vidros cromada; estribos laterais na cor prata; maçanetas externas cromadas; retrovisores externos eletrorretráteis com regulagem elétrica e indicadores de direção e iluminação de boas-vindas; barras longitudinais no teto.
Equipamentos: computador de bordo com tela de 4,2 polegadas de TFT; Smart Entry + Push Start; Paddle Shift; modos de direção: Power e Eco; abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste da altura da tampa; volante com comandos integrados: telefone, áudio, vídeo e computador de bordo; ar-condicionado com display digital e regulagem de intensidade independente para as saídas de ar dos bancos traseiros; bancos dianteiros ventilados e com ajuste elétrico de distância, inclinação e altura; compartimento refrigerado no painel; sistema multimídia sensível ao toque com tela de 7 polegadas com: sistema exclusivo Toyota Play com GPS; TV7 Digital; DVD; MP3; USB e Bluetooth; câmera de ré; sistema de som JBL com 10 auto-falantes e 1 subwoofer com antena localizada no teto; airbags frontais (2), de joelho para motorista, laterais (2) e de cortina (2); retrovisor interno eletrocrômico; controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC) e de tração (A-TRC); assistente de descida (DAC); de subida (HAC) e de reboque (TSC); sistema auxiliar EBD nas quatro rodas; assistência em frenagem de emergência nas quatro rodas (BAS); sistema universal Isofix para fixação da cadeirinha infantil; sistema One Touch para rebatimento dos bancos traseiros; sensor de estacionamento traseiro; controle de velocidade de cruzeiro; faróis dianteiros (alto e baixo) com acendimento e nivelamento automático e temporizador; Smart Key exclusiva (branca com logo Diamond).