Picape híbrida da GAC concorrente da BYD Shark parece uma versão chinesa da Tesla Cybertruck

A GAC Motors revelou no Salão de Xangai o conceito Pick Up 01, uma picape híbrida plug-in com visual geométrico e proposta para múltiplos terrenos. Com estreia global prevista para 2027, a picape integra a plataforma GAIA da marca, que ajusta modos de condução, suspensão e potência de acordo com o uso. Focada em mercados fora da China, como Brasil e Austrália, o modelo sinaliza uma nova ofensiva chinesa no segmento de picapes.
Publicado por em GAC Motor dia

Durante o Salão do Automóvel de Xangai, a GAC Motors revelou ao público o conceito da Pick Up 01, uma picape híbrida plug-in projetada para ser utilizada em uma variedade de terrenos e condições de uso. A proposta do modelo vai além do design conceitual: trata-se de uma estratégia da montadora para consolidar presença em mercados globais, com foco claro em regiões como América do Sul, Oceania e Oriente Médio.

Pontos Principais:

  • Pick Up 01 é uma picape híbrida plug-in revelada pela GAC na China.
  • Modelo traz design geométrico e plataforma adaptativa GAIA.
  • Lançamento global previsto para 2027 com foco em exportação.
  • Mercados prioritários incluem Brasil, Austrália e Arábia Saudita.

A picape foi idealizada com traços visuais marcantes. Linhas retas, carroceria em alumínio e barras de LED atravessando a dianteira e a traseira compõem uma identidade visual que remete a veículos futuristas. O conceito também exclui retrovisores tradicionais, adotando câmeras laterais como alternativa, reforçando a proposta de inovação mesmo em elementos externos.

A GAC Motors apresentou na China o conceito Pick Up 01, uma picape híbrida plug-in com design geométrico e foco total em exportações para países como Brasil e Arábia Saudita.
A GAC Motors apresentou na China o conceito Pick Up 01, uma picape híbrida plug-in com design geométrico e foco total em exportações para países como Brasil e Arábia Saudita.

O conjunto técnico da Pick Up 01 está ancorado na plataforma GAIA, desenvolvida internamente pela GAC. Trata-se de uma arquitetura inteligente e adaptativa, que permite calibração dinâmica do sistema de suspensão, entrega de torque e modos de condução. A proposta é oferecer ao condutor uma experiência otimizada, seja em vias urbanas ou em terrenos acidentados.

Apesar de ainda ser um modelo conceitual, a previsão oficial da marca é que a versão de produção da picape seja lançada em 2027. A empresa não confirmou quais elementos visuais e tecnológicos serão mantidos, mas indicou que o projeto está em fase avançada de desenvolvimento. A expectativa é que o modelo mantenha a ousadia apresentada na China, ainda que com adaptações funcionais.

O modelo usa a nova plataforma GAIA, capaz de ajustar suspensão e entrega de potência conforme o terreno. O visual aposta em linhas retas, alumínio e câmeras no lugar dos espelhos.
O modelo usa a nova plataforma GAIA, capaz de ajustar suspensão e entrega de potência conforme o terreno. O visual aposta em linhas retas, alumínio e câmeras no lugar dos espelhos.

A GAC também sinaliza que a picape será direcionada exclusivamente a mercados internacionais, uma vez que a categoria sofre restrições regulatórias no território chinês. Isso reforça a importância de mercados como Brasil, onde a presença de picapes médias e grandes é consolidada e em expansão, especialmente com a chegada de modelos de outras marcas chinesas como a BYD Shark.

A Pick Up 01 surge em um momento de crescimento nas exportações de picapes por montadoras chinesas. Dados da Associação Chinesa de Carros de Passeio (CPCA) apontam que, apenas no primeiro trimestre de 2025, foram exportadas 62 mil unidades, representando um aumento de 31% em relação ao ano anterior. Esse avanço reflete o interesse global por veículos desse tipo com soluções de eletrificação.

Com lançamento previsto para 2027, a picape será produzida fora da China e deve disputar espaço com rivais como a BYD Shark, mirando o avanço chinês no segmento off-road.
Com lançamento previsto para 2027, a picape será produzida fora da China e deve disputar espaço com rivais como a BYD Shark, mirando o avanço chinês no segmento off-road.

Ainda que o conceito tenha sido apresentado de forma estática, a GAC utilizou o evento internacional para medir a recepção do público e da imprensa especializada. Com isso, o modelo já gera expectativas quanto ao seu posicionamento de mercado, preço estimado e capacidade de competir com picapes híbridas e elétricas de marcas já estabelecidas fora da China.

Fonte: Carnewschina, UOL e AutoEsporte.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.