A Toyota apresentou o novo Corolla Cross que será utilizado na temporada 2025 da Stock Car. O modelo é feito com base na nova plataforma Audace SNG01, com motor turboalimentado de 2,1 litros e aproximadamente 500 cv. O carro foi desenvolvido com tecnologia avançada, visando aumentar a competitividade da categoria.
Pontos Principais:
A Toyota GAZOO Racing revelou oficialmente o novo Toyota Corolla Cross, que será o veículo da equipe para a temporada 2025 da Stock Car. O evento aconteceu na Audacetech, divisão do Grupo Veloci, que é responsável pelo desenvolvimento do modelo em parceria com a Toyota. A revelação marca a introdução de SUVs na categoria, uma mudança significativa em relação aos sedans utilizados até então.
A história da Toyota GAZOO Racing na Stock Car começou em 2020, com o Toyota Corolla como representante da marca no grid. Desde então, o desempenho tem sido notável, com uma série de vitórias e conquistas ao longo dos anos. Agora, com o novo Corolla Cross, a equipe pretende manter o mesmo nível de competitividade, mas com um carro mais leve, ágil e com tecnologia de ponta.
A carroceria do novo SUV é fabricada pela Magna Compósitos e utiliza materiais avançados como fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar, proporcionando uma estrutura mais leve e resistente. Além disso, o design inclui elementos como extrator e uma grande asa traseira ajustável, que melhoram o desempenho aerodinâmico do veículo nas pistas.
O motor do Corolla Cross Stock Car é um 2,1 litros turboalimentado, capaz de entregar aproximadamente 500 cavalos de potência, utilizando gasolina Podium. O câmbio sequencial semiautomático de seis velocidades, desenvolvido pela XTrac, é outro destaque do veículo. Com essas especificações, o carro está preparado para entregar alto desempenho durante as corridas.
A conectividade também é um ponto forte do novo modelo. Equipado com o sistema Qualcomm Snapdragon 5G, o veículo oferece monitoramento em tempo real de diversas funções, proporcionando uma vantagem tecnológica tanto para os pilotos quanto para as equipes de engenharia.
O projeto também incluiu melhorias no sistema de suspensão, que é independente nas quatro rodas, com triângulos sobrepostos e sistema pushrod. Esse conjunto é complementado por rodas desenvolvidas pela Mangels e freios de alta performance, fabricados pela HipperFreios e Cobreq, garantindo controle total sobre o veículo em alta velocidade.
A nova era da Stock Car com a introdução do Corolla Cross promete elevar ainda mais o nível de competitividade na categoria, conforme destacou o CEO da Vicar, Fernando Julianelli. Ele ressaltou o desafio de manter o grid altamente competitivo, com margens mínimas de tempo entre os carros, e expressou confiança de que o novo modelo atenderá a essas expectativas.
O CEO da Audacetech, Enzo Bortoleto, também comentou sobre o impacto do novo SUV, enfatizando a utilização de tecnologias de ponta e o comprometimento em oferecer um carro seguro e eficiente para as equipes.
Fonte: Toyota.