Prevista para ser lançada em outubro deste ano, a nova geração do Volkswagen Golf promete trazer mudanças significativas quando comparado com a antiga geração que aos poucos vai deixando a linha de produção.
Muito além do design, do interior renovado e de várias outras coisas, as tecnologias empregadas no hatch médio da marca alemã vem sendo cada vez mais modernas e inovadoras para os veículos do mesmo segmento, e não será diferente nesta nova geração.
Em produção desde 2013, a sétima geração do Volkswagen Golf (MK7) trouxe para todos os entusiastas pelo modelo um novo apreço pelo mesmo, visto que sua antiga geração já estava defasada (principalmente aqui no Brasil). A chegada desta geração mexeu com todos os fanáticos pelo modelo com seu motor 1.4 turbo que foi tido como um dos melhores motores já feitos pela marca alemã, além é claro da icônica versão esportiva GTI com seu motor 2.0 TSI de 220 cv de potência.
Esta geração ajudou o modelo a conquistar uma proeza que foi idealizada logo em seu lançamento, que era suceder ao Fusca como o carro mais vendido da Volkswagen. Não apenas o Golf conseguiu se tornar o carro mais vendido da marca até os dias atuais como, em 2013, conquistou o posto de veículo mais vendido da história, superando o próprio Fusca.
Mas a versão começou a ficar defasada com o tempo, sendo necessário realizar algumas alterações em suas tecnologias e também em seu design, mesmo que este não esteja tão atrasado.
A expectativa para a chegada do Golf de oitava geração é muito grande. Diversas fotos circulam pelas redes sociais de como deve ser o veículo, enquanto só aparecem fotografias oficiais do mesmo completamente camuflado. Entretanto, seu interior já foi vazado, demonstrando que o mesmo estilo que a Volkswagen vem adotando em veículos como o T-Cross e Jetta será empregado também no Golf.
As inovações não param por aí: Os motores também foram alterados para agradar melhor o público, que já estava satisfeito com as motorizações oferecidas. Os motores disponíveis continuarão sendo os mesmos conhecidos1.0 turbinado de 3 cilindros e um 1.5 TSI de 4 cilindros, ambos utilizando o câmbio do tipo DSG.
Aparentemente, esta geração do Golf não receberá uma atualização em seu design tão significativa quanto na sétima geração, deixando as novidades para a área dos motores do veículo.
Com a intenção de transformar o Golf em um veículo mais sofisticado, a Volkswagen decidiu trazer tecnologias presentes em veículos de patamares acima para seu hatch médio. Uma dessas inovações é um sistema híbrido parcial de 48 volts utilizado para visar a economia de combustível, sistema esse que foi estreado no modelo A6 da subsidiária Audi e que agora estará disponível no Golf. Com esta tecnologia sendo implantada, a expectativa é de que o Golf consiga economizar cerca de 0,4 litros de combustível a cada 100 km rodados.
O sistema tem a função de acumular em um motor elétrico dentro do mesmo todas as funções do motor de partida e quaisquer outras funções que ajudem na movimentação do carro, como por exemplo recuperar a energia liberada na frenagem e na desaceleração do veículo. Tanto os motores 1.5 quanto o 1.0 contarão com esta tecnologia.
Além da economia de combustível, o sistema também auxiliará a manter o carro na velocidade definida no piloto-automático e também tornar o sistema Start-Stop mais suave, fazendo com que as retomadas do motor sejam mais sutis.
A geração MK8 do Golf aparentemente não terá tantas alterações estéticas, deixando a parte mecânica como seu principal diferencial para a sétima geração. Este sistema híbrido de 48 volts ajudará muito o veículo, não apenas para economizar combustível e bateria, mas também ajudando a popularizar a tecnologia híbrida em veículos mais simples, visto que a mudança é necessária e precisa ser feita aos poucos.
Uma das maiores sensações do Salão do Automóvel 2018 foi a apresentação do Golf GTE, um modelo híbrido que combina com perfeição o motor a combustão com um motor elétrico alimentado por baterias de lítio. O modelo deve começar a circular no Brasil em 2019, promete a montadora.
O aspecto mais interessante do modelo sem dúvida é sua motorização, que está composta pelo motor 1.4 TSI de 150 cv de e 25,5 k.gfm de torque máximo, associado ao motor elétrico. Na combinação eles podem gerar um total de 204 cv de potência e de 35,6 k.gfm de torque máximo. O câmbio para ele será o DSG de 6 velocidades com Paddles Shift atrás do volante.
A bateria de lítio possui carga suficiente para que o veículo percorra 50 km sem o motor a combustão, mas essa autonomia pode ser bem maior, atingindo os 900 km, pois ela conta com um sistema de regeneração de energia que se aproveita das frenagens do veículo.
Esta poderá ser a cara da oitava geração do Golf 2020. A foto foi tirada pelo alemão Johannes e publicada em sua conta no Instagram.
A plataforma deverá ser a mesma MQB de antes, mas contará com uma aplicação maior de aços de ultra alta resistência e deve ter ficado mais leve na maioria das versões. Entre os motores, o destaque vai para o novo 1.5 turbo, ainda não aplicado no Brasil. Já o Golf GTI pode ter potência entre acima dos 250 cv.