Por que o Renault Kardian ainda não decolou nas vendas?

O Renault Kardian enfrenta dificuldades nas vendas devido à forte concorrência, preço elevado e limitações em itens como central multimídia e acabamento. A percepção da marca e a necessidade de maior valor agregado também afetam sua competitividade no mercado de SUVs.
Publicado em Renault dia 13/08/2024 por Alan Corrêa

O Renault Kardian chega ao mercado brasileiro como uma proposta nova dentro da gama da Renault. Este veículo representa uma renovação na linha da montadora, sendo parte de uma estratégia para revitalizar a presença da marca no país. O Kardian é equipado com um motor turbo e uma transmissão automatizada de dupla embreagem, características que visam melhorar o desempenho e a experiência ao volante.

O mercado de SUVs está cada vez mais competitivo, e o Kardian precisa se destacar em meio a rivais como o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus. Este artigo explora os aspectos técnicos e de conforto do Renault Kardian, comparando-o com seus principais concorrentes e avaliando sua posição no mercado.

Desempenho, motor e potência

Problemas nos tambores de freio e parafusos das rodas motivam recall do Renault Kardian
Problemas nos tambores de freio e parafusos das rodas motivam recall do Renault Kardian

O Renault Kardian utiliza um motor turbo combinado com uma transmissão automatizada de dupla embreagem, uma configuração que oferece trocas de marcha rápidas e eficientes. A transmissão é dividida em duas embreagens: uma cuida das marchas ímpares, enquanto a outra é responsável pelas pares. Isso permite que as trocas de marcha sejam quase imperceptíveis, contribuindo para uma condução mais fluida.

Essa configuração é uma vantagem em termos de desempenho quando comparada a transmissões automáticas tradicionais. O Kardian consegue aproveitar melhor o torque em baixas rotações, resultando em uma experiência de condução mais agradável. Além disso, o consumo de combustível é otimizado, com médias de 9,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível registrado pelo Inmetro é de 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina.
O consumo de combustível registrado pelo Inmetro é de 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina.

O consumo de combustível do Renault Kardian é um dos pontos de destaque. Na cidade, o veículo alcança uma média de 9,7 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina. Já na estrada, esses números sobem para 13 km/l com gasolina. Esses resultados são competitivos dentro do segmento de SUVs compactos, especialmente considerando a presença de um motor turbo.

A combinação do motor eficiente com a transmissão de dupla embreagem contribui para essa autonomia. Isso torna o Kardian uma opção interessante para quem busca um SUV com boa economia de combustível, sem comprometer o desempenho.

Interior

Transmissão: O câmbio automatizado de seis marchas com embreagem dupla banhada a óleo proporciona mudanças rápidas e suaves, otimizando a tração dianteira.
Transmissão: O câmbio automatizado de seis marchas com embreagem dupla banhada a óleo proporciona mudanças rápidas e suaves, otimizando a tração dianteira.

O interior do Renault Kardian é projetado para oferecer conforto e praticidade. O espaço interno acomoda bem os passageiros, com destaque para o banco traseiro, que oferece um bom nível de conforto mesmo para pessoas mais altas. A cabine é equipada com materiais simples, como plásticos duros, mas inclui detalhes em Black Piano e iluminação em LED que acrescentam um toque de sofisticação.

O painel de instrumentos é digital, porém simples, oferecendo apenas as informações essenciais. A central multimídia de 8 polegadas é funcional, mas não se destaca pela velocidade ou design. Em termos de conectividade, o Kardian oferece compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, além de carregamento por indução.

Medidas

A percepção da marca Renault no mercado brasileiro, que já enfrenta dificuldades, também contribui para as vendas abaixo do esperado do Renault Kardian.
A percepção da marca Renault no mercado brasileiro, que já enfrenta dificuldades, também contribui para as vendas abaixo do esperado do Renault Kardian.

O Renault Kardian tem 4,11 metros de comprimento, o que o coloca na categoria dos SUVs compactos. O porta-malas tem capacidade de 358 litros, um tamanho adequado para o segmento, mas que não se destaca quando comparado a concorrentes maiores. O espaço interno é otimizado para o conforto dos passageiros, com bom aproveitamento do espaço disponível.

A suspensão do Kardian é ajustada para priorizar o conforto, sendo um pouco mais suave do que a de alguns concorrentes, como o Volkswagen Nivus. Esse ajuste contribui para uma condução mais tranquila em pisos irregulares, mas pode não agradar aqueles que preferem uma suspensão mais firme.

Preço aproximado

O Kardian Evolution começa a partir de R$ 112.790,00 e vem com painel de instrumentos digital de 7″, câmbio e-shifter com paddle-shift, faróis 100% LED, e barras de teto funcionais e modulares. A versão Techno, a partir de R$ 122.990,00, inclui frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico, console central elevado com revestimento premium e rodas diamantadas de 17″. A Première Edition, a partir de R$ 132.790,00, oferece controle de velocidade adaptativo, câmera multiview, alerta de ponto cego e multi-sense com ambient lighting.

Esse preço coloca o Kardian em concorrência direta com modelos como o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus. Embora o Kardian ofereça uma proposta interessante, a escolha entre esses modelos dependerá das preferências individuais, especialmente em relação ao design, tecnologia e desempenho.

Por que o Renault Kardian não vende bem?

O Renault Kardian, apesar de ser um lançamento recente e apresentar características inovadoras, enfrenta desafios no mercado brasileiro que podem explicar suas vendas abaixo do esperado. A concorrência acirrada com outros SUVs compactos, como o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus, coloca o Kardian em uma posição desafiadora, especialmente em relação a itens como central multimídia, painel de instrumentos e acabamento interno, onde seus rivais oferecem mais sofisticação.

Além disso, o preço do Kardian, posicionado acima de alguns concorrentes diretos, pode afastar consumidores que buscam mais valor agregado por menos dinheiro. O mercado de SUVs no Brasil é altamente competitivo, e mesmo com um motor turbo eficiente e uma transmissão automatizada de dupla embreagem, o Kardian ainda não conseguiu conquistar uma base sólida de clientes.

Outro ponto a considerar é a percepção do consumidor em relação à marca Renault, que tem enfrentado dificuldades em se destacar entre as opções disponíveis no mercado. A marca precisa investir em estratégias de marketing e em melhorias no produto para conseguir aumentar a tração do Kardian nas vendas e garantir sua posição no mercado.

O Renault Kardian representa uma nova fase para a Renault no Brasil, trazendo um design renovado e uma proposta técnica diferenciada. Com um motor turbo e uma transmissão automatizada de dupla embreagem, o Kardian oferece um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível. Seu interior é confortável, embora simples, e o preço competitivo o coloca em uma posição interessante no mercado de SUVs compactos.

Para aqueles que buscam um SUV com boa dirigibilidade e um consumo de combustível eficiente, o Kardian pode ser uma opção válida. No entanto, a escolha final deve levar em consideração as preferências individuais e a comparação com os concorrentes diretos.

Fonte: Terra, Mobilidade e Garagem360.