Porsche 911 Carrera T: agora com menos peso e mais barulho. Como deve ser!

O novo Porsche 911 Carrera T é mais leve, focado em desempenho e disponível em versões Coupé e Cabriolet. Equipado com motor boxer biturbo de seis cilindros e transmissão manual de seis marchas, o modelo oferece agilidade e velocidade. Com suspensão rebaixada e eixo traseiro direcional, o Carrera T garante uma experiência de condução purista. Preços no Brasil a partir de R$ 929.000.
Publicado por Alan Corrêa em Porsche dia 29/10/2024

Se você acha que o Porsche 911 já era um carro capaz de levantar sorrisos maliciosos e acelerar corações, prepare-se, porque agora eles decidiram tirar ainda mais peso. Sim, isso mesmo: como se o 911 Carrera já não fosse rápido o suficiente, a Porsche resolveu que podia fazer melhor. Eles chamaram isso de “T”, mas não se deixe enganar pelo nome simpático. Este não é um carro para passeios tranquilos no domingo. Ele quer te fazer gritar “mais rápido!” a cada curva.

Pontos Principais:

  • Transmissão manual de seis marchas.
  • Redução de peso de até 42 kg em relação ao 911 Carrera.
  • Suspensão esportiva adaptativa rebaixada em 10 mm.
  • Versão Cabriolet disponível pela primeira vez.

A ideia aqui é simples: pegar o que já era impressionante, jogar fora o desnecessário e deixar apenas o que realmente importa – velocidade e a emoção crua de dirigir. O resultado? Um carro mais leve, mais feroz e, surpreendentemente, mais barulhento. E, claro, pela primeira vez, você pode ter tudo isso com o vento batendo no seu rosto, já que agora existe um 911 Carrera T Cabriolet.

Novo Porsche 911 Carrera T: Características e Disponibilidade

A versão Cabriolet do Carrera T é ideal para quem busca aliar o desempenho de um esportivo com o prazer de dirigir ao ar livre. A novidade amplia as opções para os fãs do modelo.
A versão Cabriolet do Carrera T é ideal para quem busca aliar o desempenho de um esportivo com o prazer de dirigir ao ar livre. A novidade amplia as opções para os fãs do modelo.

A Porsche amplia a gama do modelo 911 com o lançamento do novo 911 Carrera T, que estará disponível nas versões Coupé e Cabriolet. A marca focou em otimizar o desempenho do veículo por meio de medidas de alívio de peso, tornando-o até 42 kg mais leve que o modelo 911 Carrera tradicional. O Carrera T tem como característica exclusiva a transmissão manual de seis marchas, reforçando a proposta de um carro voltado para puristas.

A transmissão manual de seis marchas do Carrera T vem com um recurso de auto-blip, que ajusta automaticamente as rotações do motor ao reduzir marchas, eliminando a necessidade do "punta-taco".
A transmissão manual de seis marchas do Carrera T vem com um recurso de auto-blip, que ajusta automaticamente as rotações do motor ao reduzir marchas, eliminando a necessidade do “punta-taco”.

O modelo traz como novidade a disponibilidade da versão Cabriolet, inédita nessa linha. O Carrera T é equipado com vidros leves, redução de isolamento e sistema de escape esportivo, o que resulta em uma configuração mais leve, com peso total de 1.478 kg. A versão Cabriolet tem um teto disponível em diversas opções de cores.

A primeira produção do 911 Carrera T ocorreu entre 1968 e 1973. Em 2017, a Porsche reintroduziu o modelo, posicionando-o entre o 911 Carrera e o Carrera S. Essa nova versão de 2025 mantém a tradição, oferecendo uma combinação de prazer de condução e desempenho dinâmico.

Especificações Técnicas e Motorização

O Porsche 911 Carrera T chega ao mercado com versões Coupé e Cabriolet, voltadas para os entusiastas de carros esportivos. Com transmissão manual de seis marchas, o modelo prioriza desempenho e leveza.
O Porsche 911 Carrera T chega ao mercado com versões Coupé e Cabriolet, voltadas para os entusiastas de carros esportivos. Com transmissão manual de seis marchas, o modelo prioriza desempenho e leveza.

O novo 911 Carrera T conta com um motor boxer biturbo de seis cilindros, com 3 litros de capacidade. Esse motor é o mesmo utilizado no 911 Carrera, gerando 394 cv e torque de 450 Nm. A transmissão manual de seis marchas é padrão no modelo, oferecendo uma opção de aceleração intermediária (auto-blip) que pode ser selecionada para ajustar automaticamente as diferenças de rotação entre motor e câmbio.

A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 4,5 segundos para a versão Coupé e 4,7 segundos para o Cabriolet. A velocidade máxima chega a 295 km/h na versão Coupé e 293 km/h no Cabriolet. Em termos de sistema de frenagem, o modelo vem com discos de freio de 350 mm e pinças fixas de seis pistões na dianteira, proporcionando maior capacidade de frenagem.

O carro conta também com o Pacote Sport Chrono como item de série, otimizando o desempenho. Esse pacote ajusta a performance do veículo para entregar tempos de resposta mais rápidos, seja no uso diário ou em pistas.

Chassi e Sistema de Direção

O Carrera T pesa até 42 kg a menos que o 911 Carrera, graças ao uso de vidros leves e menor isolamento. Essa redução de peso contribui diretamente para melhorar a agilidade e a dirigibilidade.
O Carrera T pesa até 42 kg a menos que o 911 Carrera, graças ao uso de vidros leves e menor isolamento. Essa redução de peso contribui diretamente para melhorar a agilidade e a dirigibilidade.

O novo Porsche 911 Carrera T traz um conjunto de melhorias no chassi e sistema de direção. O modelo é equipado de série com o eixo traseiro direcional, novidade nessa categoria. Esse sistema aprimora a dirigibilidade, tornando o veículo mais ágil e estável em diversas condições de condução.

Além disso, o carro conta com suspensão esportiva adaptativa PASM, que rebaixa o veículo em 10 mm. A suspensão foi ajustada especialmente para esse modelo, o que contribui para melhorar a resposta do carro em curvas e sua estabilidade em altas velocidades. Esse sistema de direção foi projetado para otimizar o equilíbrio aerodinâmico e proporcionar uma sensação de direção mais neutra.

Outro ponto de destaque é a relação de direção mais direta no eixo dianteiro, permitindo ao condutor realizar manobras com menos esforço e mais precisão. As barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro foram ajustadas para proporcionar um comportamento equilibrado.

Design Exterior

No design externo, o Carrera T se diferencia por detalhes em Cinza Vanádio, como nas rodas de liga leve, espelhos laterais e na grade traseira, além do lábio do spoiler, herdado do Carrera GTS.
No design externo, o Carrera T se diferencia por detalhes em Cinza Vanádio, como nas rodas de liga leve, espelhos laterais e na grade traseira, além do lábio do spoiler, herdado do Carrera GTS.

O design do 911 Carrera T é caracterizado por vários detalhes que o diferenciam dos demais modelos da linha 911. Entre esses elementos, está o adesivo com o logotipo do padrão de troca de marchas nas janelas traseiras triangulares, indicando que o veículo possui câmbio manual. As designações do modelo na parte traseira estão em Cinza Vanádio, contrastando com a cor da carroceria.

As rodas de liga leve, também em Cinza Vanádio, e os espelhos laterais seguem a mesma tonalidade, mantendo a harmonia no design. O spoiler traseiro, aerodinamicamente otimizado, é um componente que vem do 911 Carrera GTS e contribui para a estabilidade do carro em altas velocidades.

O veículo está disponível em diversas cores, incluindo tons clássicos como Verde Sombra Metálico, Giz e Cinza Laje Neo. O programa Paint to Sample oferece ainda mais opções de personalização para os interessados em cores exclusivas.

Interior e Equipamentos

A cabine do 911 Carrera T combina esportividade e funcionalidade. Os assentos são ajustáveis em 14 posições, com estofamento em Sport-Tex, garantindo conforto e suporte durante a condução.
A cabine do 911 Carrera T combina esportividade e funcionalidade. Os assentos são ajustáveis em 14 posições, com estofamento em Sport-Tex, garantindo conforto e suporte durante a condução.

O interior do 911 Carrera T foi projetado com foco na funcionalidade e no estilo purista. O modelo oferece assentos esportivos pretos ajustáveis eletricamente em até 14 posições, com o padrão Sport-Tex. O volante esportivo GT, revestido em couro e aquecido, inclui um botão de modo que permite ao motorista ajustar o comportamento do carro conforme suas preferências.

Detalhes internos como a alavanca de câmbio, com um pomo de madeira de nozes laminada, são exclusividades dessa versão. O painel inclui um emblema com o logotipo ‘MT’ para destacar a presença da transmissão manual. O cronômetro do Pacote Sport Chrono está posicionado de forma centralizada no painel, reforçando a vocação esportiva do modelo.

O carro oferece ainda a opção de bancos bucket completos, mais leves e voltados para quem busca uma experiência ainda mais esportiva. Há também pacotes de design opcionais que permitem personalizar o interior com costuras contrastantes e detalhes em Azul Gentian.

Preços e Disponibilidade

A Porsche espera que o 911 Carrera T atraia os puristas de carros esportivos manuais, oferecendo uma combinação de desempenho, design e experiência de condução que prioriza a agilidade.
A Porsche espera que o 911 Carrera T atraia os puristas de carros esportivos manuais, oferecendo uma combinação de desempenho, design e experiência de condução que prioriza a agilidade.

Os novos modelos do Porsche 911 Carrera T já estão disponíveis para pré-venda no Brasil, com as primeiras entregas programadas para o ano de 2025. O preço sugerido para o 911 Carrera T Coupé é de R$ 929.000, enquanto a versão Cabriolet tem preço público sugerido de R$ 991.000.

A marca oferece diversas opções de personalização para os clientes, incluindo cores especiais para a carroceria e acabamentos internos. Os interessados também podem optar por pacotes adicionais que aumentam ainda mais o caráter exclusivo do veículo, tanto em termos de design quanto de performance.

As encomendas podem ser realizadas diretamente nas concessionárias da Porsche, e a marca espera uma grande procura devido ao apelo desse modelo entre os entusiastas de carros esportivos manuais.

Fonte: Porsche.