A Renault prepara para 2025 um SUV médio inédito no Brasil, que vai estrear a tecnologia híbrida flex da montadora francesa. O modelo utilizará a plataforma modular do Grupo Renault e será um concorrente direto de modelos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Embora inspirado no design do Renault Rafale, ele terá características adaptadas ao mercado nacional.
Pontos Principais:
O futuro SUV médio da Renault utilizará a plataforma modular do Grupo Renault, já presente em outros modelos como o Kardian. Embora não seja o Bigster, principal lançamento da Dacia no Salão de Paris de 2024, o novo SUV compartilhará elementos técnicos com modelos da marca romena, mas com um design mais alinhado aos veículos europeus da Renault.
O Renault Rafale, disponível atualmente na Europa em versões híbridas a gasolina, serve como inspiração para o novo SUV. O Rafale combina um motor 1.2 turbo de três cilindros com motores elétricos e baterias, resultando em uma motorização híbrida moderna. No Brasil, no entanto, a Renault deve optar por uma adaptação dessa tecnologia para o mercado local, com a introdução de um sistema híbrido leve flex de 48 volts.
Esse sistema deve utilizar o motor 1.0 turboflex de 125 cv já presente no Kardian, em conjunto com um câmbio automatizado de dupla embreagem e tração dianteira. Isso possibilita a oferta de um veículo que, além de competitivo no segmento, será mais eficiente em termos de consumo e emissões.
Além disso, a Renault planeja lançar uma nova picape híbrida em 2026, chamada Niagara, que compartilhará a mesma base do novo SUV. A estratégia de eletrificação da marca visa se adaptar às exigências do mercado brasileiro, oferecendo modelos flex com tecnologia híbrida.
O Renault Rafale, que é vendido na Europa em versões híbridas completas e plug-in, oferece uma tração dianteira na versão E-Tech Full Hybrid, com potência de 200 cv e torque de 20,9 mkgf. Já a versão E-Tech Plug-in Hybrid conta com tração integral, devido à presença de um segundo motor elétrico no eixo traseiro, gerando uma potência de 300 cv e autonomia de até 100 km em modo elétrico puro.
A expectativa é que o novo SUV médio da Renault utilize tecnologias derivadas dessas versões, mas adaptadas para o mercado brasileiro, com foco na tecnologia flex. Isso permitirá à montadora francesa competir de maneira mais eficiente em um segmento que já conta com rivais fortes como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Fonte: Renault e JornalDoCarro.