A parceria entre a BMW Group e a Toyota Motor Corporation marca um avanço significativo na busca por soluções de mobilidade sustentável. As duas gigantes do setor automotivo estão colaborando no desenvolvimento de veículos movidos a célula de combustível, com o primeiro modelo de produção em massa da BMW previsto para 2028. Essa união de forças visa não apenas oferecer uma nova opção de motorização, mas também promover a expansão da infraestrutura de hidrogênio em nível global.
A colaboração entre as empresas, que já dura mais de uma década, se fortalece à medida que ambas investem em tecnologia de ponta para reduzir as emissões e acelerar a transição para a mobilidade elétrica. Com o sucesso do projeto piloto BMW iX5 Hydrogen, a BMW agora se prepara para integrar a tecnologia de célula de combustível em seus modelos, enquanto a Toyota também seguirá o mesmo caminho, utilizando essa inovação em sua própria linha de veículos.
A BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão aprofundando sua colaboração para oferecer veículos elétricos a célula de combustível (FCEV) ao mercado de carros de passeio. Com o objetivo de promover a mobilidade com zero emissões locais, a parceria entre as duas empresas visa alavancar a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio e expandir a infraestrutura necessária para o seu uso.
O BMW Group anunciou o lançamento de seu primeiro veículo de produção em série movido a hidrogênio para 2028. Essa iniciativa faz parte da estratégia de diversificação de opções de motorização elétrica da montadora. O modelo será uma adição ao portfólio de veículos da BMW, oferecendo uma nova variante de motorização em um modelo já existente. Esse avanço vem após o sucesso do teste da frota-piloto do BMW iX5 Hydrogen, testado globalmente.
A BMW e a Toyota estão colaborando no desenvolvimento de um sistema de célula de combustível de nova geração para veículos de passeio. A tecnologia envolve a criação de células de combustível de terceira geração que poderão ser utilizadas em modelos individuais de ambas as montadoras. O trabalho conjunto deve criar sinergias, com potencial para redução de custos por meio da colaboração em desenvolvimento e aquisição. O foco principal é garantir que os veículos mantenham as características e identidades de cada marca, oferecendo aos clientes diferentes opções de FCEV.
Além de desenvolver a tecnologia, ambas as empresas estão comprometidas em expandir a infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio. O objetivo é viabilizar o uso do hidrogênio não apenas em veículos comerciais, mas também em carros de passeio, tornando o FCEV uma alternativa viável aos modelos movidos a baterias elétricas. A BMW e a Toyota estão atuando em conjunto com parceiros de diversos setores para fomentar a produção, distribuição e reabastecimento de hidrogênio com baixo carbono, criando demanda para essa forma de energia e promovendo a sua viabilidade econômica.
A colaboração entre BMW e Toyota não é novidade. Ambas as empresas têm mais de uma década de parceria bem-sucedida, baseada em valores compartilhados de abertura tecnológica e busca por múltiplos caminhos para alcançar a neutralidade de carbono. A nova fase dessa colaboração reflete a confiança mútua e o objetivo comum de acelerar a inovação em sistemas de propulsão de célula de combustível, com a perspectiva de expandir a utilização do hidrogênio na mobilidade.
O hidrogênio é considerado uma das soluções mais promissoras para a descarbonização global. Ele serve como um meio eficaz de armazenamento de energia renovável, ajudando a equilibrar a oferta e demanda, além de facilitar a integração das energias renováveis nas redes elétricas. Para o setor de mobilidade, o hidrogênio representa uma solução complementar aos sistemas de bateria elétrica, especialmente em cenários onde os veículos elétricos a bateria (BEV) não são a opção ideal.
Com a adoção crescente de soluções de mobilidade com baixo impacto ambiental, a parceria entre BMW e Toyota promete desempenhar um papel crucial no avanço da economia do hidrogênio e na criação de uma base sólida para o futuro dos veículos a célula de combustível.
Fonte: BMW.