A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) oficializou a produção de dois novos modelos na fábrica de Iracemápolis, São Paulo, programada para começar no segundo semestre de 2025. Além do SUV Haval H6, a linha incluirá uma picape híbrida plug-in e outro SUV ainda não especificado.
Resumo dos pontos principais:
Pontos Principais:
A Great Wall Motors, que adquiriu a unidade de Iracemápolis da Mercedes-Benz em 2021, inicia sua operação brasileira focada na fabricação de veículos híbridos. O plano da montadora inclui produzir o SUV Haval H6, uma picape híbrida flex chamada Poer e outro SUV não detalhado, com uma meta de alcançar até 60% de peças fabricadas no Brasil.
A picape Poer será lançada com motorização híbrida plug-in flex, oferecendo até 408 cavalos de potência e torque de 76,5 kgfm. Este modelo promete uma autonomia combinada de até 1.000 km. O SUV Haval H6 será produzido em duas versões híbridas, com um motor 1.5 turbo flex associado a sistemas híbrido e híbrido plug-in. Já o segundo SUV pode ser o H4 (Jolion Pro), equipado com um motor 1.5 turbo e conjunto mecânico híbrido.
A fase de pré-produção está prevista para o primeiro semestre de 2025. Os testes envolverão a calibragem de equipamentos e processos na fábrica modernizada, que contará com tecnologias de pintura e montagem de última geração. A operação regular deverá iniciar no segundo semestre do mesmo ano.
A produção anual da fábrica deve atingir 10 mil veículos em 2025, aumentando progressivamente até alcançar a capacidade total de 50 mil unidades em três anos. Para suportar essa expansão, a GWM contratará 700 funcionários até o início da operação e, até o final de 2024, pretende finalizar a seleção de 100 profissionais.
Os planos da GWM incluem exportação para outros mercados a partir de 2026, aproveitando os índices de nacionalização para reduzir custos e atender a demandas regionais. A empresa já homologou mais de 100 componentes fabricados localmente, reforçando seu compromisso com a integração de fornecedores brasileiros.
O investimento total da montadora no Brasil será de R$ 10 bilhões até 2032, com R$ 4 bilhões previstos até 2026. A estratégia faz parte do objetivo de consolidar a marca no mercado nacional e competir diretamente com outras montadoras.
A picape Poer e os SUVs produzidos em Iracemápolis têm como meta atender tanto ao público local quanto ao internacional, com foco em tecnologia híbrida e sustentabilidade. O mercado automotivo nacional, cada vez mais voltado para alternativas de energia limpa, representa uma oportunidade estratégica para a expansão da GWM.