Em pleno ano da Copa do Mundo 2022 a Volkswagen resolveu acabar com a produção do Gol, mas os fãs do hatch terão um Gol last edition para se despedirem.
A história do Gol se junta a de muitos brasileiros, afinal de ontas o carro popular foi o maior líder de vendas no mercado automotivo brasileiro de toda a história, o Gol alcança a aposentadoria e terá sua produção encerrada em dezembro de 2022.
A campanha de despedida conta com a participação dos jogadores de futebol Fred e Gio Queiroz, que protagonizam um amistoso entre o carro mais querido do Brasil e o Novo Polo. Assim como a nova promessa e extremamente talentosa, Gio Queiroz, o Polo Track vem para mostrar toda modernidade, inovação e robustez nas ruas.
Lançado em 1980, o Gol foi a aposta do mercado para substituir o Fusca, antes considerado o destaque no país com mais de três milhões de veículos comercializados no país. Ao longo de sua história se manteve líder de vendas por 27 anos, alcançando mais de 8 milhões de unidades produzidas.
Segundo Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, a responsabilidade de ter em seu portfólio o mais popular e amado automóvel no país era apenas o primeiro desafio, e agora, estão encarregados de uma missão ainda mais especial: substituí-lo com um modelo à altura.
“Enxergamos nossos produtos como os protagonistas de grandes memórias, queremos que eles entrem na vida das pessoas e deixem a sua marca. O Gol é um carro que faz parte da cultura brasileira, ele é e fez história, porém, agora daremos espaço para as mudanças, uma nova geração”, comenta.
Série de despedida tem visual exclusivo com carroceria vermelha com partes em preto; cabine terá inspiração no Gol GT da década de 1980.
Há ainda o emblema na coluna C traseira que homenageia a famosa roda “Orbital”, que traz o nome Gol centralizado, enquanto em volta está escrito “Designed by Volkswagen do Brasil” acima e embaixo está “Original since 1980”.
Além disso, a montadora diz que a versão foi desenvolvida especialmente pelo time de Design da Volkswagen do Brasil, encabeçada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.
O final é marcado pela presença do novo craque, a nova promessa nas ruas, o Novo Polo Track, que fará parte da Família Polo para substituir o Gol. De acordo com Livia Kinoshita, gerente executiva de marketing da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul:
“Pela primeira vez na história temos uma Copa do Mundo no final do ano, coincidindo justamente com o momento em que o nosso ícone Gol passa a bola para o Novo Polo Track. Não poderíamos perder essa oportunidade de nos despedirmos do Gol em grande estilo, além de apresentar todos os detalhes da família Polo”.
*Com informações da Volkswagen e Motor1.