Preço do Toyota Corolla XRS 2.0 2013 usado: quanto custa atualmente? Confira ficha técnica e fotos do sedan

Ao buscar um sedã usado com estilo esportivo, o Toyota Corolla XRS 2.0 2013 chama atenção. Confiável e confortável, tem bom espaço e durabilidade, mas peca no câmbio de quatro marchas e consumo. Antes da compra, verifique histórico de manutenção, coxins do motor e suspensão. Escolher um bem cuidado garante revenda fácil e menos dores de cabeça.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 27/02/2025

Comprar um Toyota Corolla XRS 2.0 2013 usado pode ser uma escolha interessante para quem busca um sedã confiável com um toque esportivo. Essa versão do Corolla se destaca pelo visual diferenciado, com aerofólio, saias laterais e para-choques exclusivos, além de uma suspensão um pouco mais firme em comparação às demais versões. O motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex garante desempenho suficiente para o dia a dia e viagens, enquanto o câmbio automático de apenas quatro marchas pode ser um ponto negativo para quem busca mais modernidade na transmissão. No geral, é um carro que serve bem para quem deseja conforto, durabilidade e um estilo mais arrojado sem abrir mão da robustez do Corolla.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0 Flex com até 153 cv e câmbio automático de quatro marchas.
  • Versão esportiva com aerofólio, saias laterais e suspensão diferenciada.
  • Pontos negativos incluem isolamento acústico e consumo em estrada.
  • Importante checar histórico de manutenção e estado da suspensão.

Entre os pontos positivos, estão a confiabilidade mecânica, a facilidade de manutenção e a boa revenda. O espaço interno também é um atrativo, garantindo conforto para motorista e passageiros. No entanto, a suspensão mais rígida pode comprometer o conforto em pisos irregulares, e o isolamento acústico não é um dos melhores da categoria. Além disso, o câmbio de quatro marchas, embora durável, não proporciona o melhor consumo de combustível em estrada. Problemas comuns incluem desgaste prematuro dos coxins do motor, ruídos internos e falhas no sistema de ar-condicionado, que devem ser verificados antes da compra.

O Toyota Corolla XRS 2.0 2013 usado é ideal para quem busca um sedã confiável, com desempenho equilibrado e estilo esportivo. Serve bem para uso diário e viagens, com boa revenda e manutenção acessível.
O Toyota Corolla XRS 2.0 2013 usado é ideal para quem busca um sedã confiável, com desempenho equilibrado e estilo esportivo. Serve bem para uso diário e viagens, com boa revenda e manutenção acessível.

Para quem busca um Corolla XRS 2013 usado, é essencial checar o histórico de manutenção e evitar unidades com sinais de modificações mecânicas ou estéticas, já que essa versão atraiu muitos entusiastas. Conferir o estado da suspensão e da transmissão é crucial, pois reparos nesses sistemas podem ser caros. Um test-drive pode ajudar a identificar ruídos ou falhas na troca de marchas, além de avaliar o estado da pintura e do interior. Optar por um carro com histórico completo e revisões em dia reduz o risco de surpresas desagradáveis, garantindo uma compra mais segura.

Desempenho, motor e potência

Motor 2.0 flex de 153 cv (E) e 142 cv (G), com torque de até 20,7 kgfm. Faz 0 a 100 km/h em 11,6 s e atinge 193 km/h. Funciona com gasolina e etanol, garantindo boa performance.
Motor 2.0 flex de 153 cv (E) e 142 cv (G), com torque de até 20,7 kgfm. Faz 0 a 100 km/h em 11,6 s e atinge 193 km/h. Funciona com gasolina e etanol, garantindo boa performance.

O motor instalado na parte dianteira é um 2.0 flex com aspiração natural, que opera em uma disposição transversal e utiliza um sistema de injeção multiponto. Esse conjunto mecânico apresenta 4 cilindros em linha, com comando de válvulas duplo no cabeçote e tuchos hidráulicos. Além disso, há variação do comando tanto na admissão quanto no escape, melhorando a eficiência e desempenho do propulsor.

A cilindrada total do motor é de 1.986 cm³, com uma razão de compressão de 12:1. O diâmetro do cilindro é de 80,5 mm, enquanto o curso do pistão mede 97,6 mm. A potência máxima alcança 153 cv quando abastecido com etanol e 142 cv com gasolina, ambos a 5.800 rpm. O torque máximo chega a 20,7 kgfm no etanol e 19,8 kgfm na gasolina, com pico de força disponível a 4.800 rpm.

Com um câmbio automático de 4 marchas da Aisin, código U241E, e tração dianteira, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,6 segundos. Já a velocidade máxima atinge 193 km/h. A plataforma utilizada é a MC, consolidada por oferecer boa dirigibilidade e estabilidade em curvas. O sistema de tração dianteira garante um comportamento previsível, adequado para a proposta do sedã médio.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 6,7 km/l (E) e 8,2 km/l (G). Rodoviário: 10,1 km/l (E) e 12,8 km/l (G). Tanque de 60 litros, autonomia de até 768 km, ideal para uso misto.
Consumo urbano de 6,7 km/l (E) e 8,2 km/l (G). Rodoviário: 10,1 km/l (E) e 12,8 km/l (G). Tanque de 60 litros, autonomia de até 768 km, ideal para uso misto.

O consumo urbano varia de acordo com o tipo de combustível utilizado. Quando abastecido com etanol, o veículo faz 6,7 km/l na cidade, enquanto com gasolina, essa média sobe para 8,2 km/l. No ciclo rodoviário, a eficiência melhora consideravelmente, alcançando 10,1 km/l no etanol e 12,8 km/l na gasolina.

A autonomia também varia conforme o combustível. No uso urbano, com o tanque de 60 litros cheio de etanol, a autonomia gira em torno de 402 km. Já com gasolina, esse número sobe para 492 km. Na estrada, os números são ainda mais favoráveis, alcançando até 606 km com etanol e impressionantes 768 km com gasolina.

Esses números indicam que a escolha do combustível impacta diretamente no custo-benefício de uso. Para quem busca maior economia, a gasolina apresenta um desempenho superior em quilômetros percorridos por litro. Já para quem deseja mais potência e desempenho, o etanol é a melhor opção, mesmo com autonomia reduzida.

Interior

Câmbio automático de 4 marchas, tração dianteira e direção elétrica. Condução confortável, com trocas suaves, boa estabilidade e respostas rápidas ao acelerador.
Câmbio automático de 4 marchas, tração dianteira e direção elétrica. Condução confortável, com trocas suaves, boa estabilidade e respostas rápidas ao acelerador.

O interior se destaca pelo bom nível de conforto e acabamento, apresentando bancos revestidos em couro e um espaço adequado para cinco ocupantes. O banco do motorista conta com ajuste de altura, enquanto o volante tem regulagem tanto em altura quanto em profundidade. Além disso, há apoio de braço para motorista e passageiro, aumentando o conforto durante viagens longas.

Interior confortável para 5 ocupantes, bancos de couro, ajuste elétrico e ar-condicionado automático. Oferece bom nível de segurança com airbags e freios ABS de série.
Interior confortável para 5 ocupantes, bancos de couro, ajuste elétrico e ar-condicionado automático. Oferece bom nível de segurança com airbags e freios ABS de série.

No quesito tecnologia e conveniência, há um sistema de ar-condicionado automático de uma zona, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores externos com ajuste e rebatimento elétrico, além de controle automático de velocidade. Para facilitar a condução em diferentes condições de luminosidade, o veículo conta com faróis de acendimento automático e luz de neblina dianteira.

Porta-malas de 470 litros, ideal para viagens e uso diário. Capacidade suficiente para bagagens grandes, bancos rebatíveis aumentam a versatilidade do espaço interno.
Porta-malas de 470 litros, ideal para viagens e uso diário. Capacidade suficiente para bagagens grandes, bancos rebatíveis aumentam a versatilidade do espaço interno.

O porta-malas tem capacidade de 470 litros, um espaço condizente com a categoria. Isso garante um bom volume para bagagens em viagens e para o dia a dia. O banco traseiro bipartido e rebatível também aumenta a versatilidade do espaço interno, permitindo carregar objetos maiores quando necessário.

Medidas

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com mola helicoidal, garantindo um equilíbrio entre conforto e estabilidade. Na traseira, o sistema é de eixo de torção, também com mola helicoidal, o que mantém o comportamento previsível em curvas e absorção eficiente das irregularidades da via.

O peso total do veículo é de 1.285 kg, distribuído sobre um comprimento de 4.540 mm, largura de 1.760 mm, altura de 1.480 mm e uma distância entre-eixos de 2.600 mm. A altura mínima do solo é de 155 mm, suficiente para lidar com lombadas e valetas sem grandes dificuldades.

Os freios contam com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, garantindo uma frenagem eficiente em diferentes condições de uso. A direção é elétrica, com um diâmetro de giro de 10,6 metros, o que facilita manobras em espaços apertados. Já os pneus têm medidas 205/55 R16, garantindo boa aderência e estabilidade.

Preços aproximados Toyota Corolla 2013

  • Toyota Corolla XLi 1.8/1.8 Flex 16V Mec. 2013 – Preço Aproximado: R$ 58 mil
  • Toyota Corolla GLi 1.8 Flex 16V Mec. 2013 – Preço Aproximado: R$ 58 mil
  • Toyota Corolla XLi 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 2013 – Preço Aproximado: R$ 59 mil
  • Toyota Corolla GLi 1.8 Flex 16V Aut. 2013 – Preço Aproximado: R$ 60 mil
  • Toyota Corolla XRS 2.0 Flex 16V Aut. 2013 – Preço Aproximado: R$ 65 mil
  • Toyota Corolla XEi 2.0 Flex 16V Aut. 2013 – Preço Aproximado: R$ 66 mil
  • Toyota Corolla Altis/A.Premium 2.0 Flex 16V Aut. 2013 – Preço Aproximado: R$ 66 mil

Ficha Técnica do Toyota Corolla XRS 2.0 2013

Os principais pontos negativos são o câmbio automático ultrapassado, o consumo elevado em estrada e a suspensão rígida. Problemas comuns incluem desgaste dos coxins do motor e ruídos internos.
Os principais pontos negativos são o câmbio automático ultrapassado, o consumo elevado em estrada e a suspensão rígida. Problemas comuns incluem desgaste dos coxins do motor e ruídos internos.

Geral

  • Ano: 2013
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 10
  • Plataforma: MC
  • Série: E140

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 497 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 80,5 mm
  • Razão de compressão: 12:1
  • Curso do pistão: 97,6 mm
  • Deslocamento: 1.986 cm³
  • Potência máxima: 153 cv (álcool) / 142 cv (gasolina) a 5.800 rpm
  • Código do motor: 3ZR-FBE
  • Torque máximo: 20,7 kgfm (álcool) / 19,8 kgfm (gasolina) a 4.800 rpm
  • Peso/potência: 8,40 kg/cv
  • Torque específico: 10,4 kgfm/litro
  • Peso/torque: 62,1 kg/kgfm
  • Potência específica: 77,0 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 10W-30 ou 10W-40

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 4 marchas
  • Código do câmbio: Aisin U241E
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R16
  • Traseiros: 205/55 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4.540 mm
  • Largura: 1.760 mm
  • Distância entre-eixos: 2.600 mm
  • Altura: 1.480 mm
  • Porta-malas: 470 litros
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Peso: 1.285 kg
  • Altura mínima do solo: 155 mm

Equipamentos do Toyota Corolla XRS 2.0 2013

Para escolher um Corolla XRS 2013 usado, verifique o histórico de manutenção, testando o câmbio e a suspensão. Evite unidades modificadas ou com sinais de colisão, priorizando revisões em dia.
Para escolher um Corolla XRS 2013 usado, verifique o histórico de manutenção, testando o câmbio e a suspensão. Evite unidades modificadas ou com sinais de colisão, priorizando revisões em dia.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa

Fonte: Webmotors, Icarros, Mobiauto e Autossegredos