Pneus novos para o Carrera GT: como fazer um clássico voar ainda mais rápido

A Porsche, em parceria com a Michelin, apresentou novos pneus para o Carrera GT, quase 20 anos após o fim de sua produção. Os pneus foram desenvolvidos com foco em melhorar a segurança e a dirigibilidade, reduzindo a distância de frenagem e oferecendo mais controle em pisos secos e molhados.
Publicado por Alan Corrêa em Porsche dia 10/10/2024

A Porsche, em parceria com a Michelin, acaba de anunciar a atualização dos pneus do lendário Porsche Carrera GT, um superesportivo que marcou época entre 2003 e 2006. Os novos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 foram desenvolvidos utilizando tecnologia avançada e oferecem melhor performance, segurança e aderência, mesmo em condições adversas de pista molhada ou seca.

Pontos Principais:

  • Redução de 12 metros na frenagem a 200 km/h.
  • Maior aderência em piso molhado e seco.
  • Novos compostos otimizam performance e segurança.
  • O superesportivo mantém desempenho superior nas pistas.

Esse desenvolvimento é resultado de uma estreita colaboração entre a Porsche e a Michelin, que já fornecia pneus sob medida para o Carrera GT desde sua criação. A versão atualizada dos pneus traz melhorias substanciais no comportamento do carro, proporcionando uma experiência de condução mais precisa e segura.

A Porsche, em parceria com a Michelin, atualizou os pneus do Carrera GT. Com novos compostos, o superesportivo ganha mais segurança e desempenho, aprimorando a frenagem e aderência.
A Porsche, em parceria com a Michelin, atualizou os pneus do Carrera GT. Com novos compostos, o superesportivo ganha mais segurança e desempenho, aprimorando a frenagem e aderência.

A primeira geração de pneus para o Carrera GT era o Michelin Pilot Sport PS2, seguido pela atualização para o Pilot Super Sport em 2013. Agora, com os novos Pilot Sport Cup 2, o superesportivo atinge novos patamares em termos de desempenho. O novo pneu foi testado exaustivamente por Jörg Bergmeister, piloto de desenvolvimento da Porsche, que destacou a previsibilidade e o controle proporcionados pela nova configuração.

O Carrera GT foi um dos carros mais rápidos de produção em série de sua época, com um motor V10 de 5,7 litros e 612 cv, alcançando uma velocidade máxima de 330 km/h. O desenvolvimento dos novos pneus levou em consideração toda essa potência e o peso relativamente baixo do veículo, de 1.380 kg. O objetivo era proporcionar ao condutor um melhor controle do carro em condições extremas, com maior aderência e frenagens mais eficazes.

Os novos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 foram desenvolvidos com tecnologia de bicomposto. Eles melhoram o desempenho do Carrera GT em condições molhadas e secas, garantindo mais precisão.
Os novos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 foram desenvolvidos com tecnologia de bicomposto. Eles melhoram o desempenho do Carrera GT em condições molhadas e secas, garantindo mais precisão.

O uso da tecnologia bicomposto nos novos pneus é um dos principais diferenciais. Dois tipos de compostos foram aplicados em diferentes partes da banda de rodagem, resultando em melhor aderência tanto em pisos secos quanto molhados. O lado interno dos pneus foi projetado para maximizar a aderência em superfícies molhadas, enquanto o lado externo foca no desempenho em pistas secas.

Esses novos pneus foram testados em pistas icônicas, como o Nürburgring Nordschleife, e os resultados mostraram uma melhoria significativa na dinâmica de condução e na segurança, algo vital para um superesportivo da magnitude do Carrera GT. O novo conjunto de pneus é marcado com a designação “N”, exclusiva para os modelos da Porsche, e os pneus serão identificados com a marcação N0.

O Carrera GT, produzido entre 2003 e 2006, foi um dos carros mais rápidos de sua época. Com essa atualização de pneus, a Porsche reafirma seu compromisso em manter o modelo relevante.
O Carrera GT, produzido entre 2003 e 2006, foi um dos carros mais rápidos de sua época. Com essa atualização de pneus, a Porsche reafirma seu compromisso em manter o modelo relevante.

A redução da distância de frenagem é um dos pontos mais notáveis. Em uma frenagem de 200 km/h a zero, o Carrera GT para 12 metros antes em comparação com os pneus anteriores. Em situações mais comuns, como a frenagem de 100 km/h a zero, a redução é de 2,5 metros. Esse tipo de evolução é especialmente importante para os motoristas que utilizam o veículo em pistas de alta velocidade, onde cada metro faz diferença no controle e na segurança.

O desenvolvimento desses novos pneus também destaca a importância que a Porsche dá ao Carrera GT, mesmo após quase duas décadas de seu lançamento. A colaboração com a Michelin reforça o compromisso da marca em manter seus superesportivos clássicos atualizados com as mais recentes inovações tecnológicas, oferecendo aos seus proprietários uma experiência de condução que combina nostalgia e alta performance.

Jörg Bergmeister, piloto de testes da Porsche, destacou que os novos pneus do Carrera GT proporcionam mais controle e previsibilidade, facilitando o desempenho em situações extremas.
Jörg Bergmeister, piloto de testes da Porsche, destacou que os novos pneus do Carrera GT proporcionam mais controle e previsibilidade, facilitando o desempenho em situações extremas.

Jörg Bergmeister, envolvido diretamente nos testes, afirmou que os novos pneus não apenas tornaram o Carrera GT mais rápido, mas também mais fácil de ser controlado nas pistas. Esse é um reflexo direto do desenvolvimento de pneus baseado em avanços constantes na tecnologia automobilística. A integração das inovações provenientes do automobilismo no dia a dia dos pneus de produção demonstra a seriedade com que a Porsche encara o aprimoramento contínuo dos seus veículos.

“Desenvolver novos pneus para um veículo que tem quase 20 anos é algo muito incomum. Isso destaca o quão importante o Carrera GT e seus clientes são para a Porsche”, diz Jörg Bergmeister. O objetivo do desenvolvimento, no qual o piloto esteve envolvido, foi melhorar ainda mais a dinâmica e a segurança do superesportivo, tanto em estradas molhadas quanto secas. Para garantir isso, são utilizados dois compostos de borracha diferentes na banda de rodagem (tecnologia bicomposto). “Usamos sílica no ombro interno e no bloco interno da banda de rodagem para obter a melhor combinação para aderência em piso molhado. A combinação no ombro externo e no bloco externo do pneu é projetada para aderência em piso seco. Um dos ingredientes mais importantes aqui é o negro de fumo”, explica Mathieu Greco, engenheiro de desenvolvimento da Michelin responsável pelos pneus dos carros esportivos da Porsche.

Os novos Michelin Pilot Sport Cup 2 podem ser adquiridos nos Parceiros Porsche Classic e em qualquer Porsche Center, proporcionando aos proprietários do Carrera GT uma oportunidade única de atualizar seu veículo com o que há de mais moderno em pneus de alta performance, sem comprometer a autenticidade do carro.

Fonte: Porsche e MSN.