Opinião: não é uma boa ideia usar pneu remold

Apesar de serem mais baratos, nossa opinião é que você não deve comprar pneu remold, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 30/03/2019

Como a roda é a parte do veículo que está em constante contato com asfalto é preciso selecionar bem os pneus para evitar acidentes. Por outro lado, o alto custo dos pneus – sobretudo em aro maiores – tem levado a procura de soluções inteligentes e mais acessíveis. Os pneus remold que recebem um processo de reaproveitamento de materiais são os mais recomendados para quem procura economia.

Apesar de serem mais baratos, nossa opinião é que você não deve comprar pneu remold, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.

Mercado do pneu remold

O crescimento da procura pelos pneus remold remonta ao período da Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de pneus e o desenvolvimento da borracha sintética. Com decorrer dos anos, o avanço tecnológico aprimorou as técnicas no processo de remodelagem de pneus, garantido mais segurança e economia.

Os principais consumidores são os caminhoneiros e a indústria do transporte civil e comercial. Mas entre os veículos convencionais o preço mais acessível do pneu remold tem atraído mais público e ganhando mais destaque.

Benefício para o meio ambiente

Algumas pesquisas científicas demonstraram que a produção e uso dos pneus remold contribuem para obter entre 50 a 75% de economia de energia e matérias primas, bem como nas emissões de gás carbônico na atmosfera.

O pneu remold é um procedimento através do qual se recuperam as propriedades originais do pneu usado. Em concreto, se faz a aplicação de uma banda de rodagem nova sobre a estrutura (carcaça) de um pneu usado, remodelando também as laterais e os ombros.

Processo de fabricação

Embora haja muita desconfiança sobre a segurança e garantia dos pneus remold, não há perigo se a base do pneu usado utilizado não teve defeito algum. No processo de reciclagem do pneu deve se comprovar que a carcaça antiga não tem pequenas rachaduras, falhas de materiais ou poros, bem como o período de fabricação seja inferior a sete anos.

Também é feito uma espécie de raio x específico nos pneus antigos para verificar as condições da malha de aço que sustenta a borracha.

Se tudo estiver em boas condições, é feito um processo de raspagem no pneu antigo para melhor adesão da base nova. Apenas uns 20 a 30% de borracha utilizada para a fabricação do pneu novo é introduzida no invólucro previamente preparado e depois vulcanizado em alta pressão e temperatura.

Por fim, os mesmos testes aplicados em pneus novos são feitos no remold para assegurar o comprometimento, rendimento e segurança. Tanto é assim que a segurança e confiança dos pneus remold estão certificadas pelo selo do Inmetro.

Riscos

Apesar de todas as vantagens do pneu remold algumas informações que comprometem a garantia, como a identificação do modelo, marca e fabricação do pneu antigo, são perdidas no processo de reciclagem.

Assim o risco de um pneu usado ser utilizado sem estar em condições aumenta e acaba sendo seguro adquirir pneus remold somente em distribuidores especializados que possuem o selo do Inmetro.

Vantagens

  • Reduz os custos em relação aos pneus novos
  • Os pneus remold para caminhões podem ser reaproveitados até 3 vezes
  • O processo do remold prejudica menos o meio ambiente
  • É mais resistente na aquaplanagem do que pneus velhos

Desvantagens

  • Suportam menos quilômetros do que um pneu novo
  • É preciso ser mais rigoroso nas compras selecionando apenas marcas certificadas
  • Tem menos garantia de melhor aderência, volume e precisão
  • Suportam menos carga e velocidade do que um pneu novo

Vale a pena optar pelo pneu remold?

Se você precisar economizar a solução do pneu remold é boa se você procurar em distribuidores conhecidos e com certificação. Mas para valer mesmo a pena a diferença de preço tem que ser próxima de 50%.

Faça uma boa pesquisa pois com as novas tecnologias de fabricação de pneus e a importação da China, o preço dos novos acaba sendo mais favorável e garantido.

Agora entre pneus usados desgastados e de meia vida, a opção do remold é sem dúvida a melhor solução.