Se você pensa que a Honda CG 160 já alcançou seu máximo potencial, a versão 2025 está aqui para te surpreender. A décima geração da moto mais querida pelos brasileiros vem cheia de novidades, misturando tradição e modernidade em um pacote irresistível. Quer saber o que mudou? Prepare-se para descobrir como a CG evoluiu sem perder sua essência de robustez e economia.
Pontos Principais:
Com atualizações que vão do design às novas tecnologias, a CG 160 2025 prova que ainda tem muito a oferecer. Freios ABS, tanque encapsulado, iluminação em LED e até uma porta USB são apenas algumas das melhorias que prometem tornar sua experiência de pilotagem ainda mais segura e confortável. Quer dar uma volta nessa novidade? Vem comigo!
A Honda CG 160, motocicleta amplamente popular no Brasil, chega em 2025 com sua décima geração. Reconhecida por sua durabilidade e economia, a nova linha da CG 160 apresenta atualizações tanto no design quanto na ciclística, mantendo-se fiel às suas principais características. As quatro versões disponíveis – Titan, Fan, Start e Cargo – receberam aprimoramentos importantes, voltados para melhorar o desempenho e a experiência de pilotagem.
As novidades dessa nova geração incluem modificações no sistema de suspensão, novas rodas de liga leve, e a implementação de freios a disco em todas as versões. A CG 160 Titan, que representa a versão topo de linha, conta ainda com freios a disco em ambas as rodas, além de sistema ABS na roda dianteira, aumentando a segurança da motocicleta.
A linha CG 160 2025 apresenta uma significativa evolução no design, com destaque para o encapsulamento do tanque de combustível em superfícies plásticas. Essa solução, além de permitir maior liberdade na criação de formas, reduz os custos de manutenção em caso de pequenos acidentes. A nova geração também inclui rodas de liga leve em todas as versões, conferindo maior leveza e resistência à motocicleta.
O painel de instrumentos foi modernizado e agora inclui indicador de marcha engatada e computador de bordo, presentes em todas as versões. Na traseira, a lanterna utiliza tecnologia LED, que melhora a visibilidade e durabilidade. Nas versões Fan e Titan, o farol dianteiro também recebeu iluminação por LED, enquanto a Titan conta ainda com uma porta USB-C de série, opcional na Fan, para carregamento de dispositivos eletrônicos.
Além disso, o assento da CG 160 foi redesenhado com dois níveis, priorizando o conforto, especialmente para quem utiliza a motocicleta de maneira profissional. O conjunto traseiro da moto, incluindo as novas alças para apoio e a lanterna redesenhada, também se destacam no visual renovado.
Em termos de ciclística, a nova geração da CG 160 traz uma suspensão dianteira aprimorada, com tubos de 33 mm, substituindo os de 31 mm das gerações anteriores. A suspensão traseira também foi revisada e agora utiliza uma balança de perfil retangular, garantindo mais estabilidade durante a pilotagem.
O chassi de todas as versões permanece do tipo Diamond, fabricado em aço, conhecido por sua resistência e eficiência nas dinâmicas de condução. A versão Titan, além do sistema de freio ABS na roda dianteira, conta com discos de freio em ambas as rodas, enquanto as demais versões possuem freios a disco apenas na dianteira e tambor na traseira, com sistema CBS (Combined Brake System).
Os pneus, sem câmara (tubeless), também variam entre as versões. A CG 160 Titan utiliza pneus Michelin Pilot Street 2, enquanto as outras versões utilizam os modelos Pirelli ou Vipal, todos garantindo maior aderência e segurança em diversas condições de rodagem.
O motor da CG 160 2025 permanece o confiável monocilíndrico OHC de 162,7 cm³, arrefecido a ar. Esse motor é capaz de gerar até 14,7 cv de potência com etanol e 14,4 cv com gasolina, a 8.000 rpm, com torque máximo de 1,43 kgf.m (etanol) e 1,41 kgf.m (gasolina). Ele também está adequado às normas ambientais do PROMOT 5, com redução significativa nas emissões de poluentes, como CO, HC e NOx.
Nas versões Titan, Fan e Cargo, o motor é Flex, com tecnologia FlexOne, permitindo o uso de gasolina ou etanol em qualquer proporção. Já na versão Start, o motor aceita apenas gasolina. Além disso, todas as versões contam com câmbio de cinco marchas e embreagem multidisco em banho de óleo.
Outra atualização importante é o novo sistema de ajuste da tensão da corrente, que facilita a manutenção e prolonga a durabilidade da transmissão final. Essas melhorias mantêm a reputação da CG como uma motocicleta econômica, de fácil manutenção e ideal para o uso diário.
A nova linha da Honda CG 160 2025 estará disponível nas concessionárias a partir de novembro. Todas as versões têm garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além de contar com óleo Pro Honda gratuito em sete revisões, a partir da terceira. O intervalo de manutenção recomendado é de 6.000 km ou seis meses após a primeira revisão.
Os preços sugeridos, baseados na cidade de São Paulo, são os seguintes:
A nova geração da Honda CG 160 confirma a evolução contínua do modelo mais vendido do Brasil. Com melhorias no design, desempenho, segurança e conforto, a linha 2025 mantém as características que tornaram a CG tão popular entre os motociclistas. As quatro versões – Titan, Fan, Start e Cargo – foram atualizadas para atender a diferentes perfis de usuários, reforçando a versatilidade e a durabilidade dessa motocicleta que, há quase cinco décadas, lidera o mercado nacional.
Fonte: Honda.