Funcionário que dormia em carro pela produtividade foi demitido da Tesla; entenda o caso

A história de Nico Murillo é realmente tocante. Após anos de dedicação, incluindo morar em seu carro para evitar longos trajetos e demonstrar uma lealdade imensa ao seu trabalho, Murillo foi abruptamente demitido da Tesla como parte de uma reestruturação mais ampla da empresa. Apesar de seus sacrifícios, como abrir mão de confortos pessoais para se dedicar ao trabalho, ele foi dispensado sem aviso prévio. Essa situação destaca os desafios e a instabilidade que os trabalhadores podem enfrentar, mesmo estando extremamente comprometidos com suas funções.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 11/05/2024

Nico Murillo, um ex-funcionário da Tesla, encontrou-se desempregado após uma extensa reestruturação na empresa de veículos elétricos que resultou no corte de aproximadamente 10% de sua força de trabalho global, o que corresponde a cerca de 14.000 empregados.

O ex-supervisor de produção, de 29 anos, foi surpreendido com a notícia de sua demissão quando tentou acessar as instalações da fábrica de Fremont, Califórnia, onde trabalhava, e seu crachá foi recusado pelo sistema de segurança.

A trajetória deste profissional na Tesla começou em 2019 como associado de produção. Com dedicação, ele ascendeu a supervisor de produção ao longo de cinco anos. Durante seu tempo na empresa, ele adotou uma rotina peculiar para evitar o longo trajeto de casa para o trabalho, que durava cerca de 90 minutos. Ele optou por viver no estacionamento da fábrica durante a semana, utilizando seu carro como abrigo noturno. As instalações da empresa forneciam recursos para suas necessidades básicas, como alimentação e higiene, onde ele usava o refeitório para aquecer suas refeições e os vestiários para tomar banho.

Os cortes de pessoal foram anunciados por Elon Musk, CEO da Tesla, em um memorando aos empregados no dia 15 de abril. Musk descreveu os cortes como uma “decisão difícil”, necessária em resposta à queda nas vendas de veículos. A despeito das circunstâncias de sua saída, o ex-funcionário recebeu um pacote de rescisão e expressou gratidão pelo período em que esteve na empresa.

“Fui demitido da Tesla em 15 de abril, uma segunda-feira, e sim, foi um processo de demissão muito chocante e diferente de outras empresas”, conta Nico em seu canal no Youtube.

Nico Murillo foi demitido após uma reestruturação na Tesla, que cortou 10% de sua força de trabalho, ou cerca de 14.000 empregados. Ele era supervisor de produção.
Nico Murillo foi demitido após uma reestruturação na Tesla, que cortou 10% de sua força de trabalho, ou cerca de 14.000 empregados. Ele era supervisor de produção.

Após a demissão, o indivíduo conseguiu emprego como gerente de uma loja GNC em Pleasanton. Ele também planeja vender sua casa em Lathrop e pretende viver temporariamente em seu carro, enquanto documenta sua jornada em um canal no YouTube. Ele compartilhou que a experiência na Tesla o preparou para superar desafios rapidamente e pretende aplicar essas habilidades enquanto segue em frente.

“Recebi um email que dizia: infelizmente, como resultado, sua posição foi eliminada por essa reestruturação. Imediatamente depois disso, eu estava tipo, ‘Isso é real?’ e então mandei uma mensagem para meu gerente perguntando, ‘O que é isso?’ e ele me respondeu que todos receberam isso, teríamos mais informações mais tarde. Sim, tentei usar meu crachá para ver se funcionava, porque você nunca sabe se isso é real. Sim, um segurança grande, com cerca de 1,90m e 136 kg, parecia um segurança de boate, e ele disse, ‘Deixe-me ver seu crachá’, e então ele disse, ‘Sim, você faz parte das demissões, sinto muito’ e eu apenas… me virei e tive que sair”, contou.

Este episódio ilustra os desafios enfrentados por muitos trabalhadores na indústria de tecnologia, onde ajustes estratégicos e inovações frequentes podem ter impactos significativos na segurança no emprego e na vida pessoal dos funcionários. Além do ex-supervisor, muitos outros empregados da Tesla que foram demitidos enfrentam dilemas semelhantes, tendo que adaptar suas vidas e carreiras abruptamente.

O relato deste profissional destaca a natureza volátil do emprego no setor de tecnologia, especialmente em empresas como a Tesla, que estão na vanguarda da inovação em energia limpa e automação. Enquanto tais empresas oferecem oportunidades para desenvolvimento pessoal e profissional, elas também exigem uma grande capacidade de adaptação por parte de seus empregados diante de mudanças operacionais ou estratégicas.

A história deste trabalhador ressoa particularmente em tempos de incertezas econômicas, onde as histórias de lealdade e sacrifício pessoal nem sempre garantem segurança no emprego. Sua decisão de viver em seu carro durante a semana para economizar tempo e dinheiro reflete um compromisso extremo com seu trabalho, uma característica que muitos trabalhadores em diversos setores podem encontrar relatable.

Além disso, a situação deste ex-funcionário levanta questões importantes sobre as práticas de gestão e cultura corporativa dentro de empresas altamente inovadoras e competitivas. A comunicação de sua demissão, feita por meio de um processo automatizado que desativou seu acesso às instalações da empresa, ilustra uma abordagem impessoal que pode afetar negativamente a moral dos funcionários e a percepção pública da empresa.

O impacto desses cortes não se limita apenas aos indivíduos diretamente afetados, mas também se estende às comunidades locais e à economia mais ampla, especialmente em áreas como Fremont, onde grandes empregadores como a Tesla desempenham um papel significativo na economia local. Os funcionários demitidos podem enfrentar dificuldades para encontrar novas oportunidades de emprego, reajustar suas finanças e, em casos como o deste indivíduo, reconfigurar completamente suas vidas.

À medida que avançamos, histórias como a de Nico Murillo servem como lembretes cruciais das realidades humanas por trás das manchetes sobre inovação e sucesso corporativo. Elas desafiam tanto empregadores quanto empregados a considerar não apenas o impacto econômico de suas decisões, mas também as consequências humanas dessas escolhas.

É verdade que ele dormia em seu carro e tomava banho na fábrica?

Teoricamente Sim, é verdade segundo o que o youtuber conta em seus vídeos. Nico Murillo mencionou que durante um período, ele optou por viver em seu carro no estacionamento da fábrica para evitar o longo trajeto diário de ida e volta ao trabalho. Ele também utilizava as instalações da fábrica para suas necessidades básicas, como tomar banho.

*Com informações do Metro, Youtube, NYPost e CBSNews.