O Renault Kwid 2026 chegou às lojas com a sutileza de quem troca a camiseta, mas cobra como se tivesse feito uma mudança completa. O hatch mais acessível da Renault segue firme no posto de carro de entrada — mesmo que o “preço de entrada” agora seja mais próximo da porta do shopping do que da padaria da esquina. Ainda assim, o modelo ganhou novidades discretas e tenta manter o charme entre os subcompactos.
Pontos Principais:
Entre os destaques, o carrinho agora vem com entrada USB-C no painel, porque até ele cansou da tomada 12V que só servia pra enfeite. Além disso, finalmente colocaram alto-falantes na parte de trás, o que é quase uma revolução sonora no universo dos carros compactos. Ah, e se você curte um toque estiloso, prepare-se para os detalhes em amarelo Citron, que agora colorem partes estratégicas nas versões mais ousadas, como se o carro tivesse passado uma tarde no salão de beleza.
Mas, nem tudo é estética e conectividade. O motor 1.0 SCe segue ali, valente, com seus três cilindros fazendo o possível e o impossível para empurrar o Kwid com dignidade. E ele até que vai bem, viu? Especialmente na hora de abastecer: consome tão pouco que parece beber gasolina com conta de água. Se não fosse o preço subindo mais do que o volume de voz no grupo da família, o Kwid até passava por humilde.
Externamente, as mudanças mais perceptíveis estão concentradas nas versões Iconic e Outsider, que receberam detalhes na cor amarela Citron. Esses elementos estão presentes nos frisos dos retrovisores, na grade dianteira e em adesivos laterais, além da inscrição “Iconic” na nova versão. As rodas escurecidas de 14 polegadas também ajudam a compor a identidade visual das configurações superiores.
Outra novidade comum a todas as versões é a substituição da tomada 12V por uma entrada USB-C no painel, que amplia a compatibilidade com smartphones atuais. Além disso, duas novas caixas de som foram posicionadas nas colunas traseiras (C), aprimorando a distribuição sonora no habitáculo.
A versão Iconic, por sua vez, herda os itens da antiga Intense com teto pintado em cor contrastante e incorpora os novos elementos visuais. Já a Outsider mantém seu foco em um perfil com apelo mais robusto, preservando as barras de teto, os skis frontal e traseiro e os protetores de para-choque, que agora são acompanhados por adesivos laterais.
A linha 2026 do Renault Kwid continua equipada com o mesmo motor 1.0 SCe de três cilindros, com aspiração natural e comando de válvulas simples no cabeçote. O propulsor entrega até 71 cv de potência com etanol e 68 cv com gasolina, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas.
O torque máximo segue em 10 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, alcançados em rotações elevadas. Segundo dados divulgados pela Renault, o hatch é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos com etanol e em 14 segundos utilizando gasolina.
O peso reduzido, entre 818 kg e 825 kg dependendo da versão, colabora com o desempenho e ajuda a manter o modelo entre os mais econômicos do mercado nacional, considerando veículos com motor a combustão.
No padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o Renault Kwid 2026 mantém nota A em eficiência energética. Os números de consumo permanecem entre os melhores da categoria, reforçando seu apelo racional junto ao público-alvo.
Com gasolina, o modelo registra médias de 14,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada. Já com etanol, os números caem para 10,4 km/l no ciclo urbano e 10,8 km/l em rodovias. A eficiência está diretamente ligada ao conjunto motriz enxuto e à carroceria leve.
O tanque de combustível tem capacidade de 38 litros, e o porta-malas continua com 290 litros de volume, podendo atingir até 1.100 litros com o rebatimento do banco traseiro, o maior da categoria no segmento de entrada.
Todos os modelos do Renault Kwid 2026 seguem equipados com quatro airbags de série, sendo dois frontais e dois laterais. O pacote de segurança ainda inclui controle eletrônico de estabilidade (ESP), sistema Isofix para cadeirinhas infantis, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e assistente de partida em rampa (HSA).
Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionadores, e há aviso de afivelamento para todos os ocupantes. O sistema de iluminação diurna em LED também é item de série desde a versão Zen.
No campo do conforto, a direção elétrica está presente em todas as configurações. O modelo conta ainda com ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travamento central das portas, chave tipo canivete e sistema multimídia Media Evolution com tela de 8 polegadas nas versões mais equipadas, com Android Auto e Apple CarPlay.
O Renault Kwid 2026 chega ao mercado com reajuste em todas as versões. O modelo deixa de ser o carro mais barato do Brasil, sendo superado pelo Fiat Mobi Like. Ainda assim, segue como uma das opções mais acessíveis entre os veículos de entrada com motorização flex.
Com produção mantida na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), o modelo segue como um dos pilares do portfólio nacional da marca. As melhorias pontuais buscam ampliar o apelo junto ao público que ainda opta por um hatch compacto com motorização convencional.