Que o Golf não está entre os carros mais vendidos no Brasil não é mistério pra ninguém, o clássico hatch não vem sendo interessante para a Volkswagen a algum tempo, tanto que a marca já havia anunciado o fim da versão variant no Brasil com a chegada do T-cross, afinal de contas, porque o motorista brasileiro compraria uma perua enquanto pode comprar um SUV capaz de enfrentar nossas estradas esburacadas?
Uma notícia que deve deixar muita gente triste é o fim da linha Volkswagen Golf 1.0 e 1.4.
A motivação para encerrar as versões menores do Golf não é segredo, o carro não vende bem, alias, o mercado de hatches médios no Brasil sofre com uma grave queda nas vendas. Após a chegada do T-Cross, não faz sentido para a VW manter as motorizações 1.0 e 1.4.
Agora quem quiser um hatch de nome vai precisar desembolsar pelo menos R$ 149.290 para comprar o esportivo GTI.
“O Golf ficará focado na esportividade”, diz a Volkswagen em comunicado oficial sobre o assunto.
Para quem está preocupado com o futuro do Golf no Brasil, a Volkswagen já revelou que o modelo deve continuar nas pistas brasileiras ainda por um bom tempo.
“O Golf é um modelo importante em nosso portfolio e inclusive já anunciamos, no Salão do Automovel 2018, o início de comercialização do Golf GTE no Brasil a partir de 2019”, revelou a Volkswagen em nota.
Uma das maiores sensações do Salão do Automóvel 2018 foi a apresentação do Golf GTE, um modelo híbrido que combina com perfeição o motor a combustão com um motor elétrico alimentado por baterias de lítio. O modelo deve começar a circular no Brasil em 2019, promete a montadora.
O aspecto mais interessante do modelo sem dúvida é sua motorização, que está composta pelo motor 1.4 TSI de 150 cv de e 25,5 k.gfm de torque máximo, associado ao motor elétrico. Na combinação eles podem gerar um total de 204 cv de potência e de 35,6 k.gfm de torque máximo. O câmbio para ele será o DSG de 6 velocidades com Paddles Shift atrás do volante.
A bateria de lítio possui carga suficiente para que o veículo percorra 50 km sem o motor a combustão, mas essa autonomia pode ser bem maior, atingindo os 900 km, pois ela conta com um sistema de regeneração de energia que se aproveita das frenagens do veículo.
Esta poderá ser a cara da oitava geração do Golf 2020. A foto foi tirada pelo alemão Johannes e publicada em sua conta no Instagram.
A plataforma deverá ser a mesma MQB de antes, mas contará com uma aplicação maior de aços de ultra alta resistência e deve ter ficado mais leve na maioria das versões. Entre os motores, o destaque vai para o novo 1.5 turbo, ainda não aplicado no Brasil. Já o Golf GTI pode ter potência entre acima dos 250 cv.
Apesar de ter muitos fãs, a venda do Golf Variant no Brasil já não faz mais sentido, pelo menos não financeiramente e agora é oficial, a Volkswagen encerrou as vendas da Golf Variant no mercado brasileiro.
Seja por culpa das estradas brasileiras mal conservadas e cheias de buracos, ou para não parecer um “tiozão de família”, o motorista brasileiro não quer mais versões station wagon em suas garagens, agora as peruas perdem espaço para os novos SUVs que ganham o mercado nacional.
Um dos principais destaques do Golf Variant era sua versatilidade, aspecto que era atendido com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros, a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros. O porta-malas do Golf Variant tem 1.055 mm de comprimento – até os encostos dos bancos da frente são 1.831 mm.
Uma das grandes novidades do mercado automobilístico é o novo SUV da Volkswagen, o T-Cross. O modelo realmente promete ser um forte concorrente em seu segmento, competindo diretamente contra os modelos Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks e Jeep Renegade. Conheça mais sobre o modelo e veja o comparativo com os rivais.
A primeira coisa que chama a atenção no T-Cross é o preço, bastante atraente pela tecnologia que está envolvida e também em comparação com os rivais da mesma categoria.