A Volkswagen é uma das marcas mais antigas em nosso país, e conta uma história incrível de sucesso e determinação. Tendo iniciado suas atividades em 1953, hoje já produziu mais de 22 milhões de veículos, sendo a maior parte vendida para o mercado interno. O sucesso está fazendo com que a marca invista mais de 7 bilhões de reais em uma nova geração de veículos que será produzida até 2020.
Começando pelo clássico Gol, passando pelo lindo novo Polo Comfortline 200 TSI de 128 cv até chegarmos no incrível VW Golf GTI com 230 cv que tem preço aproximado de R$ 144 mil, a Volkswagem tem opções para todos os gostos e bolsos, basta escolher o seu.
Hoje a marca conta com alguns dos carros mais vendidos no Brasil, entre eles o Novo Up, Gol, Foz, Novo Polo, Golf, Virtus, Voyage, Jetta, Passat, SpaceFox, Tiguan Allspace, Saveiro e Amarok.
Não cabe dúvida de que a marca é, além de uma das mais antigas, uma das mais reconhecidas no mercado automobilístico nacional. Desde sua instalação em 1953 vendeu mais de 18 milhões de unidades.
Sabendo de sua força junto ao público resolveu fazer um grande investimento e iniciar um projeto de grande porte, o qual promete trazer 20 novos modelos até 2020. Esse projeto já foi iniciado com o lançamento do novo Polo e do sedã Virtus em 2018.
O grupo Volkswagen é um dos maiores do mundo e está composto por doze marcas: Volkswagen, Audi, Porsche, SEAT, Skoda, Volkswagen Veículos Comerciais, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Ducati, Scania e MAN.
Todas essas do grupos comercializaram ao redor do globo mais de 10 milhões de unidades apenas em 2016. Ele conta com 120 fábricas espalhadas por mais de 30 países, podendo produzir cerca de 43 mil veículos por dia, que são comercializados em 153 países pelo mundo.
Tudo começou em 1953 quando a Volks começou a trazer as peças para montar num galpão localizado no Ipiranga. Lá nasceram os primeiros Fuscas.
A primeira fábrica que realmente passou a produzir parte das peças no Brasil foi a de São Bernardo do Campo em 1957. De lá vieram as primeiras Kombis, com 50% das peças produzidas no país. Nessa mesma fábrica foram produzidos e vendidos 8 mil unidades do Fusca (sedã) em 1959.
A partir de então essa unidade da marca, a primeira fora da Alemanha, passou a realizar as atividades de Estamparia, Armação da carroceria, Pintura, Montagem Final, centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. De lá pra cá já foram fabricados ali mais de 13 milhões de unidades. Hoje são produzidos nela os modelos Gol, Saveiro e Saveiro Cross.
A segunda mais antiga do país é a fábrica de Taubaté, inaugurada em 1976. Hoje ela produz os modelos Gol, Voyage e Up, e já fabricou mais de 6 milhões de unidades.
Depois temos a fábrica de São Carlos, responsável pela fabricação dos motores da família EA111 – em 42 configurações de 1.6l – e da família EA211 – em 28 configurações – nas versões 1.0l, 1.0l TSI, 1.4 TSI e 1.6l MSI.
Por fim temos a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, cujas atividades se iniciaram em 1999, e já produziu mais de 2,5 milhões de veículos. Atualmente produz os modelos Fox, CrossFox , Golf, Audi A3 Sedan e Q3.
Toda história possui marcos importantes, e a da Volkswagen não foge à regra. Começando pela sua instalação no país, como vimos acima, e a fundação da primeira fábrica, para em seguida começar a fazer história com modelos inesquecíveis.
O Fusca e a Kombi com certeza são os modelos mais emblemáticos da marca, mas em 1972 nasceram dois que marcariam toda uma geração: o SP1 e o SP2, com design esportivo e arrojado, mas mantendo a funcionalidade, característica sempre presente na marca.
No ano seguinte, 1973, nascia o modelo que representaria todas as principais características do povo brasileiro: a Brasília. Sem dúvida um marco não apenas na história da marca, mas do próprio país.
Novamente um ano mais tarde viria a lume outros modelo histórico: o Passat. O modelo trouxe consigo uma grande inovação tecnológica, o motor frontal refrigerado a água.
Mas só em 1980 surgiria um dos modelos mais comercializados do país, como o é até hoje: o Gol. Naquele momento o modelo estava equipado com o motor 1.3L, uma novidade para a época. Ele abriria caminho para outros modelos: Voyage (1981), Parati (1982) e Saveiro (1982). O sucesso do Gol foi tão grande que ele permaneceria líder de vendas por 27 anos a começar de 1987.
Outros dois modelos que marcaram época – e que pena que não existam mais – são o Santana (1984) e a Quantum (1985). Em sua segunda geração o Santana (1991) foi o primeiro a oferecer freios ABS, além disso, foi projetado por desenhistas e engenheiros brasileiros.
Outra tecnologia que a marca se destacou sendo a pioneira foi a da possibilidade do uso de combustível diferente num mesmo veículo, a tecnologia Total Flex como chamamos. O Gol foi o primeiro a receber essa nova tecnologia.
Uma nova história de sucesso na marca é a da Saveiro de cabine dupla que só no ano de 2014 vendeu 83.046 unidades. Um número impressionante, 15% a mais que no ano precedente.
O modelo oferece três tipos de cabine: simples, estendida e dupla. Sua motorização 1.6l MSI também chama a atenção e atrai uma parcela de público considerável, especialmente aqueles que buscam por um veículo versátil para o trabalho pesado do dia-a-dia, mas que também sirva para levar a família com conforto e segurança.
Sua história começou em 1982 quando teve sua primeira versão lançada no mercado, sendo que até o momento já foram produzidas mais de 1 milhão de unidades, e dessa cifra 189 mil foram exportadas para mais de 60 países.
A lista de modelos desenvolvidos pela Volkswagen no Brasil impressiona:
Dentre esses, os que mais foram produzidos no país são: