A reintrodução dos modelos Yamaha Ténéré 700 e Honda XR 300L Tornado reflete a aposta das fabricantes japonesas no segmento de motocicletas on/off-road no Brasil. A expectativa é de que esses modelos atraiam tanto entusiastas das marcas quanto novos consumidores interessados em veículos versáteis.
Ambos os modelos são conhecidos por suas capacidades de enfrentar diferentes tipos de terrenos, tornando-os adequados tanto para uso diário quanto para aventuras fora de estrada. A combinação de características técnicas e o histórico das marcas são fatores que podem influenciar positivamente as vendas.
O mercado de motocicletas no Brasil continua a mostrar sinais de recuperação e expansão, com fabricantes investindo em novos lançamentos e atualizações de modelos clássicos. A introdução da Yamaha Ténéré 700 e da Honda XR 300L Tornado é um indicativo de que há uma demanda crescente por motocicletas que oferecem tanto desempenho quanto versatilidade.
Dois modelos de motocicletas que marcaram presença no mercado brasileiro estão sendo reintroduzidos em novas versões. A Yamaha Ténéré 700 (veja detalhes da nova Ténéré 700) foi apresentada no Festival Interlagos Motos, que ocorreu recentemente. Este modelo é uma big trail projetada para enfrentar diversos tipos de terrenos, com foco em aventuras e viagens longas.
A Ténéré 700 possui um motor bicilíndrico em linha de 689cc refrigerado a água, capaz de gerar 73 cavalos de potência e 6,9 kgf.m de torque máximo. Seu peso a seco é de 205 kg. Este modelo mantém características que remetem à XT 600 Ténéré e XT 660Z, modelos populares no passado.
A pré-venda da Ténéré 700 está prevista para o primeiro trimestre de 2025. O preço no mercado brasileiro ainda não foi definido, mas nos Estados Unidos, a motocicleta é oferecida por US$ 10.799, o equivalente a aproximadamente R$ 58 mil pelo câmbio atual.
A suspensão dianteira invertida com tubos de 43 mm de diâmetro e a suspensão traseira com regulagem de pré-carga são projetadas para proporcionar um desempenho eficaz fora da estrada. As rodas, com medidas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira, são adequadas para terrenos irregulares.
Os freios são compostos por dois discos com pinças Brembo na frente e um disco wave na traseira, auxiliados por um sistema ABS regulável em três modos. A altura do assento é de 875 mm, o que, junto ao design do tanque de combustível de 16 litros, facilita a movimentação do condutor sobre a motocicleta.
O painel de instrumentos da Ténéré 700 é um TFT de cinco polegadas, substituindo os mostradores analógicos das versões anteriores. A carenagem do farol é projetada para oferecer proteção contra o fluxo de ar durante a condução.
A Honda XR 300L Tornado também foi apresentada no Festival Interlagos Motos, sendo descrita como um “primeiro contato com o público”. As especificações técnicas detalhadas, o preço e a data de chegada às concessionárias serão divulgados em julho, durante o lançamento oficial.
A base mecânica da XR 300L Tornado é semelhante à da Sahara, recentemente relançada. O modelo possui um motor monocilíndrico quatro tempos de 293,5cc, refrigerado a ar, com uma potência de 24,5 cavalos. O chassi é um semi berço duplo em aço.
A proposta da XR 300L Tornado é atender tanto ao uso urbano quanto a trilhas leves, oferecendo versatilidade para diferentes tipos de condução. A apresentação no Festival Interlagos serviu para medir a recepção do público e ajustar os detalhes finais antes do lançamento oficial.
Os preços ainda não foram divulgados oficialmente, mas é esperado que fiquem abaixo de R$ 30 mil. As informações sobre os valores serão reveladas no próximo mês, com previsão de que sejam mais acessíveis do que o modelo Sahara, que custa R$ 27.090. O novo modelo deve se posicionar como uma concorrente direta da Yamaha Lander 250, prometendo competitividade e inovação ao segmento. A expectativa é grande em torno desse lançamento, que deverá atrair a atenção dos consumidores com suas especificações técnicas aprimoradas e opções de financiamento atrativas. Mais detalhes serão conhecidos em breve.