Uma das maiores sensações do Salão do Automóvel 2018 foi a apresentação do Golf GTE, um modelo híbrido que combina com perfeição o motor a combustão com um motor elétrico alimentado por baterias de lítio. O modelo deve começar a circular no Brasil em 2019, promete a montadora.
Ainda não há um preço definido para o Golf GTE, mas tudo leva a crer que será um pouco mais caro que a versão top de linha do modelo, atualmente o Golf GTI cujo preço aproximado é de R$ 150.110. Mas é apenas uma conjectura.
O aspecto mais interessante do modelo sem dúvida é sua motorização, que está composta pelo motor 1.4 TSI de 150 cv de e 25,5 k.gfm de torque máximo, associado ao motor elétrico. Na combinação eles podem gerar um total de 204 cv de potência e de 35,6 k.gfm de torque máximo. O câmbio para ele será o DSG de 6 velocidades com Paddles Shift atrás do volante.
A bateria de lítio possui carga suficiente para que o veículo percorra 50 km sem o motor a combustão, mas essa autonomia pode ser bem maior, atingindo os 900 km, pois ela conta com um sistema de regeneração de energia que se aproveita das frenagens do veículo.
Além disso, é claro, ela pode ser recarregada numa tomada residencial comum, levando cerca de 3h30min para ter carga completa. Quando os dois motores estão combinados o modelo pode fazer até 62,5 km/l com gasolina, algo realmente impensável até mesmo para uma moto de baixa cilindrada.
O Golf GTE conta também com quatro modos de condução que permitem ao motorista personalizar a pilotagem como lhe parecer mais adequado em cada momento. São eles: eco, normal, sport e individual.
O GTE contará com os mesmo itens de série da versão Highline, como por exemplo a central multimídia com tela de 9,2 polegadas e reconhecimento de gestos, painel de instrumentos 100% digital, entre outros elementos.
Essa central multimídia conta com um avançado sistema de navegação GPS capaz de definir a rota mais eficiente em relação ao consumo de combustível, recurso bastante interessante quando se fala de um veículo que pretende reduzir ao mínimo o uso de elementos que causam poluição.
A Volkswagen também está prometendo a chegada de outros dois modelos que vão na mesma linha do Golf GTE. Esses modelos são o Passat GTE (uma versão sedan do hatch que está chegando) e o e-Golf.
O Passat GTE terá as mesmas características do Golf GTE, com o motor 1.4 TSI combinado ao motor elétrico, apenas com um pouco mais de potência, gerando 219 cv. Ainda não tem data definida para seu lançamento no Brasil.
O e-Golf, ao contrário, é um modelo único. Ele conta apenas como motor elétrico, sem nenhum tipo de impulso por combustão. Com capacidade de autonomia de 300 km, seu motor oferece 136 cv de potência e torque máximo de 29,6 k.gfm, sendo capaz de atingir de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, e alcançando a velocidade máxima de 150 km/h (limitada). Também sem previsão de chegada nem de preço por enquanto.