Um usado para colecionador: Fiat Grazie Mille marcou o fim de um ícone dos compactos no Brasil

O Fiat Uno Mille encerrou sua produção em 2013 com a série especial Grazie Mille, uma edição de colecionador limitada a 2.000 unidades. Pioneiro no segmento 1.0, teve mais de 3,7 milhões de unidades vendidas e foi sucedido pelo Novo Uno, que permaneceu no mercado brasileiro até 2021.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 23/11/2024

A Fiat lançou em 2013 a série especial Grazie Mille para marcar o encerramento da produção do Fiat Uno Mille, modelo que foi introduzido no mercado brasileiro em 1984. Popular entre os consumidores, o Mille se destacou por sua funcionalidade e por ter sido o precursor dos carros 1.0 no país. Sua produção foi interrompida em dezembro de 2013 devido à obrigatoriedade de airbags e freios ABS em todos os veículos novos fabricados no Brasil.

Pontos Principais:

  • A série Grazie Mille encerra a produção do Fiat Uno Mille no Brasil em 2013.
  • Modelo foi sucedido pelo Novo Uno, lançado posteriormente e fabricado até 2021.
  • Grazie Mille apresenta itens exclusivos, como a cor verde Saquarema e adesivos personalizados.
  • Fiat Mille registrou mais de 3,7 milhões de unidades vendidas ao longo de sua história.

Apesar do encerramento do Mille, essa não foi a última vez que o nome Uno apareceu no mercado nacional. Em 2010, a Fiat já havia lançado o Novo Uno, que representou uma evolução no design e na proposta do modelo e que se adequava às novas regras de produção de veículos no Brasil. Com um visual mais moderno e voltado a um público jovem, o Novo Uno permaneceu em produção até 2021, consolidando-se como uma continuidade da linha Uno no Brasil.

O Fiat Uno Mille se despediu em 2013 com a série especial Grazie Mille, edição limitada a 2.000 unidades, encerrando a trajetória de 30 anos do modelo que popularizou os carros 1.0 no Brasil.
O Fiat Uno Mille se despediu em 2013 com a série especial Grazie Mille, edição limitada a 2.000 unidades, encerrando a trajetória de 30 anos do modelo que popularizou os carros 1.0 no Brasil.

O Mille original, com design assinado por Giorgetto Giugiaro, trouxe uma abordagem prática e funcional, com excelente aproveitamento de espaço interno e boa visibilidade. Ao longo de seus 30 anos de história, o modelo passou por diversas mudanças. Algumas delas, como a reestilização de 2004, geraram controvérsia entre os fãs, mas o Mille manteve sua relevância.

A série Grazie Mille, limitada a 2.000 unidades, buscou homenagear o legado do modelo original. Entre os diferenciais estão a cor verde Saquarema, adesivos nas laterais, quadro de instrumentos exclusivo e bancos personalizados. Cada unidade também conta com uma placa numerada no console central. O modelo inclui itens de conforto como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e som com USB e Bluetooth.

Ao longo dos anos, o Mille desempenhou um papel importante no mercado automotivo brasileiro. Foi pioneiro no segmento de carros populares 1.0 e ajudou a moldar as expectativas dos consumidores em relação a veículos acessíveis e econômicos. Com mais de 3,7 milhões de unidades vendidas, o Mille conquistou um espaço duradouro na memória do mercado nacional.

Apesar do encerramento do Mille em 2013, o Novo Uno deu continuidade à linha até 2021, trazendo novas tecnologias e adequações ao mercado. Agora, a trajetória completa do Uno representa quase quatro décadas de presença no Brasil, consolidando seu impacto na história da indústria automotiva nacional.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro transversal com aspiração natural, injeção multiponto. 4 cilindros em linha, deslocamento de 999 cm³, potência de 65 cv (G) ou 66 cv (A), torque de 9,1 kgfm (G) e 9,2 kgfm (A).
Motor dianteiro transversal com aspiração natural, injeção multiponto. 4 cilindros em linha, deslocamento de 999 cm³, potência de 65 cv (G) ou 66 cv (A), torque de 9,1 kgfm (G) e 9,2 kgfm (A).

O desempenho é marcado pela aceleração de 0 a 100 km/h em 14,7 segundos e velocidade máxima de 153 km/h. O motor dianteiro, transversal, com aspiração natural, possui alimentação por injeção multiponto. São 4 cilindros em linha, cada um com 250 cm³ de cilindrada unitária, totalizando um deslocamento de 999 cm³. O comando de válvulas único no cabeçote é acionado por correia dentada, e cada cilindro possui duas válvulas. A potência máxima é de 65 cv com gasolina e 66 cv com álcool, ambos a 6000 rpm, enquanto o torque máximo é de 9,1 kgfm (G) e 9,2 kgfm (A) a 2500 rpm. A tração dianteira está acoplada a um câmbio manual de 5 marchas, com acoplamento por embreagem monodisco a seco. Peso/potência é de 12,58 kg/cv, e o torque específico é de 9,2 kgfm/litro.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 8,9 km/l (A) e 12,7 km/l (G). Consumo rodoviário de 10,7 km/l (A) e 15,6 km/l (G), oferecendo eficiência para diferentes condições de uso.
Consumo urbano de 8,9 km/l (A) e 12,7 km/l (G). Consumo rodoviário de 10,7 km/l (A) e 15,6 km/l (G), oferecendo eficiência para diferentes condições de uso.

O consumo urbano é de 8,9 km/l com álcool e 12,7 km/l com gasolina. Já na rodovia, os números chegam a 10,7 km/l (A) e 15,6 km/l (G). A autonomia urbana é de 445 km com álcool e 635 km com gasolina, enquanto na rodoviária atinge 535 km (A) e 780 km (G).

Interior

Tração dianteira com câmbio manual de 5 marchas. Direção com assistência hidráulica e embreagem monodisco a seco, garantindo praticidade e eficiência na condução.
Tração dianteira com câmbio manual de 5 marchas. Direção com assistência hidráulica e embreagem monodisco a seco, garantindo praticidade e eficiência na condução.

O veículo oferece espaço interno para 5 ocupantes, com carga útil de 400 kg e um porta-malas com capacidade de 290 litros. Conta com bancos traseiros rebatíveis, ar-condicionado com controle de uma zona, e vidros elétricos dianteiros. Outros itens incluem direção assistida, rodas de liga leve e ar quente. Para maior praticidade, o modelo também possui rádio com conexão USB e Bluetooth, além de CD player e conta-giros.

Medidas

O veículo mede 3692 mm de comprimento, 1548 mm de largura, 1445 mm de altura e 2361 mm de entre-eixos. Peso de 830 kg, altura do solo de 146 mm e porta-malas de 290 litros.
O veículo mede 3692 mm de comprimento, 1548 mm de largura, 1445 mm de altura e 2361 mm de entre-eixos. Peso de 830 kg, altura do solo de 146 mm e porta-malas de 290 litros.

O comprimento total é de 3692 mm, largura de 1548 mm, altura de 1445 mm e distância entre-eixos de 2361 mm. A altura mínima do solo é de 146 mm, e a bitola dianteira mede 1337 mm, enquanto a traseira é de 1357 mm. O peso total é de 830 kg. A suspensão dianteira independente McPherson é equipada com molas helicoidais, enquanto a traseira, também McPherson, utiliza feixe de molas semielípticas. Os freios incluem discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. A direção possui assistência hidráulica e um diâmetro de giro de 10 metros. Pneus 165/70 R13 são utilizados, inclusive no estepe.

Quanto custa um Fiat Grazie Mille?

O Mille versão colecionador, com tabela em R$ 40 mil, é raro e chega a R$ 100 mil em sites como Webmotors, refletindo seu valor único e exclusividade - Pesquisa feita dia 23/11/2024.
O Mille versão colecionador, com tabela em R$ 40 mil, é raro e chega a R$ 100 mil em sites como Webmotors, refletindo seu valor único e exclusividade – Pesquisa feita dia 23/11/2024.

O Grazie Mille foi comercializado naquela época por R$ 31.200, valor considerado competitivo para o pacote de itens oferecido. Diferente de outras edições de despedida, como a Kombi Last Edition, a Fiat optou por um modelo acessível, reforçando sua popularidade e simplicidade.

Apesar do valor na tabela desse Mille ficar em R$ 40 mil hoje em dia, tenha certeza que você não vai encontrá-lo por esse valor, essa é uma versão de colecionador e em sites como Webmotors é possível achar pouquíssimas edições à venda por valores que passam dos R$ 100 mil, você não leu errado. É o típico caso que quem tem um não quer vender e quando quer pede o que acha justo.

Ficha Técnica do Fiat Uno Grazie Mille 1.0 2013

Geral

  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Procedência: Nacional

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento do comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 11,65:1
  • Curso do pistão: 64,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 65 cv (G) / 66 cv (A) a 6000 rpm
  • Torque máximo: 9,1 kgfm (G) / 9,2 kgfm (A) a 2500 rpm
  • Peso/potência: 12,58 kg/cv
  • Peso/torque: 90,2 kg/kgfm
  • Potência específica: 66,1 cv/litro
  • Torque específico: 9,2 kgfm/litro
  • Código do motor: Fire

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: C513
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco dianteiro: 116 mm
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco traseiro: 116 mm
  • Estepe: 165/70 R13

Dimensões

  • Comprimento: 3692 mm
  • Largura: 1548 mm
  • Altura: 1445 mm
  • Distância entre-eixos: 2361 mm
  • Bitola dianteira: 1337 mm
  • Bitola traseira: 1357 mm
  • Altura mínima do solo: 146 mm
  • Peso: 830 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Porta-malas: 290 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros

Desempenho

  • Velocidade máxima: 153 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,7 s

Consumo

  • Urbano: 8,9 km/l (A), 12,7 km/l (G)
  • Rodoviário: 10,7 km/l (A), 15,6 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 445 km (A), 635 km (G)
  • Rodoviária: 535 km (A), 780 km (G)

Equipamentos do Fiat Uno Grazie Mille 1.0 2013

Equipamentos incluem limpador traseiro, travamento central, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, rádio USB e Bluetooth, rodas de liga leve e conta-giros.
Equipamentos incluem limpador traseiro, travamento central, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, rádio USB e Bluetooth, rodas de liga leve e conta-giros.

Segurança

  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Banco traseiro rebatível
  • Rodas de liga leve

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
Suspensão dianteira independente McPherson com molas helicoidais, traseira McPherson com feixe de molas. Freios com discos sólidos na dianteira e tambores traseiros. Pneus 165/70 R13.
Suspensão dianteira independente McPherson com molas helicoidais, traseira McPherson com feixe de molas. Freios com discos sólidos na dianteira e tambores traseiros. Pneus 165/70 R13.

Fonte: Stellantis, GuiaDeUsados, Motor1, Wikipedia e Webmotors.