Tudo o que você precisa saber antes de comprar um Honda Civic LXS 1.8 2009 usado; confira preço e ficha técnica do sedan

O Honda Civic LXS 1.8 2009 é uma boa opção para quem busca um sedã confiável e econômico. Com motor 1.8 e câmbio manual ou automático, é ideal para uso diário e viagens. Fique atento ao desgaste da suspensão e trincas no painel. Verifique histórico de manutenção e estado geral antes da compra.
Publicado em Local dia 17/12/2024 por Alan Corrêa

O Honda Civic LXS 1.8 2009 é um dos sedãs médios mais desejados no mercado de seminovos, graças ao seu design moderno, confiabilidade mecânica e conforto. Equipado com motor 1.8 i-VTEC de 140 cv (com etanol), ele oferece bom desempenho tanto na cidade quanto na estrada, além de um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 5 velocidades, ambos duráveis e bem ajustados. O modelo é ideal para quem busca um carro confortável para uso diário, viagens em família ou até mesmo uma opção confiável para motoristas de aplicativo.

Pontos Principais:

  • Motor 1.8 i-VTEC de até 140 cv com etanol.
  • Opções de câmbio manual ou automático de 5 marchas.
  • Suspensão pode apresentar desgaste em veículos mais rodados.
  • Acabamento interno sujeito a desgaste natural com o tempo.

Entre os pontos positivos, destacam-se a robustez do motor, baixo custo de manutenção em relação aos concorrentes da época, bom consumo de combustível e a dirigibilidade precisa. Contudo, os principais defeitos incluem desgaste de suspensão – comum em modelos mais rodados – e problemas com trincas no painel devido ao calor. Além disso, o acabamento interno, embora elegante, pode apresentar desgaste em bancos e peças plásticas. Outros pontos negativos incluem o preço elevado de algumas peças originais e o espaço traseiro relativamente limitado para um sedã médio.

Antes de fechar negócio, é importante verificar o histórico de manutenção, buscando carros com revisões em dia e sem alterações no motor. Atenção especial deve ser dada ao funcionamento do câmbio automático, caso a versão escolhida o possua, além da suspensão, que tende a sofrer em vias irregulares. Realize também uma inspeção minuciosa na carroceria para identificar sinais de ferrugem ou acidentes anteriores. Por fim, vale levar o carro a um mecânico de confiança para uma avaliação completa, garantindo um bom investimento em um dos sedãs usados mais respeitados do mercado.

Desempenho, motor e potência

O modelo conta com motor dianteiro, transversal e de aspiração natural com alimentação por injeção multiponto. Possui quatro cilindros em linha, comando de válvulas único no cabeçote (SOHC), tuchos mecânicos e variação do comando na admissão. A cilindrada é de 1.799 cm³, com cilindrada unitária de 450 cm³.

O diâmetro do cilindro é de 81 mm, enquanto o curso do pistão é de 87,3 mm, com taxa de compressão de 11,5:1. A potência máxima chega a 138 cv com álcool e 136 cv com gasolina, atingidos a 6.200 rpm. O torque máximo é de 17,7 kgfm com álcool e 17,5 kgfm com gasolina, a 4.300 rpm.

O modelo possui câmbio manual de cinco marchas e embreagem monodisco a seco, com tração dianteira. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,2 segundos, e a velocidade máxima alcança 203 km/h. A rotação máxima do motor é de 6.800 rpm, com potência específica de 77,8 cv/litro e torque específico de 9,8 kgfm/litro. A relação peso/potência é de 8,79 kg/cv, e a relação peso/torque é de 69,5 kg/kgfm.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 7,1 km/l com álcool e 9 km/l com gasolina. Em rodovias, os valores sobem para 10 km/l com álcool e 13 km/l com gasolina. Com um tanque de combustível de 50 litros, a autonomia urbana é de 355 km com álcool e 450 km com gasolina. Na estrada, a autonomia atinge 500 km com álcool e 650 km com gasolina.

Interior

O modelo possui capacidade para cinco ocupantes, com quatro portas e espaço interno confortável. O porta-malas conta com capacidade de 340 litros.

Em segurança, inclui freios ABS, airbags frontais, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, além de travamento central das portas. O desembaçador do vidro traseiro também está presente.

Em conforto, destaca-se pelo ar-condicionado com uma zona de climatização, ar quente e direção hidráulica. Oferece ajuste de altura para o banco do motorista, apoio de braço dianteiro e central no banco traseiro, além de ajuste de altura e profundidade do volante. Os cintos de segurança dianteiros possuem ajuste de altura, e há controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores e rodas de liga leve. O banco traseiro é bipartido e rebatível, com luzes no porta-malas, porta-luvas e teto traseiro.

No quesito entretenimento, o modelo conta com rádio, CD player, volante multifuncional, conta-giros e termômetro do líquido de arrefecimento.

Medidas

O comprimento total é de 4.489 mm, a largura é de 1.752 mm e a altura chega a 1.450 mm. A distância entre-eixos é de 2.700 mm, proporcionando estabilidade e bom espaço interno. A bitola dianteira mede 1.492 mm, enquanto a traseira possui 1.521 mm. O peso total é de 1.230 kg.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com mola helicoidal, e a traseira utiliza braços sobrepostos independentes também com mola helicoidal.

Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são de disco sólido. A direção possui assistência hidráulica, com um diâmetro de giro de 10,5 metros.

Os pneus possuem medidas 205/55 R16 tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 113 mm. O estepe acompanha as mesmas dimensões.

Preço aproximado do Honda Civic 2009

Ficha Técnica do Honda Civic LXS 1.8 2009

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Honda Civic LXS 1.8 2009

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Webmotors e Motor1.