Tudo sobre a Yamaha Ténéré 700 2024; a “trail de verdade” chegou no Brasil; veja preço e review

A Ténéré 700 vem equipada com um motor de dois cilindros em linha, injetado e refrigerado a água, com 689 cm³ de cilindrada. O motor oferece 73,4 cv de potência a 9.900 rpm e um torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. Esse motor promete boa resposta em diversas faixas de giros, atendendo a diferentes necessidades de pilotagem.
Publicado em Motos dia 15/06/2024 por Alan Corrêa

Após quatro anos de espera, a Yamaha Ténéré 700 foi confirmada para o mercado brasileiro. Lançada internacionalmente no final de 2019 e com vendas iniciadas na Europa em 2020, a moto estará disponível no Brasil no primeiro trimestre de 2025. O preço ainda não foi divulgado oficialmente, mas estima-se que ficará entre R$ 65 mil e R$ 70 mil.

Motor

A Yamaha Ténéré 700 será lançada no Brasil no primeiro trimestre de 2025. A moto, lançada internacionalmente em 2019, tem preço estimado entre R$ 65 mil e R$ 70 mil, ainda não confirmado oficialmente.
A Yamaha Ténéré 700 será lançada no Brasil no primeiro trimestre de 2025. A moto, lançada internacionalmente em 2019, tem preço estimado entre R$ 65 mil e R$ 70 mil, ainda não confirmado oficialmente.

A lendária moto 700 é equipada com um motor de dois cilindros em linha, injetado e refrigerado a água. O motor possui oito válvulas e dois comandos, com cilindrada de 689 cm³. A potência entregue é de 73,4 cv a 9.900 rpm e o torque é de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm.

O motor tem uma faixa de uso útil extensa, proporcionando boas respostas em diversas faixas de giros. Essa característica é importante para diferentes condições de pilotagem, desde trajetos urbanos até aventuras off-road. O sistema de injeção eletrônica e a refrigeração a água contribuem para a eficiência do motor.

Transmissão

A moto possui câmbio convencional de seis marchas e transmissão por corrente reforçada de passo 525. A relação de transmissão tem uma coroa com 46 dentes e um pinhão com 15 dentes, garantindo eficiência.
A moto possui câmbio convencional de seis marchas e transmissão por corrente reforçada de passo 525. A relação de transmissão tem uma coroa com 46 dentes e um pinhão com 15 dentes, garantindo eficiência.

A Ténéré 700 possui um câmbio convencional de seis marchas. A transmissão secundária é feita por corrente reforçada de passo 525. A relação de transmissão inclui uma coroa com 46 dentes e um pinhão com 15 dentes.

Essa configuração de transmissão visa oferecer durabilidade e eficiência na transferência de potência do motor para as rodas. A presença de seis marchas permite uma melhor distribuição das relações de velocidade, atendendo a diferentes necessidades de pilotagem.

Suspensões

A moto conta com suspensão dianteira de bengalas invertidas com tubos de 43 mm de diâmetro. Essas bengalas podem ser ajustadas na compressão e no retorno, e possuem um curso de 21 cm. Na traseira, há um sistema de monochoque apoiado em balança com links, ajustável na pré-carga, compressão e retorno, com 20 cm de curso.

O sistema de suspensão é projetado para oferecer estabilidade e controle em diversas condições de terreno. A capacidade de ajuste permite que os pilotos personalizem o comportamento da suspensão de acordo com suas preferências e o tipo de terreno.

Freios

A Ténéré 700 usa rodas de alumínio raiadas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, com pneus Pirelli Scorpion Rally de uso misto. Esta configuração é adequada para terrenos variados.
A Ténéré 700 usa rodas de alumínio raiadas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, com pneus Pirelli Scorpion Rally de uso misto. Esta configuração é adequada para terrenos variados.

Os freios dianteiros da Ténéré 700 são compostos por um par de discos flutuantes e ventilados do tipo wave, com 282 mm de diâmetro. As pinças possuem dois pistões cada. Na traseira, há um disco simples de 245 mm com uma pinça de um pistão. O sistema de freios é fornecido pela Brembo.

O sistema de freios ABS possui três modos de funcionamento: ativado em ambas as rodas, ativado apenas na roda dianteira com o da roda traseira desligado, e totalmente desligado. Esses modos visam proporcionar diferentes níveis de controle e segurança, dependendo do tipo de terreno e das condições de pilotagem.

Rodas e Pneus

A Ténéré 700 utiliza rodas de alumínio raiadas fornecidas pela marca japonesa DID. As rodas dianteiras têm 21 polegadas de diâmetro, enquanto as traseiras têm 18 polegadas. Os pneus são Pirelli Scorpion Rally de uso misto, com medidas 90/90 R21 na frente e 150/70 R18 atrás.

As rodas de alumínio raiadas são escolhidas pela sua durabilidade e capacidade de absorver impactos em terrenos acidentados. Os pneus de uso misto permitem que a moto seja utilizada tanto em estradas pavimentadas quanto em trilhas off-road, oferecendo versatilidade ao piloto.

Chassi, Dimensões e Peso

O chassi da Ténéré 700 é fabricado em aço tubular, com berço duplo inferior onde o motor é apoiado. A distância livre do solo é de 24 cm e o ângulo de caster é de 27 graus. A moto pesa 205 quilos em ordem de marcha e tem um tanque de combustível com capacidade para 16 litros.

A autonomia teórica da moto é superior a 350 quilômetros. Suas dimensões incluem um comprimento total de 2,37 metros, distância entre-eixos de 1.595 mm, largura máxima de 90,5 cm e altura de 1,45 metros. Essas especificações são projetadas para oferecer equilíbrio e estabilidade em diferentes condições de pilotagem.

Design

A suspensão dianteira tem bengalas invertidas de 43 mm ajustáveis na compressão e retorno, com curso de 21 cm. Na traseira, há um monochoque ajustável na pré-carga, compressão e retorno, com curso de 20 cm.
A suspensão dianteira tem bengalas invertidas de 43 mm ajustáveis na compressão e retorno, com curso de 21 cm. Na traseira, há um monochoque ajustável na pré-carga, compressão e retorno, com curso de 20 cm.

A Ténéré 700 possui um conjunto ótico frontal com dois projetores de faróis e duas luzes de posição. A moto exibe um corpo esguio de perfil e uma traseira fina e elevada, característica de motos de uso misto com aptidão off-road.

O banco da moto é quase reto e está a 87,5 cm do solo. A iluminação é full-LED, o que melhora a visibilidade e a segurança em diferentes condições de iluminação. O design da moto é funcional, com foco na eficiência e no desempenho em terrenos variados.

Painel e Cockpit

A moto possui um painel TFT de cinco polegadas que exibe diversas informações importantes. A Ténéré 700 será vendida no Brasil nas cores azul metálica e cinza fosca, atendendo a diferentes preferências.
A moto possui um painel TFT de cinco polegadas que exibe diversas informações importantes. A Ténéré 700 será vendida no Brasil nas cores azul metálica e cinza fosca, atendendo a diferentes preferências.

A Ténéré 700 é equipada com um para-brisa alto, protetores de mão e um guidão de alumínio do tipo fat bar. O painel é uma tela TFT de cinco polegadas, que oferece duas opções de temas para visualização das informações: um com design moderno e dinâmico, e outro com aparência mais tradicional.

As informações exibidas no painel incluem velocímetro, indicador de marchas, nível de combustível, hodômetros total e dois parciais, autonomia estimada, consumos médio e instantâneo, e medidores de percurso com contagem regressiva. O acesso às opções do painel é feito através de um botão de rolagem no punho direito.

Preço e Cores

A Yamaha Ténéré 700, confirmada para o Brasil no primeiro trimestre de 2025, deve custar entre R$ 65 mil e R$ 70 mil. O preço exato ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que fique nesta faixa.

A moto será vendida no Brasil em duas opções de cores: azul metálica (Icon Blue) e cinza fosca (Tech Kamo). Essas opções de cores foram escolhidas para atender a diferentes preferências estéticas dos consumidores.

*Yamaha e Webmotors.