Tudo sobre a nova picape Volkswagen Tarok: futura concorrente da Fiat Toro e BYD Shark

A Volkswagen apresentou o conceito da Tarok em 2018, mas a picape ainda não foi lançada. A demora se deve ao estudo detalhado da concorrência, à indefinição sobre a motorização (entre híbrida leve e combustão), e ao planejamento estratégico que inclui o lançamento de 16 novos modelos até 2028. O projeto da Tarok, ainda em estágio inicial, deve começar a ser produzido em 2026 na planta de São José dos Pinhais, compartilhando a plataforma MQB-A0 com o T-Cross.
Publicado em Volkswagen dia 12/07/2024 por Alan Corrêa

A Volkswagen apresentou o conceito da VW Tarok em 2018, mas a picape intermediária que ainda não chegou ao mercado deverá ser apresentada no Brasil antes de 2027.

O primeiro motivo é o estudo detalhado da concorrência. A Volkswagen está observando atentamente os movimentos de outras marcas no mercado de picapes, como a BYD com a Shark e a GWM com a Poher, para garantir que a Tarok seja competitiva.

Estudo da Concorrência

A Volkswagen anunciou um investimento de R$ 3 bilhões em São José dos Pinhais, Paraná, para produzir uma nova picape intermediária baseada no conceito Tarok, apresentado no Salão do Automóvel de 2018.
A Volkswagen anunciou um investimento de R$ 3 bilhões em São José dos Pinhais, Paraná, para produzir uma nova picape intermediária baseada no conceito Tarok, apresentado no Salão do Automóvel de 2018.

Desde sua apresentação no Salão do Automóvel de 2018, a Volkswagen tem analisado minuciosamente o mercado de picapes no Brasil. O segmento de picapes tem atraído diversas marcas, como a BYD com a Shark e a GWM com a Poher. A Volkswagen está aguardando o momento certo para lançar a Tarok, estudando as estratégias de seus concorrentes para entrar no mercado de forma competitiva.

A análise da concorrência envolve a observação de modelos que já estão no mercado e o comportamento dos consumidores. A marca alemã quer garantir que a Tarok seja um produto diferenciado e bem aceito pelos compradores. A estratégia de entrada no mercado de picapes precisa ser cuidadosa para não repetir erros de outros lançamentos.

O crescimento do mercado de picapes no Brasil é um fator que aumenta a complexidade dessa análise. Marcas que antes não participavam desse segmento agora estão investindo pesado, tornando a concorrência ainda mais acirrada.

Motorização Indefinida

O carro testado tem a carroceria de um Virtus, mas é uma mula, um protótipo para desenvolvimento.
O carro testado tem a carroceria de um Virtus, mas é uma mula, um protótipo para desenvolvimento.

Um dos principais motivos para a demora no lançamento da Tarok é a indefinição sobre a motorização. A Volkswagen está avaliando se a picape será lançada com motorização híbrida leve ou a combustão. Essa decisão é crucial para posicionar a Tarok de maneira competitiva no mercado.

A montadora considera duas opções principais de motorização para a Tarok. A primeira é o motor 1.0 turbo flex de 128 cv, que já é utilizado em outros modelos da marca. A segunda opção é o inédito 1.5 híbrido flex EVO2, que ainda não foi utilizado em nenhum modelo da Volkswagen. A escolha entre essas duas opções impacta diretamente o desenvolvimento e o lançamento da picape.

A escolha da motorização também influencia a aceitação do mercado e a competitividade do modelo. Uma motorização híbrida pode ser um diferencial importante, atendendo à demanda por veículos mais sustentáveis e econômicos.

Planejamento Estratégico

Projeto de como deverá ser a VW Tarok
Projeto de como deverá ser a VW Tarok

A Tarok faz parte de um plano maior da Volkswagen, que inclui o lançamento de 16 novos modelos no Brasil até 2028. Entre esses lançamentos, estão duas novas picapes: uma compacta, para substituir a Saveiro, e a Tarok, que será a rival direta da Fiat Toro.

Este planejamento estratégico é complexo e exige tempo e recursos. A Volkswagen está investindo em diversas frentes para garantir que todos os novos modelos sejam lançados com sucesso. O lançamento da Tarok precisa estar alinhado com o cronograma geral da montadora para evitar conflitos de mercado e maximizar a eficiência de produção.

O plano de lançar a Tarok inclui não apenas o desenvolvimento do veículo, mas também estratégias de marketing e vendas. A Volkswagen precisa garantir que o lançamento seja bem-sucedido em todas as etapas, desde a produção até a chegada ao consumidor final.

Desenvolvimento Técnico

A Volkswagen apresentou o conceito da Tarok em 2018, mas a picape ainda não foi lançada. Um dos motivos é o estudo detalhado da concorrência, para garantir que a Tarok seja competitiva no mercado.
A Volkswagen apresentou o conceito da Tarok em 2018, mas a picape ainda não foi lançada. Um dos motivos é o estudo detalhado da concorrência, para garantir que a Tarok seja competitiva no mercado.

O projeto da Tarok, conhecido internamente como VW 247, está em estágio embrionário. A produção da picape ainda não começou e as previsões indicam que isso deve ocorrer apenas no primeiro trimestre de 2026. Com isso, a apresentação oficial e o início das vendas não devem acontecer antes de 2027.

O desenvolvimento técnico do projeto envolve diversos desafios. A Tarok será fabricada na planta de São José dos Pinhais, onde atualmente é produzido o T-Cross. A escolha dessa planta não foi por acaso, já que a Tarok compartilhará a plataforma MQB-A0 utilizada pelo T-Cross.

A utilização da plataforma MQB-A0 indica que a Tarok terá dimensões semelhantes ao T-Cross, com um comprimento de 4.199 mm, largura de 1.760 mm e entre-eixos de 2.651 mm. Esse compartilhamento de plataforma facilita a produção, mas também impõe desafios técnicos específicos que precisam ser resolvidos antes do lançamento.

Expectativas para o Lançamento

O planejamento estratégico da Volkswagen inclui o lançamento de 16 novos modelos no Brasil até 2028. A Tarok faz parte desse plano, junto com outras picapes, exigindo tempo e recursos.
O planejamento estratégico da Volkswagen inclui o lançamento de 16 novos modelos no Brasil até 2028. A Tarok faz parte desse plano, junto com outras picapes, exigindo tempo e recursos.

Embora a Volkswagen ainda não tenha definido uma data exata para o lançamento da Tarok, as expectativas são altas. A picape é aguardada como um modelo que pode revolucionar o segmento de picapes intermediárias no Brasil, competindo diretamente com modelos como Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch.

As últimas informações indicam que a Volkswagen pretende equipar a Tarok com dois tipos de motores a combustão em um primeiro momento. O motor 1.4 TSI, utilizado no Virtus, deve dar lugar ao inédito 1.5 Evo2, com 150 cv de potência e 25,5 kgf/m de torque, acoplado a um câmbio automático DSG de 7 velocidades. Outra opção considerada é o motor 1.0 TSI de 128 cavalos, presente em outros modelos da marca.

O interior da Tarok ainda é um mistério, mas a tendência é que siga o padrão dos modelos atuais da Volkswagen, com bom nível de tecnologia e acabamentos similares aos do T-Cross. Espera-se que a picape tenha telas digitais para painel de instrumentos e central multimídia, ar-condicionado com comandos digitais e carregador de celular por indução.

Preço Aproximado

A Volkswagen Tarok, ainda sem preço revelado, é aguardada com valores entre R$ 150 mil e R$ 230 mil. A picape terá opções de motores 1.5 Evo2 com 150 cv e 1.0 TSI de 128 cv, usando a plataforma MQB-A0 do T-Cross.

Volkswagen Tarok 2027 ou 2028?

O desenvolvimento técnico do projeto da Tarok está em estágio inicial. A produção deve começar no primeiro trimestre de 2026, com lançamento e início das vendas previstos para 2027.
O desenvolvimento técnico do projeto da Tarok está em estágio inicial. A produção deve começar no primeiro trimestre de 2026, com lançamento e início das vendas previstos para 2027.

A Volkswagen Tarok é um projeto ambicioso que tem enfrentado diversos desafios antes de seu lançamento. A análise da concorrência, a indefinição sobre a motorização, o planejamento estratégico e o desenvolvimento técnico são fatores que contribuíram para a demora na chegada da picape ao mercado. No entanto, as expectativas são altas e a Tarok promete ser um modelo competitivo no segmento de picapes intermediárias no Brasil.

As previsões indicam que a Tarok deve entrar em produção apenas a partir de 2026, com lançamento e início das vendas previstos para 2027. A escolha da motorização e o alinhamento com o plano estratégico da Volkswagen serão cruciais para o sucesso do modelo. Aguardamos ansiosamente por mais informações e o lançamento oficial da Tarok.