Produção do Citroën Basalt começa em Porto Real e impulsiona novos investimentos da Stellantis

A Stellantis iniciou a produção do Citroën Basalt, primeiro SUV coupe da marca, na fábrica de Porto Real, RJ. O modelo completa a linha C-Cubed e integra um ciclo de investimentos de R$ 3 bilhões para modernização e desenvolvimento de novos produtos, incluindo tecnologias híbridas.
Publicado em Notícias dia 18/09/2024 por Alan Corrêa

A Stellantis deu início à produção do Citroën Basalt, o primeiro SUV coupe da marca, no Polo Automotivo de Porto Real, no Rio de Janeiro. O modelo faz parte da família C-Cubed, que já conta com o C3 e o Aircross, e está previsto para ser lançado em breve no mercado brasileiro. O evento marca o encerramento de um ciclo de investimentos da Stellantis e o começo de um novo período, que se estenderá até 2030 com um aporte de R$ 3 bilhões na modernização da fábrica e no desenvolvimento de novos veículos.

O Polo Automotivo de Porto Real é uma peça-chave nas operações da Stellantis na América do Sul. A produção do Citroën Basalt simboliza não apenas a continuidade de um projeto de sucesso, mas também o comprometimento da empresa com a região. Desde 2011, o polo já recebeu mais de R$ 13 bilhões em investimentos, o que demonstra a importância estratégica dessa unidade para o grupo.

A Stellantis iniciou a produção do Citroën Basalt no Polo Automotivo de Porto Real, reforçando seu compromisso com o mercado brasileiro e encerrando o ciclo atual de investimentos da empresa na região.
A Stellantis iniciou a produção do Citroën Basalt no Polo Automotivo de Porto Real, reforçando seu compromisso com o mercado brasileiro e encerrando o ciclo atual de investimentos da empresa na região.

Com o novo ciclo de investimentos, a Stellantis busca transformar ainda mais a planta de Porto Real. Além de ampliar a capacidade produtiva, o plano inclui a incorporação de novas tecnologias para a fabricação de veículos híbridos e elétricos. O desenvolvimento de novos produtos, como os modelos Bio-Hybrid, é parte da estratégia de descarbonização da empresa, que almeja reduzir significativamente as emissões de carbono nos próximos anos.

A chegada do Citroën Basalt ao Brasil segue o sucesso do modelo em outros mercados, como a Índia. Baseado na plataforma modular CMP, o Basalt foi projetado para oferecer um design robusto e uma experiência de condução única. O SUV coupe tem características marcantes, como a elevada distância ao solo e linhas musculosas, que o diferenciam dos outros veículos da marca.

A fábrica de Porto Real já é responsável pela produção de outros modelos da Citroën, como o C3, o Aircross e o C4 Cactus. Com a conclusão da linha C-Cubed, a Stellantis já começa a preparar a unidade para a produção de novos modelos que integrarão o portfólio da empresa nos próximos anos. A adoção da tecnologia Bio-Hybrid permitirá que a fábrica produza veículos com motores híbridos flex e elétricos, ampliando as opções para os consumidores e fortalecendo a presença da Stellantis no mercado de mobilidade sustentável.

Com o lançamento do Citroën Basalt, a Stellantis complementa a família C-Cubed, que inclui o C3 e o Aircross, focando em veículos compactos para mercados em desenvolvimento como Brasil e Índia.
Com o lançamento do Citroën Basalt, a Stellantis complementa a família C-Cubed, que inclui o C3 e o Aircross, focando em veículos compactos para mercados em desenvolvimento como Brasil e Índia.

O projeto de modernização da planta de Porto Real é ambicioso e envolve a atualização das instalações, a aquisição de novos equipamentos e a introdução de processos mais eficientes. Além de aumentar a capacidade produtiva, a empresa pretende criar novas oportunidades de emprego e fortalecer a cadeia de fornecimento da região, consolidando a fábrica como um centro de excelência para a produção de veículos multimarcas.

A planta de Porto Real, responsável pela produção do Citroën Basalt, será modernizada com um aporte de R$ 3 bilhões, visando ampliar a capacidade produtiva e implementar novas tecnologias híbridas.
A planta de Porto Real, responsável pela produção do Citroën Basalt, será modernizada com um aporte de R$ 3 bilhões, visando ampliar a capacidade produtiva e implementar novas tecnologias híbridas.

A Stellantis também destacou que o investimento faz parte de um plano maior para a América do Sul, que inclui um total de R$ 32 bilhões em investimentos na região. O montante será utilizado para o lançamento de 40 novos produtos, além do desenvolvimento de 8 powertrains e novas tecnologias automotivas que contribuirão para a transição energética e a descarbonização do setor.

O Citroën Basalt, primeiro SUV coupe da marca, apresenta design robusto e elevado, sendo fabricado com a plataforma modular CMP, a mesma utilizada em modelos como o Peugeot 208 e 2008.
O Citroën Basalt, primeiro SUV coupe da marca, apresenta design robusto e elevado, sendo fabricado com a plataforma modular CMP, a mesma utilizada em modelos como o Peugeot 208 e 2008.

Fonte: Stellantis e Webmotors.