A imprensa japonesa especula sobre a possível chegada de uma nova Yamaha XT250. A moto, conhecida no Japão como Serow 250, é popular devido à sua eficiência e versatilidade. A produção da XT250 foi interrompida em 2020 após 35 anos de sucesso. A nova versão pode ter uma cilindrada um pouco menor, permanecendo nos 230 cc.
A Yamaha XT250 foi lançada originalmente com um motor monocilíndrico de 223 cc refrigerado a ar. A moto era conhecida por ser fácil de manusear e acessível. Ainda não está claro se o novo modelo terá refrigeração a ar ou líquida, mas as apostas estão a favor da refrigeração a ar. A Yamaha é famosa por suas motos aventureiras, e a XT250 é um exemplo disso.
No Brasil, a Yamaha XTZ 250 Lander carrega o legado da série XT. A nova XT250 pode ser uma versão semelhante à Lander 250. Surgida em 1985, a XT250 foi uma moto de uso misto com motor de 225 cc. Mais tarde, a cilindrada aumentou para 250 cc, e a moto foi vendida em vários países.
O diretor de vendas da Yamaha Japão, Daiji Matsuoka, mencionou que a empresa está avaliando o retorno da XT250. Segundo ele, a Yamaha está se preparando para isso com os recursos disponíveis. No entanto, ainda há poucas informações sobre o projeto. Alguns acreditam que o modelo continuará com a receita clássica de motor refrigerado a ar e 250 cilindradas.
A nova XT250 pode ser um modelo robusto e acessível, próximo da XTZ 250 Lander. No entanto, outras hipóteses surgem. Existe a possibilidade de a nova moto ter um motor de 230 cc, competindo diretamente com a Kawasaki KLX 230.
O modelo XT250 deixou de ser vendido por não atender às normas de emissões. A última versão ainda está disponível nos Estados Unidos. A moto tem várias semelhanças com a Lander 250 brasileira, incluindo a base do motor e o chassi.
Os rumores sobre a nova XT250 ganham força na mídia japonesa. A Yamaha ainda não confirmou oficialmente o projeto, mas as especulações continuam. A nova versão da XT250 pode marcar o retorno de um modelo clássico e popular entre os motociclistas.
Após 35 anos de sucesso, a Yamaha XT250 interrompeu a produção em 2020. Felizmente, a imprensa japonesa insiste com cada vez mais ênfase que a Yamaha está a trabalhar na sucessora da XT250, embora o futuro modelo possa ter uma cilindrada um pouco menor, permanecendo nos 230 cc. Isso significaria um regresso ao passado, já que de 1986 a 2007 a Yamaha produziu a XT225.
A Yamaha XT (Serow) chegou ao mercado movida por um monocilíndrico leve e confiável de 223 cc refrigerado a ar. O tamanho compacto tornou-a numa trail fácil de manusear e acessível para um público variado. O que os jornalistas japoneses ainda não descobriram é se o novo modelo será refrigerado a ar como o original ou se a Yamaha decidirá usar refrigeração líquida, embora as apostas sejam a favor de um ‘air drive’ convencional.
A Yamaha é mundialmente famosa por suas motos aventureiras. Ao longo das décadas, criou verdadeiras lendas, quase sempre em torno da sigla XT. Aqui no Brasil, um dos modelos que carrega este legado é a XTZ 250 Lander. Agora, ela parece estar perto de ganhar uma ‘irmã’.
Segundo rumores, a Yamaha está trabalhando em uma novíssima XT 250. Será uma nova geração da Serow, clássica trail da marca que permaneceu por mais de 35 anos nas lojas do Japão, até ser aposentada em alguns países. Inclusive, segue viva em mercados como os Estados Unidos.
Montagens mostram como poderia ser uma nova XT, modelo similar à Lander 250 brasileira. Surgida em 1985, como uma eficiente moto de uso misto movida por um motor de 225 cc, a XT era leve, esguia, confiável e robusta. Mais tarde, cresceu para 250 cc e foi levada a diversos países – em alguns chamada apenas de XT 250, sem o Serow, nome em homenagem ao valente caprino popular no Japão. Deixou as lojas por não atender mais a legislação de emissões. Em sua última versão, ainda à venda nos EUA, tem semelhanças com a Lander brasileira.
Agora, o rumor de uma nova XT 250 ganha força na mídia japonesa. Inclusive, o assunto é reforçado por alguns líderes da própria marca, como o diretor de vendas da Yamaha Japão, Daiji Matsuoka: “Lamentamos muito a perda deste modelo e acreditamos que deveríamos fazer algo a respeito. Estamos nos preparando para isso com os recursos que temos”, comentou Matsuoka.
Porém, pouco se sabe sobre o possível projeto. Alguns acreditam que o modelo continuará com sua receita clássica, adotando motor de arrefecimento a ar e 250 cilindradas. Possivelmente, próximo da XTZ 250 Lander. Um modelo robusto e acessível, mais simples que a extinta WR 250R (que não veio ao Brasil) e atual WR 155 R, que adoraríamos ter por aqui.
Entretanto, enquanto nenhuma hipótese é confirmada, outras também surgem. Uma possibilidade é que a nova aventureira da Yamaha tenha motor de 230 cilindradas, fazendo concorrência direta à bem-sucedida Kawasaki KLX 230.
*Com informações da MotoMais.