A Renault confirmou o lançamento de uma nova picape intermediária para 2026, em substituição à atual Oroch. A empresa irá investir US$ 350 milhões (aproximadamente R$ 1,9 bilhão) na fábrica de Santa Isabel, localizada em Córdoba, Argentina, onde o modelo será produzido exclusivamente para a América Latina. Com previsão de construção de 65 mil unidades por ano, 70% dessa produção será exportada, sendo o Brasil o principal destino.
Essa nova picape será baseada no conceito Niagara, revelado anteriormente, e provavelmente manterá o mesmo nome em sua versão de produção. Além do visual inspirado no protótipo, o veículo será construído sobre a plataforma RGMP, a mesma utilizada pelo Renault Kardian. Essa base oferece suporte para sistemas híbridos, tração 4×4 e permite configurações de veículos com comprimento entre 4 e 5 metros.
As dimensões da nova picape da Renault prometem rivalizar diretamente com modelos como a Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick e Ram Rampage. Com um comprimento estimado de 4,90 metros e entre-eixos de 2,95 metros, as proporções são bastante próximas das concorrentes. A Renault aposta fortemente em sua capacidade de competir nesse segmento cada vez mais disputado.
Além disso, a Nissan, parceira da Renault no mesmo grupo, também terá uma versão desse projeto, o que marcará sua entrada no mercado de picapes intermediárias monobloco na região. Embora cada marca tenha seu design próprio, ambas as versões compartilharão a mesma plataforma e serão produzidas na fábrica de Santa Isabel, onde a Renault já fabrica modelos como a Alaskan em colaboração com a Nissan Frontier.
A produção desses novos veículos fortalece a estratégia da Renault e Nissan de expandir sua presença no mercado latino-americano, onde o segmento de picapes tem uma demanda crescente. O CEO da Renault na América Latina, Luis Pedrucci, reforçou a importância desse investimento, sinalizando a intenção de aumentar a produção para até 100 mil unidades anuais no médio prazo, com planos de exportação para outros continentes.
Os primeiros protótipos da nova picape devem começar a circular em 2025, momento em que será possível ver mais detalhes sobre o design e desempenho do modelo. Com essa iniciativa, a Renault dá mais um passo em direção ao fortalecimento de sua linha de veículos na região, apostando no sucesso da nova geração de picapes intermediárias.
Ao mesmo tempo, a Renault anunciou que sua plataforma RGMP, além de permitir a montagem de diferentes tipos de veículos, como SUVs e picapes, está alinhada com as tendências do mercado de eletrificação e conectividade, destacando-se por sua arquitetura eletroeletrônica moderna.
Esse novo modelo reflete a estratégia da marca de desenvolver produtos que atendam às demandas regionais, principalmente em um segmento de veículos utilitários que tem sido amplamente bem-sucedido na América Latina. O mercado brasileiro, sendo o maior da região, receberá uma atenção especial nas exportações desse modelo.
O desenvolvimento da nova picape é mais um exemplo da colaboração entre Renault e Nissan, que seguem ampliando suas parcerias globais. A produção conjunta de modelos utilitários na Argentina solidifica essa aliança, proporcionando às marcas uma vantagem competitiva no mercado automotivo.