Omoda 5 acelerou sozinho e causou acidente em teste da Quatro Rodas

Omoda 5 HEV acelerou sozinho, não respondeu ao freio e bateu em um Haval H6 durante teste da Quatro Rodas, após alertas no painel e falhas prévias, levando o SUV a ser retirado do comparativo.
Publicado por em Problemas dia

O Omoda 5 HEV saiu de um comparativo de SUVs híbridos depois de acelerar sozinho, ignorar comandos de freio e causar um acidente durante testes da própria reportagem.

Pontos Principais:

  • Omoda 5 HEV apresentou alertas no painel e chicotes expostos.
  • SUV teve trancos e acelerações involuntárias a 80 km/h.
  • Modelo ignorou freio, acelerou e bateu em um Haval H6.
  • Airbags estavam desativados no momento do impacto.
  • Omoda investigou unidades e diz não ter encontrado falhas.

O SUV seria avaliado na edição de novembro, mas ficou de fora quando os primeiros sinais de anomalia apareceram ainda na retirada do carro. Chicotes expostos no interior e dois alertas no painel, entre eles aviso de airbag desativado, já indicavam que algo estava fora do padrão esperado de um modelo de imprensa.

Omoda 5 HEV apresentou alertas, trancos e aceleração involuntária antes de ignorar o freio e causar acidente em teste da Quatro Rodas, ficando fora do comparativo de híbridos.
Omoda 5 HEV apresentou alertas, trancos e aceleração involuntária antes de ignorar o freio e causar acidente em teste da Quatro Rodas, ficando fora do comparativo de híbridos.

Ainda segundo a QuatroRodas, horas depois, surgiram trancos em reduções de velocidade sem explicação clara. No dia seguinte, a 80 km/h em rodovia, o carro passou a ganhar de 5 a 7 km/h sem alteração no acelerador, comportamento incompatível com um conjunto híbrido funcionando corretamente.

A falha mais séria ocorreu em um trecho de congestionamento, quando o fluxo voltou a andar. O motorista freou, mas o Omoda continuou acelerando, não respondeu aos freios e bateu com força em um GWM Haval H6. Os airbags, já desativados, não abriram. O repórter sofreu contusões leves e o veículo foi rebocado para análise.

O motorista do Haval H6 contou que observava o Omoda por curiosidade e percebeu a aproximação repentina instantes antes da colisão. A montadora afirma que analisou diversas unidades com ferramentas de diagnóstico e não encontrou falhas nos sistemas de frenagem ou aceleração, reforçando que carros de pré série podem apresentar comportamentos específicos, enquanto as unidades de venda seguem padrões globais de qualidade e sete anos de garantia.

A exclusão do comparativo impediu a estreia do Omoda entre rivais como Corolla Cross, Creta Hybrid e outros híbridos do segmento. Em um mercado que cobra consistência de marcas recém chegadas, problemas desse tipo afetam diretamente a confiança e ampliam o escrutínio sobre modelos que ainda buscam espaço no Brasil.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.